quinta-feira, 3 de maio de 2018

Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. International Freedom of the Press Day.

Liberdade a verdade tem que ser dita nua e crua !

 
O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa é comemorado no dia 03 de maio.
A data celebra o direito de todos os profissionais da mídia de investigar e publicar informações de forma livre.
Informação é poder, e por isso a tentativa de controlar os meios de comunicação sempre existiu e se chama censura. A Censura é o contrário da Liberdade de Imprensa, e é comum nos regimes ditatoriais não democráticos. Mas a luta pela liberdade de imprensa é constante, porque mesmo nos regimes democráticos a censura pode aparecer, de variadas maneiras.
Historicamente foram cometidos muitos crimes contra a liberdade de imprensa, principalmente durante a Ditadura Militar no Brasil.

Origem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - no ano de 1993.
A data foi criada para alertar sobre as impunidades cometidas contra centenas de jornalistas que são torturados ou assassinados como consequência de perseguições por informações apuradas e publicadas por estes profissionais.
 Trabalhei em um jornal , fui auxiliar de jornalismo , realmente como dizia Marcelo Rezende , eternizado corta pra mim meu filho dá trabalho fazer ao vivo !
Realmente é muito trabalhoso . Mas se a notícia for verdadeira faz valer a pena.







 

Dia Internacional do Sol. International Day of the Sun.

O Dia Internacional do Sol ou simplesmente Dia do Sol é comemorado em 3 de Maio.


A data celebra e homenageia a estrela mais próxima do nosso planeta e sua importância para a vida na Terra - o Sol.
O Sol é a principal fonte de energia no mundo. Mesmo existindo os gases naturais, petróleo e o carvão, que também nos fornece energia, todos esses minerais só foram criados graças à captação e armazenamento da energia solar por plantas, algas e alguns animais há centenas de milhares de anos. Ou seja, sem o sol não teríamos nenhuma chance de vida na Terra, ou mesmo em outra parte do nosso sistema Solar.

Origem do Dia Internacional do Sol

O Dia do Sol é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, em parceria com a NASA, para homenagear e apresentar curiosidades sobre o "Astro -Rei" para as pessoas. Uma das ferramentas criadas pela NASA foi o site Sun - Earth Days, que apresenta uma versão interativa sobre Sol, ajudando os visitantes a entender as relações entre o astro e o ambiente terrestre.

Mensagem sobre o Dia do Sol

"O raiar do sol todos os dias é algo que desperta vários sentimentos bons nas pessoas: renovação, esperança e vida.
Sem o sol não haveria vida na Terra...
Que essa estrela de extrema importância brilhe, aqueça, inspire todos os dias de nossa vida!"

 Chuva com sol casamento do girassol , sol com chuva casamento da viúva , mesmo se o dia estiver nublado nosso querido sol não deixará de existir. beijos.














A história do muguet, a flor de Maio em françês da sorte, veja pinturas e antiguidades . The history of Muguet, the flower of May in lucky French, see paintings and antiques.

Conhecendo mais um pouco desta linda flor de Maio , agora na França ! Bom dia ovelhinhas !



Reza a tradição francesa que devemos enviar no primeiro dia de Maio um buquet de muguet du bois com o intuito de desejar sorte e prosperidade.
Essa florzinha singela e perfumada tornou-se um símbolo do mês de maio, tempo de primavera na Europa.
 Contam que os Celtas festejavam o muguet no primeiro dia do mês de maio. 
Na idade média ela era colhida para festejar as noivas; na França do Renascimento, Charles IX recebeu um galhinho de muguet no primeiro de maio e instituiu o costume de oferecer muguets, nessa data, às damas da corte.

Em seguida, as costureiras, também na França, cultivavam a tradição de oferecer muguets às crianças no dia primeiro de maio, como porte - bonheur (símbolo de boa sorte) costume que foi incorporado pelos trabalhadores, que transformaram a singela flor em símbolo da festa do trabalho.

O muguet é uma planta das regiões temperadas ela cresce nos bosques, em locais protegidos da luz intensa, na Ásia na Europa e nos Estados Unidos e desabrocha no início da primavera. 
Ele simboliza a entrada da primavera no hemisfério norte.

As flores, que têm a forma de pequenos sinos, também são conhecidas como Lis de la Vallée (lírio do vale); elas exalam um perfume delicioso e são consideradas como símbolos de felicidade e da boa sorte.
 O Muguet é a flor símbolo da Finlândia.
 Na França e na Bélgica ele é oferecido aos familiares e aos amigos no dia 1 de Maio, “Dia do Trabalho”, com votos de felicidades e prosperidade, e simboliza também, na França, os 13 anos de casamento, as Bodas de muguet. 
Também é uma flor muito usada em buquês de noivas (casamento de Kate Middleton com o Príncipe William da Inglaterra, e no casamento de Grace Kelly com o Príncipe Rainier de Monaco).
Bouquet De Muguet Dans Un Vase - Suzanne Valadon - óleo sobre tela


“Muguet” - Jeffrey T. Larson



"Lilies Of The Valley" -  Edouard Panov


Albert Dürer Lucas - Lily of the Valley, 1888 - óleo sobre madeira


    

Colar “Muguet” – René Lalique – c. 1925 – em vidro opalescente verde e ouro
Broche "Muguet" - Peter Carl Fabergé - em ouro, esmalte e ametista Moscou, Russia 1899-1908




    
 Floreira com base em majolica (um tipo de cerâmica) - George Jones – Inglaterra, Século XIX
Prendedor de cabelo em chifre, ouro esmalte - René Lalique - 1900                                                   - Cleveland Museum of Art

Ovo de Páscoa "Lillies of the Valley" - Peter Carl Fabergé - 1898 – em ouro com diamantes, rubis, pérolas e esmalte



    

Ilustração Art Nouveau “Lily of the Valley” -                                             E.Docker para Penhaligons


Cartão postal francês - 1904,©Arteeblog,Cartão postal Art Nouveau












 

Por que Donald se enrola na toalha após o banho se não usa calça? Why does Donald wrap himself in the towel after a shower if he does not wear pants?

Ele é um mito e sua voz muito engraçada amo este patinho !

 
 Os próprios estúdios Disney já tiveram que se manifestar sobre a “polêmica”.
De acordo com eles, “Donald coloca uma toalha ao sair do chuveiro para se secar e não deixar a água escorrer por todo o chão”.
 Mas há outras explicações mais plausíveis.
A primeira é que Donald segue uma velha tradição nos quadrinhos e nas animações: a dos animais antropomorfizados, ou seja, com hábitos e qualidades humanas.
E isso precisa ser reforçado pelos roteiristas e quadrinistas em seus atos cotidianos  é assim que o público se identifica com o personagem.
  Então, Donald faz como qualquer homem que, normalmente, enrola uma toalha na cintura quando sai do chuveiro.




Por que o golpe é “Boa Noite Cinderela”, não “Bela Adormecida”? Why is the coup "Good Night Cinderella", not "Sleeping Beauty"?

Fica a pergunta e a resposta ! Risos.

 A polícia apelidou o golpe inspirada em um quadro comandado por Silvio Santos na televisão.
 O golpe de oferecer bebida batizada com drogas para apagar alguém antes de roubá-lo ou estuprá-lo não foi batizado em homenagem ao conto de fadas. 
 A referência foi o quadro de TV “Boa Noite, Cinderela”, apresentado por Silvio Santos nos anos 70. A atração, que premiava participantes com uma noite de princesa, era muito popular.
 Foi baseada nela que a polícia apelidou o golpe.
 Além disso, há outras relações possíveis.
 A primeira é que esse tipo de golpe costuma acontecer em casas noturnas ou festas – e Cinderela participa de um grande baile, enquanto a Bela Adormecida não.
 Além disso, a bebida batizada costuma fazer sua vítima perder o controle de si, de maneira similar a como Cinderela perdeu seu sapatinho de cristal ao sair correndo do baile.

ILUSTRA Pablo Mayer

https://mundoestranho.abril.com.br


Por Thais Sant'ana





Adicionar legenda