sexta-feira, 25 de maio de 2018

A rua se move - GIFs de grafíti. The street moves - grafti GIFs.

La calle se mueve – GIFs de grafites !


Aqueles de nós que trabalham com vídeo têm uma "deformação profissional": não podemos parar de imaginar tudo o que vemos como uma imagem em movimento.

Quando passamos pela web e encontramos ótimas ilustrações, não podemos parar de pensar no curta-metragem animado que poderiam ser. Quando vemos uma série de fotos, queremos convertê-las em GIFs. E quando passamos por Montevidéu - cada vez mais cheio de representantes de arte de rua que deixam sua marca -, a mesma coisa acontece conosco.

Você já imaginou como seria bom andar por um mural e começar a se mexer? Nós fazemos - e é por isso que decidimos realizar nosso sonho, mesmo que seja com um computador e várias horas de edição por semestre. Aqui estão os nossos GIFs de graffiti:


 Quienes trabajamos con video tenemos una “deformación profesional”: no podemos dejar de imaginarnos todo lo que vemos fijo como una imagen en movimiento.

Cuando recorremos la web y nos encontramos con ilustraciones geniales no podemos dejar de pensar en el corto animado que podrían ser. Cuando vemos una serie de fotos, queremos convertirlas en GIFs. Y cuando caminamos por Montevideo -que está cada día más llena de representantes del arte callejero que dejan su marca- nos pasa lo mismo.

¿Alguna vez se imaginaron lo genial que sería pasar caminando al lado de un mural y que empiece a moverse? Nosotros sí – y por eso decidimos cumplir nuestro sueño, aunque sea con una compu y varias horas de edición por medio. Aquí tienen nuestros GIFs de graffitis:



Mural CAIF Lälin
CAIF Mi Casita (Rambla Francia y Guaraní)
Artista: Lälin

Mural Pol Corona, Malegría
Pérez Castellano y Buenos Aires
Artistas: Pol Corona, Malegría

Mural Min, Calush
Canelones y Eduardo Acevedo
Artista: Min, Calush

Mural Alfalfa
y Colon
Artista: Alfa









Artistas colorem comunidade mexicana e o resultado vai além do esperado. Artists color Mexican community and the result goes beyond expected.

As cores alegram a alma quando estamos em tempos nublados !

 Em parceia com o governo do México, a organização Germen Nuevo Muralismo pintou cerca de 200 casas na comunidade “Las Palmitas” em tons vivos que homenageiam o vento, já que a cidade a qual a comunidade pertence – Pachuca – é apelidada de “La bella airosa” (algo como “belos ventos”).
A bela dos ventos , ou ventosa, que venta.
De acordo com o diretor do projeto, Enrique Gomez, a comunidade mexicana antes era um local perigoso onde as pessoas evitavam sair a noite ou interagir umas com as outras.
Mas já nas fases finais era possível ver pessoas conversando mais e crianças passando o tempo na escadaria que corta o local.
 O coletivo responsável pela ação também fez questão de mostrar o destaque que o morro ganhou na paisagem geral:


No total, 452 famílias (1808 pessoas) foram beneficiadas e abaixo você confere algumas fotos do projeto, em especial o antes e o depois.


Artista iraniana transforma guerra em arte.Iranian artist turns war into art.

Realmente lindo transformar a dor em amor !


Nas paisagens monocromáticas de KabulAfeganistão, despontam blocos cheios de cor: são tanques de guerra soviéticos.
Os tanques, já abandonados, são pintados pela artista Neda Taiyebi, nascida em 1987 no Irã e formada em pintura pela Universidade de Artes do Teerã, em 2011.
tanks-art-project-3
http://nedataiyebi.com/

Neda utiliza principalmente padrões persas e temática de flores e frutas para cobrir as velhas máquinas de guerra soviéticas.
Ela diz que os tanques fazem parte da realidade local e não há como “deletá-los” de lá, então o projeto busca dar uma nova face para esses elementos e, se possível, levantar novas questões em cada pessoa sobre o ambiente que as rodeia.
Apesar disso, Neda afirma que sua arte não política, tampouco é apolítica, ela simplesmente não quis definir qual o viés de sua arte, cabe a cada um traçar os próprios questionamentos.

tanks-art-project-6
http://nedataiyebi.com

As pinturas fazem um trabalho tão eficiente em levantar o humor do local, que o próprio exército afegão garante a segurança de Neda e faz uma escola particular.
Confira o vídeo em que Neda Taiyebi fala um pouco sobre como faz para que escombros de guerras renasçam como obras de arte:




 

As 7 regras para entrar no ‘Templo de Salomão’: The 7 rules for entering the 'Temple of Solomon':

Curioso !

 Perto dele o Cristo Redentor parece um brinquedinho”.
 Foi mais ou menos assim que o New York Times se referiu à opulência da obra erguida na cidade de São Paulo.
Análises profundas à parte, o templo é algo realmente enorme, quase tão grande como a bizarrice das regras elencadas em vídeo instrutório sobre como se portar no local.
Se o dia está devagar e você ainda não cumpriu sua cota de estranhezas.

Veja abaixo:
Antes da examinar as regras, importante notar que a IURD deixou claro que o Templo de Salomão (que, na verdade, é de Edir Macedo) é a casa de Deus, de maneira exclusiva – ainda assim não se chama “Templo de Deus”. Se você procura Jeová em qualquer outra filial, o nome já diz: é filial. Deus “em pessoa” só lá na sede, mas vamos às normas de conduta:

1 – Credencial:

“Quando eu for à São Paulo, vou entrar nesse templo pra conhecer…só por curiosidade.” Não vai por que não é bagunça. Primeiro é necessário comparecer à uma das várias igrejas universais (ainda bem que existem muitas!) e pegar sua credencial, agendar o dia e a hora que irá visitar o templo, igual como era feito na época de Salomão.

2 – Trajes:

Por mais que combatamos a vaidade, até mesmo nas igrejas é impossível não nos preocuparmos com nossa vestimenta. Sempre evitamos repetir a roupa do último domingo ou guardar aquele traje melhor pra usar no culto. Esse problema não existirá já que é proibido o uso de: *respira* minissaias, roupas curtas (tipo minissaia), decotadas, sensuais, uniformes de time, uniformes de empresas, uniformes no geral, roupas com mensagens políticas, roupas com mensagens comerciais, bermudas, chinelos, regatas, bonés e óculos escuros.*respira*
Sim, bastava dizer: “sport fino”. Agora quem for não corre o risco de ficar ao lado daquele mendigo fedorento ou de ser tentado por aquela irmã pecadora com coxas grossas. Só fica uma dúvida: e CROCS? Pode?

3 – Segurança e privacidade:

É proibido gravar, filmar e fotografar o que é meio inútil já que vai passar o tempo todo na madrugada da Record.
Por conta disso, segue mais uma “pequena” lista do que não pode levar:
Equipamentos de captação de vídeo, captação telefônica ou de dados.
Smartphones, rádio, tablets, iPods, celulares, câmeras fotográficas ou de vídeo e coisas semelhantes meu Deus, o que mais faltou nessa lista pra ser considerado como “coisas semelhantes.
Mesmo desligados, os aparelhos não podem entrar e serão barrados na revista pessoal que será realizada pelos “guardas do templo”, vulgo seguranças.
Basicamente, os únicos itens pessoais permitidos são carteiras e bolsas. 

4 – Atrasos e horário:

As portas fecham 5 minutos antes de cada celebração, atingido o horário é regime de lock down: quem tá fora não entra e quem está dentro é requisitado a não sair por qualquer motivo. Mas, afinal, quem depois de passar por tudo isso para entrar iria querer sair sem motivo?
É como ir a um parque de diversões, gasta-se um dia quase inteiro para estar lá então é melhor sentar e aproveitar o que quer que seja até o fim.

5 – Fotografia:

Como fotos são proibidas, a frente do templo possui fotógrafos para registrar a visita e cada pessoa poderá baixar a foto on-line.
Note que a única coisa que possui preços absurdos em qualquer lugar do planeta será ao que parece  de graça, mostrando que o Templo de Salomão tem de tudo…até ironia.

6 – Dentro do santuário:

Dentro não se pode conversar, rir ou “coisa semelhante”.
 Até então comportamento padrão dentro de igrejas e templos, a diferença vem para a proibição expressa de se guardar lugar.
 Ou seja, se sua célula, grupo pequeno ou “coisa semelhante” não chegar junto eles vão sentar separados e não vai ter Bíblia, bolsa, folhetim ou “coisa semelhante” que irá salvar seu grupo da separação.
Esse é interessante.

7 – Visitas ao tabernáculo de moisés, cenáculo e jardim bíblico:

A partir de agosto do corrente ano a atração estará completa.
 Só vai ficar faltando a Universal inserir uns figurantes fantasiados, restaurantes temáticos, montanha russa da vida cristã com seus já clássicos altos e baixos e uma crucificação interativa onde você poderá chicotear Jesus e pregá-lo na cruz.
Assim fomentou o jornalista com um tom de risos.


O que há em comum entre Las Vegas e Disneylândia com a réplica do Templo de Salomão construída pela Igreja Universal? 
 Las Vegas é a cidade que irradia hiper-realismo kitsch para todo o planeta com suas réplicas da Torre Eiffel, Esfinge de Gizé e palácios romanos da Antiguidade. Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso, concreto e metal que, assim como o Templo da Igreja Universal, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais. E assim como shoppings e prédios corporativos espelhados, o Templo é mais um “bunker” em uma cidade que não se integra. Mais um exemplo de arquitetura da destruição, dessa vez a serviço da teologia da prosperidade cuja igreja esconde a mesma natureza dos cassinos: a banca sempre ganha.

São Paulo o suntuoso prédio da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), uma réplica do que teria sido o Templo de Salomão como descrito na Bíblia. 
Os detalhes que envolveram a construção do complexo de 74 mil m2 de área construída são faraônicos: todo o piso do templo e o altar são revestidos com pedras trazidas de Israel.
 O altar traz a Arca da Aliança, descrita na Bíblia como o local em que Salomão construiu para guardar os Dez Mandamentos no primeiro Templo, em torno do século 11 a.C, em Jerusalém.
 Foram ainda trazidos do Uruguai doze oliveiras para reproduzir o Monte das Oliveiras, local sagrado onde Jesus teria transmitido alguns dos seus ensinamentos.

O templo supera em quatro vezes o tamanho do espaço construído do Santuário Nacional de Aparecida (SP), além da grandiosidade dos altos custos de R$ 685 milhões.

Como era de se esperar, a mídia partiu para cima lembrando a célebre frase de Balzac: atrás de uma grande fortuna há um crime.
 Desde 2010 sob investigação pelo Ministério Público, fala-se em alvarás irregulares, desrespeito à lei de zoneamento, falta de contrapartidas de trânsito exigidas pela CET, irregularidades na importação de matérias usados na construção etc.


Templo de Salomão: parque temático religioso?
Mas até aqui está se passando batido por uma questão básica: como assim, uma luxuosa réplica do Templo de Salomão no meio do bairro industrial e de comércio popular do Brás? Em meio a velhos prédios industriais, cortiços onde vivem bolivianos e peruanos explorados pelas oficinas de confecção do bairro, ergue-se um complexo que ocupa um quarteirão inteiro que ainda conta com heliponto para o alto staff da IURD. O que esse violento contraste representa?

A retórica promocional da “obra jamais vista na atualidade”, como regozija o jornal da IURD Folha Universal, como não poderia deixar de ser é teológica: dar a oportunidade aos fiéis de pisar no chão que testemunhou os eventos bíblicos. Porém, as raízes da inspiração dessa réplica do Templo são bem mais terrenas e estão bem aqui, no presente.

Ironias e sincronismos:


Não há como deixar de associar as imagens da entrada do templo com muitos detalhes dourados e a suntuosidade kitsch guardada por seguranças de ternos pretos e óculos escuros com a imagerie de Las Vegas. Aqui iniciam as grandes ironias e sincronismos.


Ponto inaugural do pós-modernismo, Las Vegas é a cidade que irradia hiper-realismo para todo o planeta com suas réplicas da Torre Eiffel, Esfinge de Gizé e palácios romanos da antiguidade. Ao lado da Disneylândia, foi o primeiro parque temático da História, complexas cenografias de neons, gesso e concreto que, assim como a IURD, exploram a fé nas entidades “espirituais” – Deus, jogo, sorte e animações digitais.

A noção de parque temático transformou-se em um paradigma cultural do pós-modernismo. Tudo pode se converter em cenografias, réplicas ou pequenos universos fechados em si mesmos onde turistas, crentes ou jogadores podem ser transferidos para mundos virtuais. Para o filósofo francês Jean Baudrillard a própria realidade estaria sendo “disneyficada”, isto é, cidades e paisagens se convertendo em réplicas de parques temáticos e filmes publicitários de TV. Pense em cidades como Campos do Jordão ou a cidade de Cancun no México: a primeira, onde fachadas e paisagismo fazem de tudo para se assemelhar aos cartões postais europeus e comerciais de TV de chocolate; e a segunda se esmera em se aproximar dos simulacros do México construídos por Hollywood.


  Da réplica da esfinge de Gizé em Las Vegas
ao Templo de Salomão em São Paulo

 

A Teologia da Prosperidade:

Mas por que essa seminal noção de parque temático foi irradiada dos EUA para todo o planeta? O que essas suntuosas réplicas kitschs da Torre Eiffel de Las Vegas ao Templo de Salomão em São Paulo querem nos dizer? Nesse ponto, turistas, crentes e jogadores estão unidos por um denominador comum ideológico que animam essas réplicas vazias: a teologia da prosperidade.
Las Vegas vende a fé no sonho americano da sorte da iniciativa
Dos shoppings ao Templo:
a estética “bunker”
individual, escondendo o fato de que a banca sempre ganha; turistas querem demonstrar a si mesmos e para os outros o sucesso pessoal em fotos ao lado das suntuosas réplicas (não por acaso vendiam nas imediações do Templo de Salomão camisetas do tipo “Eu estive lá” no dia da inauguração); e religiosos que acreditam nas bênçãos financeiras de Deus em templos dourados fakes.

O Kitsch e o pastiche: a arquitetura da destruição:


O kitsch, fake e pastiche predominam na estética do novo riquismo da teologia da prosperidade do Templo de Salomão. É a estética dos novos tempos: pilares e pedras são cenográficos, sustentados na verdade por estruturas metálicas e de concreto; luz amarela para criar uma atmosfera de “rusticidade”; obreiros da igreja vestidos de “levitas” (termo do Velho Testamento, “descendentes de Levi”, um dos 12 filhos de Jacó) para recepcionar os visitantes; o batistério, colocado atrás da Arca da Aliança, com vitrais dourados no teto e no fundo para criar a sensação de que o batismo ocorre no interior da Arca; menorás (castiçal de sete braços) enormes estilizadas em dourado na entrada… e dourado, muito detalhes em dourado por todo lado, a verdadeira cor fetiche do novo riquismo.

Tudo no templo é efeito especial, ilusão, simulações, um verdadeiro trompe l’oeil com truques de perspectiva e ilusões de ótica. A essência dos parques temáticos que une a Las Vegas, a matriz de toda ideologia que pretende esconder que a banca sempre vence.

 E como acabamento o pastiche: ao lado da simulação da Arca da Aliança uma esteira rolante destinada a carregar o dízimo dos fiéis diretamente para uma sala-cofre!

Mas há outra ironia no Templo de Salomão, dessa vez arquitetônica e urbanística: sua suntuosidade é agressiva, tal como os bunkers em que se converteram os shopping centers e prédios corporativos cercados por fachadas espelhadas. Eles não se integram organicamente com a paisagem urbana, mas se convertem em microuniversos fechados em si mesmos, protegidos por escudos do meio ambiente hostil.

O kitsch e o pastiche do novo riquismo

A cidade de São Paulo tem uma tradição nesse, por assim dizer, “ecletismo arquitetônico” onda nada se integra, tornando o cenário urbano ainda mais agressivo: dos “monstrumentos” como a estátua do Borba Gato aos bunkers dos shoppings e prédios espelhados, o Templo de Salomão que se assemelha a uma gigantesca caixa de pedra que de repente se ergue em meio de depósitos e cortiços é a confirmação dessa verdadeira arquitetura da destruição.

O ascetismo mundano da Igreja Universal:


Mas até aqui ainda estamos fazendo um exercício de análise puramente estético e arquitetônico. O Templo de Salomão representa algo mais profundo e preocupante que se conecta com a arquitetura da destruição: o “ascetismo mundano” da teologia da prosperidade.

O sociólogo alemão Max Weber viu na ética protestante uma espécie de ascetismo mundano, bem diferente da ética católica: enquanto no monge o impulso da fé é voltado para o interior, ao contrário, na ética protestante há um componente mundano ou externo no ascetismo pela necessidade de demonstrar não somente a Deus, mas aos outros a sua renúncia e sacrifício, provando a todos ser um merecedor das graças divinas.

Mas essa ética protestante se hipertrofiou no pentecostalismo com a teologia da prosperidade: não basta apenas deixar obras na Terra para ser merecedor das bênçãos divinas. É necessário criar uma imagem de sucesso e prosperidade. Deus precisa se certificar que você acredita Nele. Por isso, nessa espécie de marketing pessoal divino o crente deve se demonstrar positivo, assertivo e seu sucesso deve ser realçado e divulgado.

Talvez daí compreendamos o porquê do pentecostalismo ser tão apegado às imagens e histórias do Velho Testamento do que aos ensinamentos de compaixão, perdão e amor ao próximo do Novo Testamento: a teologia da prosperidade é severa com o indivíduo que deve vencer a todo custo.
 É uma teologia intolerante com os perdedores, assim como o Deus do Velho Testamento era com os pecadores.

A suntuosidade kitsch do Templo de Salomão é autorreferencial: quer demonstrar não apenas a Deus, mas principalmente aos seus próprios fiéis que a IURD é próspera e vitoriosa, e principalmente que cada um dos visitantes poderá ter um quinhão do seu sucesso.
Assim como os jogadores que adentram em um cassino de Las Vegas, crentes na sorte de agarrar uma fração da riqueza de toda aquela suntuosidade de réplicas em neons. O problema é que a banca sempre ganha.