sábado, 19 de fevereiro de 2022

A Produtora Brasileira Luzia Moraes, está em tour na Europa precisamente agora em Portugal lem Cabeceiras de Basto fazendo um intercambio cultural. The Brazilian Producer Luzia Moraes, is on tour in Europe right now in Portugal with Cabeceiras de Basto doing a cultural exchange

   A Produtora Cultural Luzia de Moraes Freire    


Esta visitando Cabeceira de Bastos uma vila portuguesa da sub-região do Ave, pertencendo à região Norte e ao distrito de Braga, com 6 574 habitantes (2021) no seu perímetro urbano.

 O município é subdivido em 12 freguesias:

    Abadim,  Alvite e Passos.  Arco de Baúlhe e Vila Nune.
    Basto, Bucos, Cabeceiras de Basto, Cavez, Faia, Gondiães e Vilar de Cunha Pedraça
    Refojos de Basto, Outeiro e Painzela,Rio Douro

 


A produtora brasileira Luzia Freire Moraes visitou na quinta e sexta-feira (17 e 18 de fevereiro) alguns espaços culturais de Cabeceiras de Bastos, fez conexão com alguns dos espaços mais importantes do patrimônio cultural cabeceirense e assistiu  algumas manifestações que dão corpo à atividade cultural neste conselho e conceitos.

Luzia   potencializou   Ecos de Basto, confirmada  sua presença a cineasta e escritora baiana numa sessão com a pianista portuguesa Joana Gama, que acontece a partir das 14h00 quinta-feira na, Academia de Música, ao Campo do Seco, iniciativa que acontece no âmbito de um projeto de Residências Artísticas   a realizar-se   em Cabeceiras de Basto.
O deslocamento de Luzia Moraes a Cabeceiras de Basto aconteceu a convite do Município, numa intermediação produzida pelo técnico superior Francisco Freitas e por Liliane Barbosa, artista plástica brasileira e “designer” de interiores, a residir temporariamente em Refojos de Bastos, foi uma freguesia portuguesa do Município de   Cabeceiras de Basto. 

A Lenda do Basto

 O Basto - estátua de um guerreiro galaico-lusitano do século I a.C. A estátua "O Basto" representando um guerreiro lusitano personifica a "raça" das gentes da região, a sua alma e as suas tradições. Nela, os habitantes de Cabeceiras revêm a sua coragem e a sua honradez, dando origem a uma lenda através da qual o povo explica o nome da região.

 Não somente a importância dos tratados entre os Países lusófonos Brasil Portugal, vale ressaltar a magnitude e riqueza deste Intercambio Cultural. 

Conhecendo:

 Tratados e Acordos entre Portugal e Brasil

    Declaração sobre a entrada em vigor do Tratado de Amizade. Cooperação e Consulta
    Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta
    Tratado sobre Transferência de Pessoas Condenadas
    Acordo sobre Serviços Aéreos
    Acordo sobre Exercício Atividades Remuneradas por parte Dependentes Pessoal Diplomático, Consular, Administrativo e Técnico e de Apoio ou Serviço.
    Protocolo de colaboração na Área dos Arquivos.
    Acordo para evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento.
    Protocolo de Operacionalização da Convenção para evitar a Dupla Tributação
    Memorando de Entendimento que estabelece mecanismos de consulta bilaterais em matéria de cooperação para o desenvolvimento.
    Convênio entre o Departamento Cultural do Itamaraty e o Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
    Acordo sobre Segurança Social entre Portugal em Brasil
    Memorando de Entendimento sobre cooperação antártica assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016.
    Memorando de Entendimento para a criação de um prêmio de literatura infantil e juvenil, assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016
    Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Cooperação e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, sobre cooperação técnica para o desenvolvimento em benefício de terceiros países, assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016.