sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

7 tipos de Paz, qual é a que você busca ? 7 types of Peace, which one are you looking for?

Boa noite ovelhinhas, paz e muito amor !


Os índios Aymara, que habitam há séculos as margens do lago Titicaca, nos Andes, defendem a necessidade de sete diferentes tipos de paz.
 O primeiro tipo de paz é para dentro de cada um de nós.
Com a saúde de nosso corpo, a clareza de nossa mente, a satisfação com nosso trabalho, a alegria com a pessoa que escolhemos para amar.
Sem paz consigo mesmo, não há Paz.
O segundo é para cima.
Com o espírito de seus antepassados, com Deus.
Se você não está em paz com o mundo sobrenatural, espiritual, com a metafísica de sua existência, sua paz está incompleta.
O terceiro tipo de paz é para frente, com o seu passado.
Diferentemente dos homens brancos com sua arrogante cultura ocidental que põem o passado para trás, os Aymara o colocam para adiante, por ser o visto, o vivido, o conhecido.
Quem tem remorsos, culpas, dívidas não pagas, arrependimentos , não está totalmente em paz.
O quarto tipo de paz é para trás, com seu futuro.
 Quem tem medo do que virá, está assustado com dívidas a pagar, se apavora com o que terá de enfrentar, com a possibilidade de más notícias, com emprego incerto, esperando más notícias, não está em paz.

O quinto é para o lado esquerdo, com seus próximos.
 Sem a paz familiar, não há paz.
 Desavenças domésticas, disputas, queixas, ranger de dentes com a família, o descontentamento com familiares e amigos próximos, tira o sentimento de paz.
O sexto tipo de paz é para o lado direito, com seus vizinhos.
Não adianta a paz em casa, se do outro lado da rua estão a ameaça, a desavença, o descontentamento com a casa ao lado traz impedimentos para a verdadeira Paz.
E o sétimo tipo de paz é para baixo:
Com a terra que você pisa, de onde virá seu sustento.
Se você provoca a tempestade ou a seca, se o solo secar ou tremer, não haverá paz completa.


 Vamos explorar a Paz !

A Bíblia fala de três tipos de Paz :



Primeiro, a Paz Espiritual: A paz espiritual é a paz com Deus. Romanos 5:1 diz: "Tendo sido, pois, justificado pela Fé, temos a paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". Esse é o fundamento, a base. Precisamos ter paz com Deus para ter qualquer outro tipo de Paz. Espero que você tenha encontrado esse tipo de Paz. Há a penas um caminho para encontra essa paz, e é por meio de Jesus Cristo. Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6


A seguir, vem a Paz Emocional: A paz emocional é a paz de Deus. Primeiro precisamos ter paz Com Deus; que é a paz espiritual, e , depois a ´paz De Deus, a paz emocional. Isso é o que a maioria de nós pensa quando fala da palavra Paz: um sentimento interno de bem-estar e ordem.


Colossenses 3:15 diz: Que a paz de Cristo seja o juiz em seus corações, visto que vocês foram chamados a viver em paz...". A palavra grega traduzida como juiz aqui foi usada apenas uma vez na bíblia e significa "arbitrar". Esse versículo diz que diz que devemos deixar que  a paz de Deus seja o árbitro em nossa vida. O que um árbitro faz? Ele mantem a paz. |Garante que o jogo prossiga de maneira correta e ordeira. Deus quer lhe dar um árbitro interno que o manterá na paz mesmo quando tudo parecer caótico.


Você já ouviu alguém dizer: " Quero sumir" ? Talvez você mesmo tenha dito isso. Você já se sentiu tão cansado á noite, que o seu corpo desmoronou na cama, mas a sua mente não desligou? Ela simplesmente corre de um pensamento para o outro. Bem, você pode sumir. Você pode ir hoje para o Taiti, mas, se não tiver paz emocional,  sua mente continuará correndo acelerada pelas praias do Taiti. Não dá para fugir de si mesmo. É preciso ter paz espiritual e emocional.


Em Terceiro luga, É preciso ter Paz nos Relacionamentos  ou com as outras pessoas. Isto é o que a Bíblia chama de Paz com os homens. Romanos 12:18 diz: Façam todo o possível para viver em paz com todos.". A Paz nos relacionamentos reduz conflitos.


Tenho certeza de que você concorda que os relacionamentos podem ser uma fonte de estresse. Em geral, nossos maiores problemas são com as pessoas: Entender-se com chefe, a família,os parentes. Temos que lidar constantemente com os conflitos, as competições e as críticas. Essas coisas roubam a nossa Paz.


Precisamos desesperadamente de Paz espiritual, emocional e nos relacionamentos, mas será que podemos de fato encontrá-las? 


Veja o que Jesus prometeu em João 14:27: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo."

Paz é geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. Derivada do latim Pacem = Absentia Belli, pode referir-se à ausênciade violência ou guerra.
 Neste sentido, a paz entre nações, e dentro delas, é o objetivo assumido de muitas organizações, designadamente a ONU.
No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos.
 Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a pazesteja contigo) e um objetivo de vida.
A paz é mundialmente representada pelo pombo e pela bandeira branca.
































* Paz Eterna:conceito elaborado pelo filósofo Immanuel Kant, inspirado nos ideais da Revolução Francesa.
Designa um estado de paz mundial, obtido através de uma "república" única, capaz de representar as aspirações naturalmente pacíficas de todos os povos e indivíduos.
Como o próprio filósofo esclarece, o termo é derivado de uma piada, onde a inscrição "Paz Eterna" é usada como legenda na ilustração de um túmulo.
* Paz pela Lei: lema da Organização do Tratado do Atlântico Norte, baseia-se na idéia de Kant e sugere que a paz deva ser obtida através de legislação em assuntos internacionais, capaz deregulamentar as relações diplomáticas, os conflitos de interesse, etc.
* Paz pela força: obtida quando um indivíduo, instituição ou Estado é fortalecido de tal forma, que toda tentativade subversão do status que é desestimulada.
Em inglês original, peace through strength.
* Paz de terror: ocorre quando nações são capazes de causar destruição total umas às outras através de artefatos bélicospoderosos (bombas atômicas, por exemplo).
A posse de tais arsenais desestimula as agressões mútuas. Conceito sugerido pelo estudioso Raymond Aron em seu livro "Peace and War Among Nations"....
Na nossa vida, existem princípios básicos que devemos ter em conta e com os quais somos mais felizes, como por exemplo a paz, o amor e a compreensão.
Correr numa manhã quente de verão, caminhar descalça sobre a relva molhada, ver o pôr do sol, sorrir mesmo sem motivos, contemplar as estrelas…
 Saborear a brisa de cada dia.
 A paz é algo sem explicação possível…
 A maior parte das pessoas deseja a paz mundial, no entanto, muitas esquecem-se de que deviam procurar a paz interior, muitos de nós fazemos silêncio por fora, mas trazemos a alma sobrecarregada de mágoas barulhentas.
Como diz oditado ,“Quem vê cara não vê coração”, logo com a paz podemos dizer que nem sempre o rosto expressa o que vai na cabeça ou no coração das pessoas.
Paz é viver cada dia, cada gota de chuva no Inverno, cada raio de sol , um mar de sentimentos em dias nublados !
Precisamos também de amor!
Que raio de seres humanos somos nós sem amor?
 Sentir frio, sentir calor, arrepios, ansiedade…
 Amor, o amor faz-nos voltar no passdo com sorrisos e devaneios de adolescente inocente, viver e reviver!
Efeito de momentos, instantes, palavras, beijos, carícias, abraços !
Todos precisamos de alguém que nos faça sentir bem, que nos ajude, compreenda, que nos dê atenção.
Precisamos de alguém que caminhe ao nosso lado, que nos dê a mão e diga vamos em frente !





 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.