sábado, 9 de junho de 2018

Dia Internacional dos Arquivos. International Archives Day.

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente em 9 de junho !


O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade.
O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional dos Arquivos, em novembro de 2007.
A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a CIA, em 1948.
Como forma de comemoração, o Arquivo Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro, faz exposições e apresentações ao público, além de conscientizar as pessoas sobre o papel deste órgão para o funcionamento e desenvolvimento da nossa sociedade.
Igualmente, os estados brasileiros possuem arquivos especializados para a guarda da documentação produzida pelos seus governos.

Dia Internacional dos Arquivos

Arquivo Nacional:

O Arquivo Nacional foi criado em 2 de janeiro de 1838, no período regencial e tinha como objetivo guardar toda a documentação produzida pelo Estado.
Assim, podemos encontrar ali o original da Lei Áurea e o registro de entrada dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Da mesma forma guarda fotografias, mapas, acervo sonoro e películas.
Com a proclamação da República, continuou com a cumprir com sua função e lá podemos encontrar vários documentos sobre a Ditadura Militar como aqueles relativos à censura aos meios de comunicação.
Outras importantes instituições que guardam documentos no Brasil são a Biblioteca Nacional (RJ), o Museu Imperial, em Petrópolis/RJ e a Cinemateca Brasileira (SP).





Dia Nacional de Anchieta. National Day of Anchieta.

Boa noite ovelhinhas !

O Dia Nacional de Anchieta é comemorado em 9 de junho.

Essa data comemorativa é uma homenagem a figura histórica de José de Anchieta (1534 – 1597), padre jesuíta, natural das ilhas Canárias. José de Anchieta chegou ao Brasil em 1553 com a missão de catequizar os povos indígenas, de acordo com os princípios do catolicismo.
Dirigiu-se a Capitania de São Vicente e ali atuou como catequista, defendia os indígenas dos abusos dos colonos e servia como intermediador nos conflitos que surgiam.
José de Anchieta (1534 – 1597) foi um dos fundadores da cidade São Paulo e declarado beato pelo Papa João Paulo II, em 1980. De acordo com a Igreja Católica, padre Anchieta também é considerado o Apóstolo do Brasil.
Como herança, Anchieta nos deixou inúmeras obras dentre as quais se destacam a “Gramática da Língua Brasília” e o primeiro “Vocabulário Tupi Guarani”, livros especializados no idioma dos indígenas que habitavam o Brasil durante o período da colonização portuguesa. Além disso, escreveu poemas, crônicas sobre a vida colonial e peças de teatro.
Em 2014 foi canonizado santo pelo Papa Francisco e no ano seguinte, declaro co-padroeiro do Brasil, junto a Nossa Senhora Aparecida e São Pedro de Alcântara.

Dia Nacional de Anchieta

Origem do Dia Nacional de Anchieta

O Dia Nacional de Anchieta é celebrado em 9 de junho em homenagem a data de morte do padre. Oficialmente, a data foi instituída no país através da lei nº 5.196, de 24 de dezembro de 1966.
José de Anchieta morreu na cidade de Reritiba (atual Anchieta), na então capitania do Espírito Santo, em 1597.

Frases de São José de Anchieta:

  • "Depois de tudo criado por conto, peso e medida, disse Deus: "Seja formado o homem, como treslado de nossa imagem subida"."
  • "Todas as vezes que injurias e queres mal a teu próximo, injurias e queres mal a Deus, que é seu irmão."
  • "É certo que a soberba, com seus afãs, só compra o inferno e com pouco trabalho o humilde compra o céu."

Oração a São José de Anchieta:

São José de Anchieta / Apóstolo do Brasil / Poeta da Virgem Maria / Intercede por nós, hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus / Como tu o serviste nos mais pobres e necessitados / Protege-nos de todos os males do corpo e da alma / E, se for vontade de Deus / Alcança-nos a graça que agora te pedimos (pede-se a graça).

São José de Anchieta, Rogai por nós!
Pai Nosso, Ave Maria, Glória.










sexta-feira, 8 de junho de 2018

Educação: Abertura para falar de sexo.Education: Open to talk about sex.

  Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?
  

A infância? A adolescência?

 Segundo o sexólogo Bruno Inglês, essa idade não existe. O importante, diz, é que os pais criem "um espaço de abertura" para conversar e tirar dúvidas aos filhos.

Um espaço que pode ser difícil de conquistar tendo em conta o ritmo de vida atual, avisa o especialista: 
"Quando os pais mal veem os filhos", é difícil criar esse espaço.
 Mas quando os pais são "esclarecidos" e há "rotinas de vida social em comum" as coisas acontecem com naturalidade. 
"Uma série de televisão, por exemplo, pode suscitar o tema", refere o sexólogo ao CM, aconselhando os pais a responderem apenas ao essencial. 
"As respostas mais eficazes são as curtas e simples, sem excesso de informação. 
Não vale a pena responder a mais do que é perguntado, nem grandes discursos.
 As crianças e jovens são práticos e contentam-se com respostas simples".
 Bruno Inglês destaca ainda a importância de fazer sempre um "enquadramento afetivo" quando se dá informação sobre "aspectos biológicos ou métodos contraceptivos" para não tornar o tema da sexualidade "muito frio e cru".
 "Deve sempre relacionar-se sexualidade com afetividade", diz o sexólogo. 
E sublinha a necessidade de transmitir a informação correta:
 "Hoje há muito acesso à informação pela internet, mas muita não é correta.
 A informação mais esclarecida deve ser a que advém de pais e professores. 
É a essa informação que os jovens dão mais credibilidade". 

"O SEXO MANTÉM A PAIXÃO":

 Rute Penedo, Manequim 27 anos Qual é a sua arma de sedução? 
É a minha descontracção.
 Qual a importância do sexo na sua vida?
 O sexo é muito importante para manter uma relação e a paixão. 
Que artigo compraria numa sex shop?
 Uma lingerie. Como foi a 1.ª vez? 
Foi na praia e foi pouco agradável. 
Verão é a estação do sexo?
 É o Verão, o Outono, o Inverno e a Primavera. Fica disponívelquando..
. O meu coração está sempre aberto. José Sócrates ou Ronaldo?
 Ronaldo, claro. Faz muito o meu género.

 PROFESSORES  NEM TODOS ESTÃO PREPARADOS.

 A educação sexual passou a ser obrigatória nas escolas, do 1º Ciclo ao Secundário, não como disciplina específica, mas de forma transversal. 
Mas a queixa mais apontada é que falta preparação aos docentes. 
"Os professores têm dificuldade em abordar o tema. 
Muitos têm questões por resolver.
 Falta dar formação ou colocar nas escolas técnicos", defende Bruno Inglês.

NÃO FORÇAR O TEMA.

 Os pais não devem forçar o tema da sexualidade mas quando, por exemplo, desconfiam de que os filhos iniciaram a vida sexual, devem falar com eles desde que o façam "com naturalidade" e sem "invadir a sua privacidade".

 AMIGOS SÃO FONTE ;

Um estudo de 2001, do sexólogo Nuno Nodin, indica que 55,2% dos jovens adultos obtiveram informação sobre os contraceptivos que usam junto de amigos, enquanto 49,6% recorreu aos pais e 23,4% aos professores.

 VIGIAR USO DA NET.

 Os pais devem "estar atentos e monitorar" o uso da internet, em especial das redes sociais, MSN e chats, defende Bruno Inglês: "De vez em quando devem entrar nos quartos e ver o que estão a fazer." 

ADIAR RESPOSTAS .

"Os pais devem dar informação correcta, o que significa que se não souberem devem adiar a resposta e dizer ‘vou procurar saber e depois digo-te’ e nunca dizer que não sabem ou ‘não é para a tua idade’", afirma o especialista.

 Dúvidas ao longo do tempo.

Explica se que, na primeira infância, as perguntas sobre sexo costumam ser.
 "O que é?", "Como é feito?" e outras curiosidades simples, ainda bastante distantes da prática.

Até os 5 anos, os pais se preocupam mais se as crianças estão tocando as partes íntimas, e se fazem isso na frente dos outros, afirma Laura. O importante, nesse caso, é explicar para o menor que isso não pode ser feito o tempo todo, que ele está na fase de brincar e se divertir, acrescenta a especialista.

"A partir do momento em que a criança se aproxima da adolescência, surgem questões mais elaboradas, sobre as mudanças do corpo, sobre como se faz sexo, como usar camisinha, como evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de dúvidas sobre masturbação, desejo, excitação, sexo oral ou anal, e orgasmo", enumera Laura.

Com esse "empurrão" hormonal, vem também a primeira menstruação e a primeira ejaculação espontânea. Em média, isso ocorre aos 12 anos, mas entre 9 e 16 ainda é considerado um período normal.

De acordo com a sexóloga, os adolescentes em geral vivem quatro grandes dilemas nessa difícil fase de transição: sexual (fazer ou não, e como), profissional (qual carreira seguir), existencial (quem eu sou, do que gosto e qual é o meu grupo) e tóxico (como lidar com álcool, cigarro e drogas).
A maior dificuldade é falar: as pessoas têm medo de que uma conversa estimule o sexo, ou receio de dizer algo errado. Mas ninguém tem todas as respostas"


"A casa deve ser um complemento da escola, um porto seguro, e os pais precisam estar abertos ao diálogo, apoiar uma educação sexual de qualidade, conversar sobre prática, prazer, afeto e diversidade", aponta Laura.

Os limites, segundo a sexóloga, vão até o ponto em que algo não fere a pessoa e seu parceiro tanto física quanto emocionalmente. Além disso, não se deve fazer nada só para agradar ao outro, nem se sentir pressionado pelo companheiro ou por colegas.

"O jovem vai estar pronto para o sexo quando estiver bem informado e amadurecido. É preciso se perguntar: 'Estou pronto? Quero mesmo?'", ressalta.

E não deve haver nenhuma distinção de ensinamentos para meninos e meninas, segundo Laura.

"Às vezes, as pessoas acham que é preciso criar diferente, mas a educação deve ocorrer da mesma forma. O que difere são as fases de cada um, cada gênero vai ter um grau de amadurecimento conforme a experiência de vida e outros fatores, mas as dúvidas são muito parecidas", diz.

8 lições

"Sexo é diferente de sexualidade. Sexo é o ato em si, já sexualidade é o jeito de cada um ser no mundo, homem ou mulher, de se relacionar com as emoções, os sentimentos e o mundo ao redor. O sexo é apenas um aspecto da sexualidade – que existe desde a infância", compara a autora.

Ainda, que há um terceiro conceito, o de gênero, que é a identidade sexual de cada pessoa, um conjunto de jeitos de ser que pode depender ou não do sexo com o qual se nasce.

"Precisamos de uma flexibilização desses significados, dos papéis, e refletir o que realmente é da mulher e do homem, com tolerância e múltiplas possibilidades".
A casa deve ser um complemento da escola, um porto seguro, e os pais precisam estar abertos ao diálogo, apoiar uma educação sexual de qualidade (...)"


O segundo capítulo do livro, por sua vez, é destinado à história da sexualidade humana, pois o que vivemos , é fruto de uma série de questões culturais, de repressão sexual (principalmente feminina), do surgimento da Aids e da emancipação da mulher.
 Com essa retrospectiva, é possível entender como o ser humano chegou até aqui e por que o sexo ainda é um tabu.

Em seguida, vem o papel dos pais e professores na educação sexual de crianças e adolescentes.

"É preciso olhar para si antes de educar os outros, ver quais são seus valores e crenças.
 Os adultos de hoje, por exemplo, não usavam redes sociais quando eram adolescentes, então precisam entender um pouco mais sobre o uso da internet nos relacionamentos, com quem os filhos falam, o que publicam".

Por outro lado, os jovens têm que compreender que o sexo pertence ao mundo privado, e não ao público, razão pela qual deve haver limites.

"Muitas vezes, não nos damos conta do quanto expomos coisas .



Seu filho aprende certo se voçê ensinar o certo.
Melhor aprender com a verdade mesmo que for difícil
Meninos possuem pênis , meninas vagina

Eles sabem que possuem órgãos diferentes

Vieram do ato sexual e não de sementes

Não é a cegonha que trás

Isto é certo ensinar

Existem opções sexuais ensine pois também ocorre vida sexual

O ato não  é eletricidade , mais pode gerar um filho ou uma doença então você pode ter uma sobre carga



Aprenda a ensinar leia , se preciso consulte um especialista , psicólogo ou sexólogo.


Criança, adolescente,  precisa de informação isso evita abuso.

Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/educacao-abertura-para-falar-de-sexo
Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/educacao-abertura-para-falar-de-sexo

O homem fatura 1.000 libras por ano reclamando de maionese e ele tem conselhos. The man makes 1,000 pounds a year complaining about mayonnaise and he has advice.

Vá aqui no Brasil não funciona não ! Risos.


 Chris Owen faz cerca de 90 libras por mês graças ao seu gemido tático , reclamar.
Chris Owen odeia maionese.

 
 E ele diz que ganha cerca de 90 libras por mês reclamando sobre seu uso indesejado de alimentos que ele pede em restaurantes.
O diretor de Relações Públicas, de 39 anos, de High Wycombe, Buckinghamshire, disse que sempre diz aos funcionários quando há um problema com sua comida, e geralmente sai com um prato grátis ou um desconto.
"O pior culpado é o hambúrguer  eles sempre colocam maionese em hambúrgueres", disse ele.

"A maionese é um tirano  um tempero e muito arrogante.

"Acha que faz tudo melhor, mas não faz."


 Chris, apelidado de "o maior queixoso da Grã-Bretanha" pelo The Sun , disse que prefere ser conhecido como o melhor em não suportar serviços e erros.

E ele aconselhou outros clientes a falar quando há problemas com pedidos.

Ele disse à BBC que ganha cerca de mil libras por ano enviando comida maionese de volta depois de pedir especificamente que sua comida venha com "não".

Chris acrescentou que ganha dinheiro reclamando de outros elementos de serviço também.
 No total, ele estima que ele fez cerca de 3 mil libras desde que começou a reclamar.

Receba atualizações diárias diretamente na sua caixa de entrada

Chris Owen odeia maionese. E ele diz que ganha cerca de 90 libras por mês reclamando sobre seu uso indesejado de alimentos que ele pede em restaurantes.

O diretor de Relações Públicas, de 39 anos, de High Wycombe, Buckinghamshire, disse que sempre diz aos funcionários quando há um problema com sua comida, e geralmente sai com um prato grátis ou um desconto.

"O pior culpado é o hambúrguer - eles sempre colocam maionese em hambúrgueres", disse ele.
Melhor que ketchup?
    As pessoas pensam que resolveram o mistério do que o U representa no sanduíche clube

"A maionese é um tirano de um tempero e muito arrogante.

"Acha que faz tudo melhor, mas não faz."

Chris, apelidado de "o maior queixoso da Grã-Bretanha" pelo The Sun , disse que prefere ser conhecido como o melhor em não suportar serviços e erros.

E ele aconselhou outros clientes a falar quando há problemas com pedidos.

Ele disse à BBC que ganha cerca de mil libras por ano enviando comida maionese de volta depois de pedir especificamente que sua comida venha com "não".

Chris acrescentou que ganha dinheiro reclamando de outros elementos de serviço também.

 No total, ele estima que ele fez cerca de 3 mil libras desde que começou a reclamar.
Chris iria mandar isso de volta. Veja as fotos abaixo.
O diretor do PR explicou que seu ódio pela maionese é profundo, mas também detesta outro condimento popular.

 Ele disse que o creme de salada é simplesmente "mayo por procuração".

Chris disse que uma vez ele ganhou uma pizza grátis depois de mencionar o uso excessivo de flocos de pimenta, e ganhou £ 400 em compensação devido a um forno mal ajustado.

O morador de High Wycombe pediu aos outros clientes que parem de tolerar isso e que é sempre bom reclamar se você o fizer de maneira educada.