domingo, 1 de dezembro de 2019

Enfim é Dezembro ! Final de ano! Então é Natal ? A festa Cristã ? O que você fez de bom para seu semelhante para realmente fazer valer? Anyway it's December! End of year! So it's Christmas ? The Christian party? What did you do good for your fellow man to really make it count?

Boa tarde ovelhinhas !

 Então lindezas acabando mais um ano!
Já fizeram suas reflexões ?
O quanto humanos e solidários foram ?
Bom posso dizer não sou perfeita, mas tentei o máximo ser justa e correta com todos.
Pratiquei e pratico o amor ao meu próximo fazendo o be sem olhar a quem ! 
Esse ano realmente foi muito difícil, brigas partidárias sobre a política e quem tenha que ficar no poder, a crise econômica, está por todos os lados o povo cada vez mais perdendo a união.
Catástrofes por todo o mundo, guerras, mortes naturais ou provocadas estão acontecendo de pessoas famosas ou cidadãos comum, o Femicídio que não para, o racismo não para.
 Os sentimentos contraditórios e apequenados que ainda trazemos, em maior ou menor grau, tão próprios da nossa imperfeição humana, tem encontrado nas redes sociais uma porta muito fácil para a Disseminação do ódio nas mídias sociais e vida pessoal, lástima o ser humano está virando um predador implacável e desalmado ! 
 Desde o descobrimento do Brasil o país ficou conhecido como um ótimo lugar para a exploração de recursos naturais.
Isso está indo além do desenvolvimento econômico, é um descaso com a fauna, flora, com os seres vivos em geral, com a Mãe Natureza , com o Planeta e as gerações futuras isso precisa parar !



 


 Vamos de datas comemorativas:

 Datas Comemorativas de Dezembro de 2019

    01: Dia Internacional da Luta contra a AIDS



O Dia Internacional da Luta contra a AIDS é comemorado anualmente em 1º de dezembro.

A data tem o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a AIDS.

Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV - vírus humano de imunodeficiência - sofrem na sociedade por causa da doença. 

A sigla AIDS vem do inglês Acquired immunodefiecience syndrome, que em português significa “Síndrome da Imunodeficiência Adquirida”.

O vírus da AIDS (HIV) destrói as células brancas do organismo, responsáveis em proteger e combater doenças no corpo humano.

Com a destruição das defesas do organismo, o corpo fica bastante fragilizado e propício a ser atacado por inúmeras doenças, como pneumonias, infecções, herpes e até mesmo alguns tipos de câncer.
Como se contrai o vírus da AIDS?

A AIDS pode ser transmitida através do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

Atenção: beijos de língua, abraços ou contatos com a pele da pessoa portadora de HIV não transmite a doença!

A doença não tem cura, mas pode ser tratada com coquetéis antiaids, quando diagnosticada a tempo, melhorando a qualidade de vida do infectado.
Origem do Dia Mundial da Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia realizada em outubro de 1987.

O governo brasileiro, através do Ministério da Saúde, promove campanhas de apoio ao Dia Internacional de Luta contra a AIDS desde 1988.











   

 01: Dia do Numismata




O dia do Numismata é celebrado anualmente no dia 1º de dezembro.

O numismata é o profissional que se dedica ao estudo de moedas, papel-moeda, medalhas e também dos objetos que eram usados para a fabricação desses objetos.

Desta maneira, o numismata tem que dominar conhecimentos de história, geografia, heráldica, simbologia, dentre outras, para realizar seu trabalho de classificação das diferentes moedas que coleciona.
No Brasil existem associações e feiras especializadas que se dedicam ao tema. Nelas é possível encontrar colecionadores e profissionais que intercambiam seu conhecimento, bem como adquirir exemplares para suas coleções.

Igualmente, o Brasil possui dois museus dedicados ao tema como o Museu de Numismática do Amazonas, em Manaus e o Museu Herculano Pires, em São Paulo/SP.
Origem do Dia do Numismata

O dia do Numismata celebra-se em 1º de dezembro porque também a Igreja Católica celebra a são  Elói ou Elígio, padroeiro dos numismatas e ourives.

Outra explicação possível é que durante uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, realizada no dia 14 de junho de 1934, o 1º de dezembro teria sido escolhido porque foi a mesma data da coroação de Dom Pedro I como imperador do Brasil. Neste dia entrou em circulação a primeira moeda do Brasil independente, a Peça da Coroação.






    02: Dia Nacional das Relações Públicas
    02: Dia Nacional do Samba
    02: Dia da Astronomia
    02: Dia Pan-americano da Saúde
    02: Cyber Monday
    03: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
    03: Dia Internacional do Deficiente Físico
    03: Dia de São Francisco Xavier
    04: Dia Mundial da Propaganda
    04: Dia do Pedicuro
    04: Dia do Orientador Profissional
    04: Dia do Perito Criminal Oficial
    05: Dia Mundial do Solo
    05: Dia Internacional do Voluntário
    05: Aniversário de Maceió
    06: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres
    08: Dia da Família
    08: Dia da Justiça
    08: Dia da Imaculada Conceição
    09: Dia do Fonoaudiólogo
    09: Dia do Alcoólico Recuperado
    10: Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
    10:  Dia Universal do Palhaço
    11: Dia do Engenheiro
    12 :Dia de Nossa Senhora de Guadalupe
    12 : Aniversário de Belo Horizonte
    13: Dia de Santa Luzia
    13: Dia Nacional do Cego
    13:  Dia do Marinheiro
    13: Dia do Ótico
    13:  Dia do Engenheiro Avaliador e Perito de Engenharia
    13: Dia do Pedreiro
    14 : Dia Nacional do Ministério Público
    15 : Dia do Arquiteto
    15 : Dia Nacional da Economia Solidária
    16:  Dia do Reservista
    17 : Dia de São Lázaro
    18: Dia do Museólogo
    18: Dia de São Zózimo
    20: Dia do Mecânico
    21: Dia do Atleta
    22: Início do Verão - Solstício de Verão
    23 : Dia do Vizinho
    24 : Dia do Órfão
    24: Véspera de Natal
    25 : Natal
    25 :Aniversário da cidade de Natal
    26: Dia de São Estevão
    28:  Dia do Salva-vidas
    28 : Aniversário de Rio Branco
    31: Dia de São Silvestre



Vou deixar uma receita para vocês testarem que sabe usam na ceia !

Receita de Arroz Natalino para a Ceia hummmm !
 

 Nessa receita de arroz natalino coloque uva passas e damascos opcional, mas é a combinação perfeita para um belo arroz de natal, e também coloque um espumante que dá um sabor super diferenciado. Essa é a receita mais simples e mais fácil de arroz natalino para fazer para a sua ceia de natal, por que ele leva ingredientes bem leve e permite ser um ótimo acompanhamento para o peru assado, para o frango assado, para o tender e para a leitão assado de natal. Não tem segredo nenhum gente!

Ingredientes:

    2 xícaras de arroz branco lavado e escorrido
    1 cebola picada
    3 colheres de azeite de oliva
    sal a gosto
    3 xícaras de espumante
    1 xícara de damascos picados
    1 xícara de uva passa preta
    3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas
    1 xícara de amêndoas em lâminas tostadas
    1/4 de xícara de salsinha picada

Modo de Preparo:

    Numa panela, coloque o azeite de oliva e refogue a cebola e em seguida o arroz.
    Adicione sal a gosto, e coloque o espumante e deixar secar.
    Desligar o fogo.
    Acrescente a uva passa, o damasco, a pimenta dedo de moça, a salsinha e as amêndoas.
    Misture bem, retire do fogo e sirva numa travessa.






Tradicionalmente, as cores do Natal são vermelho, dourado, verde e branco. Vamos entender:

O vermelho representa o amor. E por ser uma cor quente significa também alegria, que aparece quando o amor prevalece entre as pessoas. Por isso é a cor mais importante do Natal. Para o catolicismo, é o amor incondicional, ensinado por Jesus, e representado pelo sangue de Cristo.

A roupa do Papai Noel é vermelha, porque ele foi baseado na lenda de São Nicolau, um bispo que distribuía doces para as crianças no Natal. Ele, como todos os bispos, usava vestes vermelhas.

O dourado representa o sol, a luz e a presença do divino. E tem um significado muito bonito que é o da generosidade, de presentear. Um dos presentes que os reis magos trouxeram para Jesus ao nascer foi ouro, além de incenso e mirra. O dourado sempre apareceu nas árvores de Natal também com a estrela, que guiou o caminho dos magos pelo deserto.

Na antiguidade, as pessoas usavam ramos de pinheiro, azevinho e hera – plantas que não perdem as folhas durante o inverno – para enfeitar a casa nos meses frios e escuros do ano. Era uma maneira de lembrar a todos que o inverno não duraria para sempre, e que a primavera voltaria logo. O verde no Natal é  um símbolo de esperança, resistência e resiliência. E hoje aparece não só nas folhagens de guirlandas e na árvore, como também em bolas e enfeites.

O branco representa a neve e o frio, e também a pureza e a inocência. É um símbolo de renascimento. No catolicismo, significa a vinda da luz de Cristo para o mundo. Na foto acima, a bonequinha da coleção English Ivy segura uma bola de neve que acende, iluminando a mesa da ceia. Um jeito lindo de usar o simbolismo do branco.

Quando a gente sabe o significado das cores, decorar a casa para o Natal ganha um novo sentido, não acham? Sentir que estamos enchendo a casa de amor, generosidade, esperança, ao mesmo tempo que arrumamos tudo para receber a família e os amigos. Tem jeito melhor de curtir a melhor época do ano?

Escolha sua cor predileta e seu modelinho e arrase !








Quero finalizar este ano com pensamento positivo e sensação de dever cumprido.
O mês da maior festa, da reflexão e da sensação que em breve uma nova chance, um novo ano, para ser feliz irá surgir. Bem-vindo, dezembro!
 Espero e desejo que cada dia seja feliz, emotivo e cheio de surpresas inesquecíveis. Agradeço tudo que recebi ao longo do ano e prometo ser uma pessoa melhor todos os dias. Dezembro é Natal e é calor da família e amigos. Dezembro é vida e é amor.


A fascinante história sobre a tradição das árvores de natal!

Todos os anos, quando a temperatura arrefece e assim que Dezembro se aproxima, muitos americanos que celebram o natal reúnem-se para decorar a árvore. Mas afinal, porquê que decoramos estes pinheiros, maioritariamente artificiais?
Na verdade, o significado das árvores de natal como decoração das festividades remota a um passado bastante distante.


 Antigos egípcios e romanos

Tanto os antigos egípcios como os romanos, viam o tom verde das plantas como forma de dar esperança às pessoas e aquecer também no inverno, de acordo com o site History.com
Os povos antigos viriam a marcar o solstício de inverno (o dia mais curto e a noite mais longa do ano, que tipicamente ocorre no dia 21 ou 22 de de dezembro) usando galhos com alguns verdes. Essas plantas serviam para lembrar que outros verdes cresceriam novamente, assim que voltasse a primavera e o verão.

Em alguns países, os povos acreditavam que os galhos simbolizavam a vida eterna e tinham a capacidade de afastar os maus espíritos e as doenças  - outra das razões pela qual se penduram galhos nas portas e até dentro de casa.

1444 :Tem quem diga que a primeira árvore de natal surgiu em Londres, perto do atual Leadenhall Market. Contudo, parece que foi uma única vez, pois as árvores de Natal só regressaram à Grã-Bretanha no século XIX.
 

1500: Alguns acreditam que Martim Lutero, uma das figuras centrais da Reforma Protestante, começou com a tradição de colocar velas iluminadas nas árvores de natal. E é por isso que hoje em dia decoramos com luzinhas. A história baseia-se num passeio que Lutero fez numa noite de inverno; e ao avistar estrelas por entre alguns galhos, quis recriar aquele momento especial para a sua família.

1771:  As árvores de natal iam aparecendo na Alemanha, o escritor Johann Wolfgang Von Goeth, de visita a Estrasburgo, ficou encantado com esta tendência, retratando-a num dos seus romances, The Sorrows of Young Werther.
 

1820: Surge o primeiro registro de uma árvore de natal decorada, na América, foi a dos colonos alemães na Pensilvânia.

1846: Então a rainha Victória, o príncipe alemão Albert e seus filhos, foram captados em pé ao redor de uma árvore de Natal no Illustrated London News. Como a Rainha Victória era muito popular entre os seus súditos naquela época, a tendência da árvore de Natal começou a fazer parte da tradição de Inglaterra e na costa leste dos Estados Unidos.

1882 e Edward H. Johnson, o Vice Presidente da Edison's Electric Light company, decorou uma árvore com 80 luzes vermelhas e azuis, e a colocou à janela em Nova Iorque, um jornal de Detroit ajudou Edward a ganhar o título de "Father of the Electric Christmas Tree."

1895: Vários americanos continuavam sépticos no que respeita ao uso de luzes elétricas nas árvores de natal. Não foi o caso do Presidente Grover Cleveland, que diz-se que tenha sido o primeiro a usar uma árvore de natal decorada com luzes elétricas, na Casa Branca.

1903: O general Electric começou a vender kits de luzes para as árvores de natal, para que as pessoas a pudessem decorar de forma mais simples. 


1917: Porém acredita-se que tem sido Albert Sadacca a transformar a tendência das luzes de natal. O adolescente nova-iorquino ouvira falar de uma árvore à luz de velas que pegou fogo e começou a criar pequenas luzes para o negócio da sua família. Pintar as lâmpadas foi o mote para o negócio - e um dia, o seu negócio tornou-se a NOMA Electric Company (a National Outfit Manufacturer's Association), aquela que foi, durante muitos anos, a maior fabricante de lâmpadas de Natal do mundo.

1931:  Eis que surge a primeira árvore de Natal exposta no Rockefeller Center - só que era muito menor do que as que vemos hoje em dia.
 E em vez de uma iluminação oficial diante de uma multidão de espectadores, esta foi orquestrada por trabalhadores da construção civil.


1933: Se passam dois anos, depois uma árvore de natal iluminada foi exibida no Rockefeller Center, começando assim uma tradição anual na cidade. 

 Hoje em dia !
Depois de sabermos destas histórias, sabemos também que as árvores de natal, (tanto as reais como as artificiais), são o centro das atenções desta época, uma tradição de natal que parece que irá manter se por muitos e muitos anos.