terça-feira, 22 de maio de 2018

Bicho folha. Bug leaf.

Lindo vi um na minha janela !

 
Na natureza, existem muitas maneiras de se proteger de potenciais predadores: um casco protetor, veneno, tamanho ou velocidade, entre outros fatores. Mas talvez nenhuma forma de proteção seja tão astuta como a camuflagem. A camuflagem como forma de proteção se confirma especialmente verdadeira entre os insetos, cuja forma do corpo permite uma impressionante variedade de mimetismo biológico. Alguns desses insetos podem ser indistinguíveis no seu meio, como o  que  possui o corpo todo adaptado para se camuflar entre as folhas.
O termo inseto-folha é a designação comum aos insetos da família dos tetigonídeos, que reúnem espécies que imitam as folhas. O objetivo é sempre se mimetizar para se precaver dos predadores.













Alimentação:Herbívoro, se alimenta basicamente de folhas, flores e arbustos. Cada espécie tem sua planta-alimento específica.

Reprodução:O "encontro nupcial" desses insetos dura cerca de uma hora. O macho segura a fêmea pelo ovipositor e deposita o esperma.
Depois ela procura um local apropriado para colocar seus ovos. Serão 135 de vida embrionária. Nascido o bicho-folha, ele leva cerca de 5 meses para se tornar "adulto", período em que troca de pele pelo menos umas seis vezes.

Saiba mais:Senhor do disfarce, o bicho folha, como o próprio nome antecipa, é uma espécie curiosa de inseto. Para passar despercebido, sua camuflagem ora simula uma folha roída por insetos, com pequenos furos como é o caso da espécie Typophillum mortuifolium, ora aparece como se tivesse sido manchada por fungos.

Isso sem falar na própria cor, verde vibrante (que lhe confere também o nome de esperança-folha) ou em tons pastéis, como se fosse folhas secas, prestes a cair no chão. Em alguns casos, apresentam as duas juntas. Aliás, esses insetos não só se parecem com vegetal, mas se comportam como tal.

Durante o dia praticamente ficam imóveis (salvo a presença do vento) e com as pernas esticadas, que simulam gravetos. Só sob uma ameaça muito forte, e para espantar o predador, mimetizam olhos de um animal bem maior do que realmente é. Apesar de todo embuste, pássaros, pererecas, cobras e louva-a-deus, entre outros bichos, cuidam de devorá-los.

Em geral os adultos têm asas, mas não as usam para voar. Na verdade servem como pára-quedas, quando têm que saltar de uma árvore para outra. Não é só isso: cada espécie possui um tipo de vocalização típica. Vale dizer: já foram descritos até aqui mais de 100 espécies de bicho-folha.



 Família:Tettigoniidae

Ordem:Orthoptera

Distribuição: Do México ao Sul do Brasil.

Habitat:
Bordas de florestas e clareiras. Tem espécie que vive nas copas das árvores, caso da (Paracycloptera reticulata), mas todas as outras habitam sub-bosques densos e saturados de umidade, de não mais que 3 metros de altura.



phyllium-bioculatum-003

A capacidade do Phyllium bioculatum é absurda. Ele é capaz até de assemelhar para parecer uma folha mordiscada por outro inseto, ou com manchas para se passar por uma folha mais seca. São encontrados na Malásia e ilhas do Oceano Pacífico.

phyllium-bioculatum-001

A ‘folha’ maior é o abdome, bem achatado e com maior largura na lateral. As asas são constituídas por duas ‘folhas’ menores, com nervuras muito nítidas, que são muito maiores nas fêmeas que nos machos.
Mesmo as pernas são camufladas: cada uma das falanges fica encerrada numa placa fina, também em forma de folha, com bordas dentadas. A cor varia do verde vivo ao marrom. Esses insetos completam sua camuflagem deslocando-se lentamente por entre as folhas das plantas das quais se alimentam. Seus ovos são cônicos. Os filhotes nascem com coloração vermelha e só depois de comerem folhas durante alguns dias é que tomam a cor dos adultos.

phyllium-bioculatum-002

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.