sábado, 10 de novembro de 2018

A Origem da Árvore, de Natal. The Origin of the Tree, Christmas.

Vamos de curiosidade ovelhinhas !

Será que vai ter Natal no Brasil ?
Muitas brigas por causa de política , um tal de ,ele sim , ele não, quase fico louca risos.  


O costume de enfeitar árvores é mais antigo que o próprio Natal. 
Já antes de Cristo praticamente todas as culturas e religiões pagãs usavam enfeites em árvores para celebrarem a fertilidade da natureza.
Os romanos adornavam as árvores em honra de Saturno, que era o seu Deus da agricultura.
No Egito era hábito, no solstício de Inverno, trazerem ramos verdes para dentro das suas casas, como forma de celebrarem a vitória da vida sobre a morte.
Os druidas Celtas, em épocas festivas, decoravam os carvalhos com maçãs douradas.
Os primeiros registros da  adoção da árvore de Natal pelo cristianismo surgem do norte da Europa no começo do século XVI, embora tudo indique que por essa altura já era uma tradição vinda da época medieval, pois há registros de “Árvores de Natal” na Lituânia cerca do ano de 1510.
No antigo calendário cristão, o dia 24 de Dezembro era dedicado a Adão e Eva e a sua  história costumava ser encenada nas igrejas. Como representação do paraíso era usada uma árvore carregada de frutos.
Os cristãos ganharam então o hábito de montarem essa alegoria em suas casas com árvores que, com o passar dos tempos, foram ficando cada vez mais decoradas: as estrelas simbolizando a Estrela de Belém, as velas simbolizando a luz de Cristo e as rosas em homenagem à Virgem Maria.
Durante os séculos XVII e XVIII este hábito tornou-se tão popular entre os povos germânicos, que estes atribuíram a criação da árvore de Natal ao seu congênere Martins Luther, (Martinho Lutero em português), fundador do protestantismo. Reza a lenda germânica que Lutero ao passear durante uma noite limpa pela floresta, observou o efeito das estrelas no topo das árvores e trouxe essa imagem para a sua família na forma de uma árvore com uma estrela no topo e decorada com velas.
Mas foi só durante o século XIX que a árvore de Natal se começou a difundir pelo resto do mundo, muito graças à contribuição da monarquia britânica. O príncipe Alberto, o marido de origem alemã da rainha Vitória, montou uma Árvore de Natal no palácio real britânico. Foi então tirada uma fotografia da família real junto à árvore, fotografia essa que foi publicada na revista “Illustrator London News”, no Natal de 1846.

http://origemdascoisas.coml /Príncipe Alberto e família junto à Árvore de Natal no palácio real britânico - (Natal de 1846).



No entanto, como o uso de árvores adornadas tem origem pagã, a adoção da Árvore de Natal foi muito mais rápida nos países nórdicos e no mundo anglo-saxônico.
Já nos países católicos, como Portugal, a Árvore de Natal foi ganhando aceitação muito lentamente, pois a tradição de Natal eram os presépios, como única decoração da sua celebração.
Só a partir de meados do século XX é que a Árvore de Natal começou a ser mais aceite em Portugal, já que antes dessa altura era pouco popular nas cidades e completamente ignorada nas zonas rurais.
Mas o tempo não parou e o costume começou a enraizar-se ao ponto de, atualmente, já fazer parte da tradição natalícia portuguesa.

Selecionei algumas , espero que gostem . 




























 

Como ter uma saúde melhor : How to have better health:

Dicas de saúde ovelhinhas , feliz sábado !

 
NINGUÉM gosta de adoecer.
 A doença é inconveniente e ainda por cima gera despesas. Além de se sentir mal, você talvez não consiga trabalhar, estudar, ganhar dinheiro ou cuidar de sua família. Pode ser que você precise de cuidados e tenha de pagar por remédios e tratamentos caros.
Não é à toa que as pessoas costumam dizer: “É melhor prevenir do que remediar.” Embora nem sempre seja possível evitar ficar doente, você pode fazer muito para retardar o aparecimento de uma doença ou até mesmo se prevenir contra certas doenças. Veja cinco hábitos que podem ajudar você a ter uma saúde melhor desde já.

 1 TENHA UMA BOA HIGIENE

Itens usados para uma boa higiene
Segundo uma agência do Ministério da Saúde do Brasil, lavar as mãos é “a melhor maneira de prevenir o desenvolvimento de infecções”. Esfregar o nariz ou os olhos com as mãos contaminadas por germes é uma das formas mais fáceis de pegar um resfriado ou uma gripe. Por isso, a melhor defesa é lavar as mãos regularmente. Uma boa higiene também pode evitar a transmissão de doenças mais graves como pneumonia e disenteria, que anualmente resultam na morte de mais de 2 milhões de crianças com menos de 5 anos. Até mesmo a transmissão do mortal vírus ebola pode ser minimizada pelo simples hábito de lavar as mãos.
Em certas situações, lavar as mãos é especialmente importante para proteger sua própria saúde e a de outros. Você deve lavar as mãos:
  • Depois de usar o banheiro.
  • Depois de trocar fraldas ou de ajudar uma criança a usar o banheiro.
  • Antes e depois de tratar um ferimento ou corte.
  • Antes e depois de ficar perto de alguém doente.
  • Antes de preparar, servir ou tomar uma refeição.
  • Depois de espirrar, tossir ou assoar o nariz.
  • Depois de tocar num animal ou em excrementos de animais.
  • Depois de manusear lixo.
Além disso, é importante lavar as mãos corretamente. Pesquisas mostram que uma grande porcentagem de pessoas que usam banheiros públicos não lava as mãos ou não as lava de forma correta. Qual é a maneira certa de lavar as mãos?
  • Molhe as mãos com água corrente limpa e depois use sabão.
  • Esfregue as mãos até formar espuma, não esquecendo de limpar as unhas, os polegares, as costas das mãos e entre os dedos.
  • Esfregue por pelo menos 20 segundos.
  • Enxágue em água corrente limpa.
  • Seque com um pano limpo ou papel-toalha.
Essas são medidas simples, mas podem prevenir doenças e salvar vidas.

 2 USE ÁGUA DE FONTE SEGURA

Um copo de água limpa e fatias de limão
Em alguns países, o esforço para conseguir suficiente água limpa faz parte do dia a dia de muitas famílias. Mas em qualquer parte do mundo isso pode se tornar um problema se a fonte de água potável ficar contaminada por causa de enchentes, tempestades, tubulações danificadas ou outros problemas. Quando a água não vem de uma fonte segura ou não é armazenada corretamente, ela pode causar infecções provenientes de parasitas, além de cólera, diarreia aguda, febre tifoide, hepatite e outras doenças. A água contaminada é uma das causas de aproximadamente 1,7 bilhão de casos de doenças diarreicas todos os anos.
Você pode fazer muito para diminuir as chances de ficar doente ou até se prevenir contra certas doenças
Na maioria das vezes, a cólera é contraída quando uma pessoa ingere água ou alimentos que foram contaminados com matéria fecal de pessoas infectadas. Mesmo logo após um desastre natural, você pode tomar medidas para se proteger caso a água esteja contaminada. Como?
  • Certifique-se de que a água que você usa para beber — além da água usada para escovar os dentes, fazer gelo, lavar louça, lavar alimentos e cozinhar — seja de uma fonte segura, como uma empresa de abastecimento público que trate a água de forma adequada ou garrafas lacradas de um fornecedor confiável.
  • Se houver alguma possibilidade de a água de sua casa estar contaminada, ferva-a antes de usá-la ou trate-a com produtos químicos apropriados.
  • Se usar produtos químicos, como cloro ou pastilhas purificadoras de água, siga cuidadosamente as instruções do fabricante.
  • Use filtros de qualidade, se estiverem disponíveis a um preço acessível.
  • Se não houver nenhum produto para tratamento de água, adicione duas gotas de água sanitária para cada litro de água, misture bem e então deixe a água repousar por 30 minutos antes de usá-la.
  • Sempre armazene água tratada em recipientes limpos e cobertos a fim de evitar uma possível recontaminação.
  • Certifique-se de que todo utensílio — por exemplo, uma concha — que entre em contato com seu estoque de água tratada esteja limpo.
  • As mãos devem estar limpas ao manejar recipientes de água; não mergulhe as mãos nem os dedos na água usada para beber.

 3 CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO

Alimentos saudáveis de vários grupos de alimentos
É impossível ter boa saúde sem uma boa nutrição e, para ter boa nutrição, você precisa de uma alimentação saudável e balanceada. Talvez seja necessário prestar atenção à quantidade de sal, gordura e açúcar que você ingere, bem como ao tamanho das porções. Inclua frutas, legumes e verduras em sua dieta e coma alimentos variados. Ao comprar arroz, cereais, massas ou pão, prefira os integrais. Esses alimentos são mais ricos em fibras e nutrientes que os feitos com grãos refinados. Quanto às proteínas, coma pequenas porções de carnes magras e procure comer peixe duas vezes por semana, se possível. Em alguns países, também é possível encontrar alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas.
Se comer muito açúcar e gordura, você pode acabar com sobrepeso. Para diminuir esse risco, beba água em vez de bebidas adocicadas. Procure comer mais frutas, em vez de doces. Limite a ingestão de gordura sólida, encontrada em alimentos como linguiça, carne, manteiga, queijo, bolo e biscoito. E, ao cozinhar, use óleos mais saudáveis em vez de gordura sólida.
Muito sal, ou cloreto de sódio, na comida pode aumentar sua pressão sanguínea a um nível prejudicial à saúde. Se você tem pressão alta, leia as informações nas embalagens para limitar a ingestão de sódio. Em vez de sal, use ervas e especiarias para temperar suas refeições.
O quanto você come pode ser tão importante quanto o que você come. Por isso, durante as refeições, pare de comer assim que estiver satisfeito, mas não cheio.
Um problema relacionado à nutrição é o risco de intoxicação alimentar. Qualquer comida pode causar intoxicação se for preparada ou armazenada de forma incorreta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, milhões de pessoas ficam doentes todo ano por causa de alimentos contaminados e muitos morrem. O que você pode fazer para evitar esse problema?
  • Legumes e verduras podem ter sido cultivados em solo adubado com estrume, por isso, lave-os cuidadosamente antes de prepará-los.
  • Lave as mãos, a tábua de corte, os utensílios, os pratos e a bancada da cozinha com água quente e sabão antes de preparar cada item.
  • Para evitar contaminação cruzada, lave bem uma superfície que esteve em contato com ovos, carne, frango ou peixe crus antes de usá-la para preparar alimentos.
  • Cozinhe o alimento até a temperatura certa e ponha imediatamente na geladeira qualquer item perecível que não será consumido logo.
  • Jogue fora itens perecíveis que tenham ficado por mais de duas horas a uma temperatura entre 21°C e 23°C ou que tenham ficado por mais de uma hora a uma temperatura acima de 32°C.

 4 PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Uma bola de futebol e um par de chuteiras
Seja qual for a sua idade, você precisa praticar atividades físicas regularmente para ficar em forma. Muitas pessoas hoje não se exercitam o suficiente. Por que praticar exercícios é importante? Porque isso pode ajudar você a:
  • Dormir bem.
  • Manter a mobilidade.
  • Manter os ossos e os músculos fortes.
  • Alcançar ou manter um peso saudável.
  • Diminuir o risco de depressão.
  • Diminuir o risco de morte prematura.
Se não praticar exercícios, é mais provável que você:
  • Sofra de doenças do coração.
  • Sofra de diabetes tipo 2.
  • Desenvolva pressão alta.
  • Venha a ter colesterol alto.
  • Sofra um derrame.
O tipo de atividade física mais adequado para você depende de sua idade e de suas condições de saúde. Por isso, é melhor consultar seu médico antes de começar um programa de exercícios. Várias fontes recomendam que crianças e adolescentes realizem todo dia pelo menos 60 minutos de atividades moderadas a intensas. Adultos devem praticar 150 minutos de atividades moderadas ou 75 minutos de atividades intensas toda semana.
Escolha uma atividade que seja divertida. Você talvez goste de basquete, tênis, futebol, caminhada, ciclismo, jardinagem, natação, canoagem, corrida ou outro exercício aeróbico. Como você pode saber se uma atividade é moderada ou intensa? Em geral, uma atividade moderada é aquela que faz você suar; na intensa, fica difícil você conversar.

 5 DURMA O SUFICIENTE

Um quarto quieto e relaxante
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201506/como-ter-saude-melhor/
A quantidade de sono necessária varia de pessoa para pessoa. A maioria dos recém-nascidos precisa dormir entre 16 e 18 horas por dia; crianças de 1 a 3 anos, cerca de 14 horas; e crianças de 3 a 4 anos, aproximadamente 11 ou 12 horas. Crianças em idade escolar em geral precisam de pelo menos 10 horas de sono; adolescentes, talvez 9 ou 10 horas; e adultos, de 7 a 8 horas.
Descansar o suficiente não deve ser opcional. Segundo especialistas, dormir o suficiente é importante para:
  • O crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
  • O aprendizado e a retenção de novas informações.
  • Manter equilibrados os hormônios que afetam o metabolismo e o peso.
  • A saúde cardiovascular.
  • A prevenção de doenças.
Não dormir o suficiente está relacionado à obesidade, depressão, doenças cardíacas, diabetes e acidentes trágicos. Com certeza, essas são boas razões para procurar dormir o suficiente.
Então, o que você pode fazer para melhorar seu sono?
  • Procure ir dormir todos os dias no mesmo horário e tente acordar na mesma hora todos os dias.
  • Faça do seu quarto um lugar quieto, escuro, relaxante e que não seja muito quente nem muito frio.
  • Não veja televisão nem use aparelhos eletrônicos enquanto estiver na cama.
  • Deixe sua cama o mais confortável possível.
  • Evite refeições pesadas, cafeína e álcool antes de dormir.
  • Se você seguir essas dicas e ainda tiver insônia ou outros distúrbios do sono — como sonolência excessiva durante o dia ou falta de ar enquanto dorme — talvez seja melhor consultar um profissional de saúde qualificado.

Proteja sua saúde

Embora sua saúde seja afetada por fatores além de seu controle — como condições econômicas, disponibilidade de recursos, e assim por diante —, é bem provável que você consiga adotar algumas das sugestões dadas neste artigo. Como disse um homem sábio dos tempos antigos, a pessoa inteligente é aquela que “tem visto a calamidade e passa a esconder-se”. — Provérbios 22:3.
Os leitores das Escrituras Sagradas se sentem consolados pela promessa segura de que, em breve, “nenhum residente dirá: ‘Estou doente.’” (Isaías 33:24) * Enquanto isso, faça todo o possível para proteger sua saúde e a dos a quem você ama.





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