Você não precisa concordar com a mensagem, mas é certo que muitas hashtags fizeram parte da sua vida nos últimos anos.
Essa nova categorização da vida e ideias se tornou tão poderosa que é possível contar a história recente da nossa sociedade, apontando as principais tendências e debates políticos, usando apenas hashtags.
Quer tentar?
Vamos lá:
#EleNão, #BlackLivesMatter, #MeToo ,#MeuAmigoSecreto #PrimeiroAssédio, #NãoVaiTerCopa, #VemPraRua #ForaTemer, #ForaPT, #SeraQueÉRacismo, #MexeuComUmaMexeuComTodas.
Algumas "#" dessa espécie ajudaram, há alguns anos, a criar a expressão "ativismo de hashtag", uma atualização da era digital para "ativismo de sofá". A ideia era criticar a turma que adora fazer muito barulho, mas apenas nas redes sociais. Volta e meia a expressão ressurge, seja quando uma manifestação soa pouco eficaz, seja quando a proposta da hashtag não tem efeito imediato. Mas esse rótulo, que contém boa dose de ironia, faz sentido? Considere que muitos "muros" que separavam as vidas online e offline já eram. O que significa, então, uma hashtag ser bem sucedida? Foi por meio de uma hashtag popular que, em 2015, Beatriz*, 30, contou ter sido abusada por um parente que havia cometido a mesma agressão, sistematicamente, contra todas as mulheres de sua família durante a infância e a adolescência delas. O relato causou tristeza, mas não surpreendeu amigas, que dividiam nos comentários histórias parecidas.
Elas não foram as únicas. Mais de 80 mil tuítes foram catalogados pela #PrimeiroAssédio.
Além do caráter de desabafo e da visibilidade dada a um problema cuja dimensão, à época, não era percebida, essa avalanche ofereceu uma amostra de dados sobre idade e local de abuso de mulheres brasileiras. Nos EUA, a #MeToo, campanha contra a cultura do assédio no ambiente de trabalho, gerou até junho de 2018 mais de 400 acusações dentro de empresas.
"O uso de uma hashtag como estratégia de 'vamos cercar vocês com esse conteúdo' tem um poder de sensibilização muito forte", afirma Mariana Valente, diretora da Internet Lab, centro de pesquisa independente em direito e tecnologia. Se é verdade que uma hashtag sozinha não faz verão, também é certo que, entoada em coro, ela pode causar algumas te
As hashtags podem
operar tanto a partir de uma manifestação espontânea de um sujeito que
pode viralizar, porque há um interesse por parte das pessoas naquele
assunto, quanto a partir de construções com base em eventos, com
estratégias
Lucas Calil, pesquisador da DAPP-FGV
... - Veja mais em
https://tab.uol.com.br/edicao/hashtag#frases-1?cmpid=copiaecola
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As hashtags podem
operar tanto a partir de uma manifestação espontânea de um sujeito que
pode viralizar, porque há um interesse por parte das pessoas naquele
assunto, quanto a partir de construções com base em eventos, com
estratégias
Lucas Calil, pesquisador da DAPP-FGV
... - Veja mais em
https://tab.uol.com.br/edicao/hashtag#frases-1?cmpid=copiaecola
stade As hashtags podem operar tanto a partir de uma manifestação espontânea de um sujeito que pode viralizar, porque há um interesse por parte das pessoas naquele assunto, quanto a partir de construções com base em eventos, com estratégias Lucas Calil, pesquisador da DAPP-FGVs
"Antes tudo era dividido em seções, como em um supermercado onde cada item tem o seu lugar. As
hashtags permitiram que as próprias pessoas pudessem criar suas
classificações para a informação", diz Ronaldo Lemos, advogado e diretor
do ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio). "E isso provocou uma revolução na forma como a informação se organiza", completa. Lemos também explica que, além de funcionar como um classificador, a hashtag passou a ter significado próprio. Como
nos casos das campanhas e movimentos citados no início deste TAB. "Ela é
representativa porque concentra em uma reprodução gráfica bem definida e
própria das redes sociais a associação direta a um assunto sintetiza o sentimento de um debate que está quente na sociedade ou uma ideia no ar que ainda não tomou forma Dá liga, aglomera.
"As hashtags podem operar tanto a partir de uma manifestação espontânea de um sujeito que pode viralizar, porque há um interesse por parte das pessoas naquele assunto, quanto a partir de construções com base em eventos, com estratégias Lucas Calil, pesquisador da DAPP-FGV ".
As famosas hashtags (#) são muito conhecidas aqui no Brasil como “jogo da velha”, tem como significado o que está acontecendo quase que em tempo real.
As hashtags quando são utilizadas em conjunto com uma palavra ou frase, viram um hiperlink, que nada mais é a ligação dentro das redes sociais, de maneira que os usuários possam se conectar e visualizar o que outros usuários compartilharam com a mesma hashtag buscada.
A utilização das hashtags foi iniciada no Twitter, mas hoje já é bastante utilizada em outras redes sociais como: Facebook, Instagram, Youtube, Google+ e Pinterest.
Além de gerar mais engajamento entre os usuários da mesma hashtag, ela também serve para agrupar o conteúdo das publicações de acordo com o tema, como se fosse uma categoria em um site.
Por exemplo: Se você pesquisar no Instagram #Praia# você vai encontrar imagens de vários usuários que visitaram ou que interessam por praias.
Adicionar legenda |
Agora é possível seguir hashtags no Instagram; entenda!
Além disso, o Direct poderá se tornar um app separado do Instagram
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sintetiza o sentimento
de um debate que está quente na sociedade ou uma ideia no ar que ainda
não tomou forma. Dá liga, aglomera.... - Veja mais em
https://tab.uol.com.br/edicao/hashtag#tematico-2?cmpid=copiaecola
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não tomou forma. Dá liga, aglomera.... - Veja mais em
https://tab.uol.com.br/edicao/hashtag#tematico-2?cmpid=copiaecola
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