A Produtora Cultural Luzia de Moraes Freire
Esta visitando Cabeceira de Bastos uma vila portuguesa da sub-região do Ave, pertencendo à região Norte e ao distrito de Braga, com 6 574 habitantes (2021) no seu perímetro urbano.
O município é subdivido em 12 freguesias:
Abadim, Alvite e Passos. Arco de Baúlhe e Vila Nune.
Basto, Bucos, Cabeceiras de Basto, Cavez, Faia, Gondiães e Vilar de Cunha Pedraça
Refojos de Basto, Outeiro e Painzela,Rio Douro
A produtora brasileira Luzia Freire Moraes visitou na quinta e sexta-feira (17 e 18 de fevereiro) alguns espaços culturais de Cabeceiras de Bastos, fez conexão com alguns dos espaços mais importantes do patrimônio cultural cabeceirense e assistiu algumas manifestações que dão corpo à atividade cultural neste conselho e conceitos.
Luzia potencializou Ecos de Basto, confirmada sua presença a cineasta e escritora baiana numa sessão com a pianista portuguesa Joana Gama, que acontece a partir das 14h00 quinta-feira na, Academia de Música, ao Campo do Seco, iniciativa que acontece no âmbito de um projeto de Residências Artísticas a realizar-se em Cabeceiras de Basto.
O deslocamento de Luzia Moraes a Cabeceiras de Basto aconteceu a convite do Município, numa intermediação produzida pelo técnico superior Francisco Freitas e por Liliane Barbosa, artista plástica brasileira e “designer” de interiores, a residir temporariamente em Refojos de Bastos, foi uma freguesia portuguesa do Município de Cabeceiras de Basto.
A Lenda do Basto
O Basto - estátua de um guerreiro galaico-lusitano do século I a.C. A estátua "O Basto" representando um guerreiro lusitano personifica a "raça" das gentes da região, a sua alma e as suas tradições. Nela, os habitantes de Cabeceiras revêm a sua coragem e a sua honradez, dando origem a uma lenda através da qual o povo explica o nome da região.
Não somente a importância dos tratados entre os Países lusófonos Brasil Portugal, vale ressaltar a magnitude e riqueza deste Intercambio Cultural.
Conhecendo:
Tratados e Acordos entre Portugal e Brasil
Declaração sobre a entrada em vigor do Tratado de Amizade. Cooperação e Consulta
Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta
Tratado sobre Transferência de Pessoas Condenadas
Acordo sobre Serviços Aéreos
Acordo sobre Exercício Atividades Remuneradas por parte Dependentes Pessoal Diplomático, Consular, Administrativo e Técnico e de Apoio ou Serviço.
Protocolo de colaboração na Área dos Arquivos.
Acordo para evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre o Rendimento.
Protocolo de Operacionalização da Convenção para evitar a Dupla Tributação
Memorando de Entendimento que estabelece mecanismos de consulta bilaterais em matéria de cooperação para o desenvolvimento.
Convênio entre o Departamento Cultural do Itamaraty e o Instituto Camões do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Acordo sobre Segurança Social entre Portugal em Brasil
Memorando de Entendimento sobre cooperação antártica assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016.
Memorando de Entendimento para a criação de um prêmio de literatura infantil e juvenil, assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016
Memorando de Entendimento entre a Agência Brasileira de Cooperação e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, sobre cooperação técnica para o desenvolvimento em benefício de terceiros países, assinado por ocasião da XII Cimeira Brasil-Portugal – Brasília, 1º de novembro de 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.