por Alaor Vieira - Movimento Sociedade Organizada em Saúde (MSOS) / Grito dos Excluídos Continental
Autorizado Repost e adaptação para o Blog
Concedido pelos organizadores |
Concedido pelos organizadores |
Concedido pelos organizadores |
Ativistas e militantes de centenas de instituições e movimentos sociais participaram da organização do 28° Grito dos Excluídos, com o tema "Brasil: 200 anos de (In)dependência para quem?
O Ato deste 7 de setembro do Grito dos Excluídos e Excluídas questionou ao bicentenário da proclamação da Independência do Brasil; as comemorações do Bicentenário da Independência que começaram com a chegada do coração de D. Pedro I. Indicando uma valorização da historiografia e dos "heróis nacionais". E no contraponto social, os movimentos se organizam para dar voz a quem não teve desde o famoso Grito do Ipiranga.
O Grito dos Excluídos, teve sua origem na 2ª Semana Social Brasileira (1994), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB. Nesta edição, os atos se realizaram em centenas de cidades por todo território nacional; sob o Mote "Por Terra, Teto, Pão e Democracia - Pão e Viver Bem", milhares de lideranças se reuniram na manhã fria e chuvosa na Praça da Sé na capital paulistana. Os atos marcaram com suas atividades de protestos contra o desgoverno do Presidente da República Jair Bolsonaro (PL), que, por sua vez, ao comparecer nas comemorações do dia da proclamação da independência, ousou por promover Misoginia e Enaltecer seu Órgão Sexual; manchando ainda mais a imagem, história e memória do povo brasileiro.
A enfermagem se fez presente nesta união, para reivindicar seus direitos que já estão dez anos nesta luta pelo piso salarial, que foi vetado por vossa excelência o Ministro Barroso, de baixo de chuva, sem o aporte de nenhuma instituição ou partido político.
São guerreiros e guerreiras, que deixam suas famílias, dedicam suas vidas para cuidar de outras vidas, trabalham na linha de frente confrontando todas enfermidades, porque os descaso com seus direitos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.