O principal objetivo desta data é a promoção e divulgação de causas relativas aos arquivos públicos a nível mundial. Além disso, o Dia Internacional dos Arquivos também busca conscientizar o público sobre a importância dos arquivos para a preservação da memória de uma sociedade.
O Dia Internacional dos Arquivos foi criado durante a Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional dos Arquivos, em novembro de 2007.
A escolha do dia 9 de junho é uma homenagem ao dia em que a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) criou a CIA, em 1948.
Como forma de comemoração, o Arquivo Nacional, localizado na cidade do Rio de Janeiro, faz exposições e apresentações ao público, além de conscientizar as pessoas sobre o papel deste órgão para o funcionamento e desenvolvimento da nossa sociedade.
Igualmente, os estados brasileiros possuem arquivos especializados para a guarda da documentação produzida pelos seus governos.
Arquivo Nacional:
O Arquivo Nacional foi criado em 2 de janeiro de 1838, no período regencial e tinha como objetivo guardar toda a documentação produzida pelo Estado.Assim, podemos encontrar ali o original da Lei Áurea e o registro de entrada dos imigrantes que chegaram ao Brasil. Da mesma forma guarda fotografias, mapas, acervo sonoro e películas.
Com a proclamação da República, continuou com a cumprir com sua função e lá podemos encontrar vários documentos sobre a Ditadura Militar como aqueles relativos à censura aos meios de comunicação.
Outras importantes instituições que guardam documentos no Brasil são a Biblioteca Nacional (RJ), o Museu Imperial, em Petrópolis/RJ e a Cinemateca Brasileira (SP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.