sexta-feira, 8 de junho de 2018

Educação: Abertura para falar de sexo.Education: Open to talk about sex.

  Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?
  

A infância? A adolescência?

 Segundo o sexólogo Bruno Inglês, essa idade não existe. O importante, diz, é que os pais criem "um espaço de abertura" para conversar e tirar dúvidas aos filhos.

Um espaço que pode ser difícil de conquistar tendo em conta o ritmo de vida atual, avisa o especialista: 
"Quando os pais mal veem os filhos", é difícil criar esse espaço.
 Mas quando os pais são "esclarecidos" e há "rotinas de vida social em comum" as coisas acontecem com naturalidade. 
"Uma série de televisão, por exemplo, pode suscitar o tema", refere o sexólogo ao CM, aconselhando os pais a responderem apenas ao essencial. 
"As respostas mais eficazes são as curtas e simples, sem excesso de informação. 
Não vale a pena responder a mais do que é perguntado, nem grandes discursos.
 As crianças e jovens são práticos e contentam-se com respostas simples".
 Bruno Inglês destaca ainda a importância de fazer sempre um "enquadramento afetivo" quando se dá informação sobre "aspectos biológicos ou métodos contraceptivos" para não tornar o tema da sexualidade "muito frio e cru".
 "Deve sempre relacionar-se sexualidade com afetividade", diz o sexólogo. 
E sublinha a necessidade de transmitir a informação correta:
 "Hoje há muito acesso à informação pela internet, mas muita não é correta.
 A informação mais esclarecida deve ser a que advém de pais e professores. 
É a essa informação que os jovens dão mais credibilidade". 

"O SEXO MANTÉM A PAIXÃO":

 Rute Penedo, Manequim 27 anos Qual é a sua arma de sedução? 
É a minha descontracção.
 Qual a importância do sexo na sua vida?
 O sexo é muito importante para manter uma relação e a paixão. 
Que artigo compraria numa sex shop?
 Uma lingerie. Como foi a 1.ª vez? 
Foi na praia e foi pouco agradável. 
Verão é a estação do sexo?
 É o Verão, o Outono, o Inverno e a Primavera. Fica disponívelquando..
. O meu coração está sempre aberto. José Sócrates ou Ronaldo?
 Ronaldo, claro. Faz muito o meu género.

 PROFESSORES  NEM TODOS ESTÃO PREPARADOS.

 A educação sexual passou a ser obrigatória nas escolas, do 1º Ciclo ao Secundário, não como disciplina específica, mas de forma transversal. 
Mas a queixa mais apontada é que falta preparação aos docentes. 
"Os professores têm dificuldade em abordar o tema. 
Muitos têm questões por resolver.
 Falta dar formação ou colocar nas escolas técnicos", defende Bruno Inglês.

NÃO FORÇAR O TEMA.

 Os pais não devem forçar o tema da sexualidade mas quando, por exemplo, desconfiam de que os filhos iniciaram a vida sexual, devem falar com eles desde que o façam "com naturalidade" e sem "invadir a sua privacidade".

 AMIGOS SÃO FONTE ;

Um estudo de 2001, do sexólogo Nuno Nodin, indica que 55,2% dos jovens adultos obtiveram informação sobre os contraceptivos que usam junto de amigos, enquanto 49,6% recorreu aos pais e 23,4% aos professores.

 VIGIAR USO DA NET.

 Os pais devem "estar atentos e monitorar" o uso da internet, em especial das redes sociais, MSN e chats, defende Bruno Inglês: "De vez em quando devem entrar nos quartos e ver o que estão a fazer." 

ADIAR RESPOSTAS .

"Os pais devem dar informação correcta, o que significa que se não souberem devem adiar a resposta e dizer ‘vou procurar saber e depois digo-te’ e nunca dizer que não sabem ou ‘não é para a tua idade’", afirma o especialista.

 Dúvidas ao longo do tempo.

Explica se que, na primeira infância, as perguntas sobre sexo costumam ser.
 "O que é?", "Como é feito?" e outras curiosidades simples, ainda bastante distantes da prática.

Até os 5 anos, os pais se preocupam mais se as crianças estão tocando as partes íntimas, e se fazem isso na frente dos outros, afirma Laura. O importante, nesse caso, é explicar para o menor que isso não pode ser feito o tempo todo, que ele está na fase de brincar e se divertir, acrescenta a especialista.

"A partir do momento em que a criança se aproxima da adolescência, surgem questões mais elaboradas, sobre as mudanças do corpo, sobre como se faz sexo, como usar camisinha, como evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST), além de dúvidas sobre masturbação, desejo, excitação, sexo oral ou anal, e orgasmo", enumera Laura.

Com esse "empurrão" hormonal, vem também a primeira menstruação e a primeira ejaculação espontânea. Em média, isso ocorre aos 12 anos, mas entre 9 e 16 ainda é considerado um período normal.

De acordo com a sexóloga, os adolescentes em geral vivem quatro grandes dilemas nessa difícil fase de transição: sexual (fazer ou não, e como), profissional (qual carreira seguir), existencial (quem eu sou, do que gosto e qual é o meu grupo) e tóxico (como lidar com álcool, cigarro e drogas).
A maior dificuldade é falar: as pessoas têm medo de que uma conversa estimule o sexo, ou receio de dizer algo errado. Mas ninguém tem todas as respostas"


"A casa deve ser um complemento da escola, um porto seguro, e os pais precisam estar abertos ao diálogo, apoiar uma educação sexual de qualidade, conversar sobre prática, prazer, afeto e diversidade", aponta Laura.

Os limites, segundo a sexóloga, vão até o ponto em que algo não fere a pessoa e seu parceiro tanto física quanto emocionalmente. Além disso, não se deve fazer nada só para agradar ao outro, nem se sentir pressionado pelo companheiro ou por colegas.

"O jovem vai estar pronto para o sexo quando estiver bem informado e amadurecido. É preciso se perguntar: 'Estou pronto? Quero mesmo?'", ressalta.

E não deve haver nenhuma distinção de ensinamentos para meninos e meninas, segundo Laura.

"Às vezes, as pessoas acham que é preciso criar diferente, mas a educação deve ocorrer da mesma forma. O que difere são as fases de cada um, cada gênero vai ter um grau de amadurecimento conforme a experiência de vida e outros fatores, mas as dúvidas são muito parecidas", diz.

8 lições

"Sexo é diferente de sexualidade. Sexo é o ato em si, já sexualidade é o jeito de cada um ser no mundo, homem ou mulher, de se relacionar com as emoções, os sentimentos e o mundo ao redor. O sexo é apenas um aspecto da sexualidade – que existe desde a infância", compara a autora.

Ainda, que há um terceiro conceito, o de gênero, que é a identidade sexual de cada pessoa, um conjunto de jeitos de ser que pode depender ou não do sexo com o qual se nasce.

"Precisamos de uma flexibilização desses significados, dos papéis, e refletir o que realmente é da mulher e do homem, com tolerância e múltiplas possibilidades".
A casa deve ser um complemento da escola, um porto seguro, e os pais precisam estar abertos ao diálogo, apoiar uma educação sexual de qualidade (...)"


O segundo capítulo do livro, por sua vez, é destinado à história da sexualidade humana, pois o que vivemos , é fruto de uma série de questões culturais, de repressão sexual (principalmente feminina), do surgimento da Aids e da emancipação da mulher.
 Com essa retrospectiva, é possível entender como o ser humano chegou até aqui e por que o sexo ainda é um tabu.

Em seguida, vem o papel dos pais e professores na educação sexual de crianças e adolescentes.

"É preciso olhar para si antes de educar os outros, ver quais são seus valores e crenças.
 Os adultos de hoje, por exemplo, não usavam redes sociais quando eram adolescentes, então precisam entender um pouco mais sobre o uso da internet nos relacionamentos, com quem os filhos falam, o que publicam".

Por outro lado, os jovens têm que compreender que o sexo pertence ao mundo privado, e não ao público, razão pela qual deve haver limites.

"Muitas vezes, não nos damos conta do quanto expomos coisas .



Seu filho aprende certo se voçê ensinar o certo.
Melhor aprender com a verdade mesmo que for difícil
Meninos possuem pênis , meninas vagina

Eles sabem que possuem órgãos diferentes

Vieram do ato sexual e não de sementes

Não é a cegonha que trás

Isto é certo ensinar

Existem opções sexuais ensine pois também ocorre vida sexual

O ato não  é eletricidade , mais pode gerar um filho ou uma doença então você pode ter uma sobre carga



Aprenda a ensinar leia , se preciso consulte um especialista , psicólogo ou sexólogo.


Criança, adolescente,  precisa de informação isso evita abuso.

Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/educacao-abertura-para-falar-de-sexo
Afinal qual é a idade aconselhada para abordar o tema da sexualidade com os mais novos?

Ler mais em: https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/educacao-abertura-para-falar-de-sexo

O homem fatura 1.000 libras por ano reclamando de maionese e ele tem conselhos. The man makes 1,000 pounds a year complaining about mayonnaise and he has advice.

Vá aqui no Brasil não funciona não ! Risos.


 Chris Owen faz cerca de 90 libras por mês graças ao seu gemido tático , reclamar.
Chris Owen odeia maionese.

 
 E ele diz que ganha cerca de 90 libras por mês reclamando sobre seu uso indesejado de alimentos que ele pede em restaurantes.
O diretor de Relações Públicas, de 39 anos, de High Wycombe, Buckinghamshire, disse que sempre diz aos funcionários quando há um problema com sua comida, e geralmente sai com um prato grátis ou um desconto.
"O pior culpado é o hambúrguer  eles sempre colocam maionese em hambúrgueres", disse ele.

"A maionese é um tirano  um tempero e muito arrogante.

"Acha que faz tudo melhor, mas não faz."


 Chris, apelidado de "o maior queixoso da Grã-Bretanha" pelo The Sun , disse que prefere ser conhecido como o melhor em não suportar serviços e erros.

E ele aconselhou outros clientes a falar quando há problemas com pedidos.

Ele disse à BBC que ganha cerca de mil libras por ano enviando comida maionese de volta depois de pedir especificamente que sua comida venha com "não".

Chris acrescentou que ganha dinheiro reclamando de outros elementos de serviço também.
 No total, ele estima que ele fez cerca de 3 mil libras desde que começou a reclamar.

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Chris Owen odeia maionese. E ele diz que ganha cerca de 90 libras por mês reclamando sobre seu uso indesejado de alimentos que ele pede em restaurantes.

O diretor de Relações Públicas, de 39 anos, de High Wycombe, Buckinghamshire, disse que sempre diz aos funcionários quando há um problema com sua comida, e geralmente sai com um prato grátis ou um desconto.

"O pior culpado é o hambúrguer - eles sempre colocam maionese em hambúrgueres", disse ele.
Melhor que ketchup?
    As pessoas pensam que resolveram o mistério do que o U representa no sanduíche clube

"A maionese é um tirano de um tempero e muito arrogante.

"Acha que faz tudo melhor, mas não faz."

Chris, apelidado de "o maior queixoso da Grã-Bretanha" pelo The Sun , disse que prefere ser conhecido como o melhor em não suportar serviços e erros.

E ele aconselhou outros clientes a falar quando há problemas com pedidos.

Ele disse à BBC que ganha cerca de mil libras por ano enviando comida maionese de volta depois de pedir especificamente que sua comida venha com "não".

Chris acrescentou que ganha dinheiro reclamando de outros elementos de serviço também.

 No total, ele estima que ele fez cerca de 3 mil libras desde que começou a reclamar.
Chris iria mandar isso de volta. Veja as fotos abaixo.
O diretor do PR explicou que seu ódio pela maionese é profundo, mas também detesta outro condimento popular.

 Ele disse que o creme de salada é simplesmente "mayo por procuração".

Chris disse que uma vez ele ganhou uma pizza grátis depois de mencionar o uso excessivo de flocos de pimenta, e ganhou £ 400 em compensação devido a um forno mal ajustado.

O morador de High Wycombe pediu aos outros clientes que parem de tolerar isso e que é sempre bom reclamar se você o fizer de maneira educada.












 

Menina de 3 anos, desenha amigo imaginário e sua descrição é absolutamente aterrorizante.Girl of 3 years, draws imaginary friend and its description is absolutely terrifying.

Ola ovelhinhas vamos de curiosidade !

 A descrição assustadora de uma jovem garota de seu amigo imaginário deixou as pessoas um pouco preocupadas.
 É tão estranho, na verdade, que alguns estão convencidos de que ela está sendo assombrada por um fantasma.
A atriz norte-americana Natalie Morales compartilhou uma foto de uma peça de revista em que os jovens foram convidados a descrever e desenhar seus amigos de fantasia.
Uma criança, Ruby, três anos, chamou a atenção de Natalie.

 Seu amigo faz de conta é, bom ...
"Esta é a minha mãe imaginária grata", explica a criança na reportagem.
"Seus cílios amarelos significam que ela pode ver no escuro - ela só vem me ver durante a noite.
"Me assusta às vezes, mas eu sempre quero que ela volte. 
Ela tem dois bebês em sua barriga.
 Ela tem 14 anos, mas nunca pode ter um aniversário."
Sim, é uma coisa e tanto, não é?
Outros concordaram e compartilharam seus pensamentos sobre o genuinamente aterrorizante "amigo"  a de Ruby.






 

Dia Mundial dos Oceanos. World Oceans Day.

Existem muitos mistérios com relação a eles mas , também possui seus encantos !

O Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day) é celebrado em 8 de junho.
O objetivo desta data é relembrar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta Terra. E, para isso, são realizadas várias atividades de conscientização civil sobre os perigos enfrentados atualmente pelos oceanos.
Os oceanos constituem dois terços da superfície terrestre e são o principal regulador térmico do planeta. Hoje, o grande desafio é minimizar o impacto que as atividades humanas estão provocando nos oceanos.
É importante conscientizar governos, populações e demais entidades para a urgência de criar medidas que protejam os oceanos.

Oceano

Dia Mundial dos Oceanos 2018:

Anualmente, o Dia Mundial dos Oceanos apresenta um tema diferente. Em 2018, o tema escolhido para celebrar esta data é: “Prevenir a poluição plástica e encorajar soluções para um oceano saudável".

Origem do Dia dos Oceanos

O Dia dos Oceanos foi criado durante a Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que ocorreu no Rio de Janeiro.
A data é celebrada desde 1992, no entanto a ONU (Organização das Nações Unidas) apenas oficializou a comemoração em 2008.

Frases

  • Só jogue no rio (ou no mar) o que o peixe pode comer.Ziraldo, cartunista
  • O mar não é um obstáculo: é um caminho. Amyr Klink, navegador
  • O oceano nos deu a vida, está na hora da gente retornar o favor. Sylvia Earle, oceanógrafa
  • Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida. Jacques Cousteau, oceanógrafo.


O Dia do Oceanógrafo é comemorado anualmente em 8 de junho.
Esta data é uma homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar os oceanos do planeta: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Antártico e Glacial Ártico.
Igualmente, pesquisam sobre as zonas costeiras em geral, lagos e rios, e tudo o que pode impactar no ecossistema dos oceanos.
Aliás, nesta mesma data também é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos (World Ocean Day), com o objetivo de lembrar a importância da preservação dos oceanos para garantir o equilíbrio da vida no mundo. Por isso, o dia 8 de junho foi escolhido para ser a data de celebração do profissional que se dedica inteiramente ao estudo dos oceanos.
Para se tornar um Oceanógrafo é preciso gostar de ciências exatas e cursar a faculdade de Oceanografia. No Brasil existem várias universidades que tem este curso como a UFRGS, UERJ e USP.
Dia do Oceanógrafo

Atividades para o Dia do Oceanógrafo:

Diversas ações de conscientização civil são feitas durante o Dia do Oceanógrafo, como a recolha de lixo em praias e oceanos, seja por estudantes de oceanografia ou ONG’s de proteção ambiental, exposições e palestras sobre a importância dos mares em nossas vidas.

Frases:

Um dos maiores oceanógrafos do século XX foi o francês Jacques Cousteau (1910 – 1997) e assim selecionamos algumas frases de sua autoria sobre os oceanos:
  • Tenho esperança de que um maior conhecimento do mar, que há milênios dá sabedoria ao homem, inspire mais uma vez os pensamentos e as ações daqueles que preservarão o equilíbrio da natureza e permitirão a conservação da própria vida.
  • Água e ar, os dois fluídos essenciais e dos quais toda a vida depende, se tornaram o saco a lixeira universal.
  • O mar, o grande unificador, é a única esperança do homem. Agora, mais do que nunca, a velha frase tem um significado literal: estamos todos no mesmo barco.

Confira, então, as principais características dos oceanos da Terra:

Oceano Pacífico:

O Pacífico é o maior oceano do nosso planeta, responsável por recobrir quase que um terço da superfície terrestre, perfazendo uma área de aproximadamente 165 milhões de km2. Basicamente, ele apresenta em sua porção leste o continente americano e, a oeste, o continente asiático e a Oceania. O Estreito de Bering, localizado ao norte e responsável pela divisão da América do Norte com a Ásia, permite a comunicação do Pacífico com o Oceano Glacial Ártico.
A vasta área ocupada pelo Oceano Pacífico faz com que ele apresente uma grande relevância climática, pois é nele que boa parte das massas de ar e correntes marítimas é produzida. E isso sem falar nas anomalias e alterações climáticas cíclicas, tais como o El Niño, o La Niña e a Oscilação Decadal do Pacífico.
A origem do nome desse oceano está na crença antiga dos navegadores de que as suas águas eram as mais calmas do planeta. Hoje, no entanto, sabemos que suas águas não têm nada de pacíficas, a depender da localidade em que se navega.

Oceano Atlântico:

O Atlântico é o segundo maior oceano do planeta Terra, com uma área de aproximadamente 106 milhões de km². É circundado de forma não contínua pelo continente africano a leste e pelas Américas a oeste, além de possuir uma ampla comunicação com o Ártico e a Antártida. Ao menos até o final do século XX, o Atlântico foi considerado a principal via comercial intercontinental da Terra, posto que está sendo gradativamente transferido ao Pacífico.
O surgimento do Atlântico pode ser considerado geologicamente recente, há cerca de 150 milhões de anos. A sua origem está relacionada com a movimentação das placas tectônicas, que transformou o antigo continente Gondwana em América do Sul e África.
A origem do nome Atlântico vem, segundo algumas versões, de Atlas, um titã da mitologia condenado por Zeus a sustentar a abóboda do céu em suas costas. Durante a Idade Media, esse oceano foi chamado de Mar do Norte e só recebeu novamente seu nome original após a difusão do célebre mapa-múndi elaborado por Mercator no século XVI.

Oceano Índico:

O Índico possui uma área com cerca de 73 milhões de km² e, por isso, é o terceiro maior oceano do planeta. É circundado de forma não contínua pela Oceania e Ásia a leste, pela Ásia ao norte e pela África a oeste. Possui uma complexa ligação com o Mar Mediterrâneo pelo Mar Vermelho e o Canal de Suez.
Assim como o Atlântico, o Índico também surgiu da separação do continente Gondwana, na Era Mesozoica, sendo o mais novo entre todos os oceanos da Terra. Em sua parte sul, as águas são mais frias; já nas áreas mais próximas ao continente asiático, elas encontram-se mais aquecidas, o que favorece o clima de Monções, cujos efeitos são mais sentidos na Índia.
O Oceano Índico, em algumas localidades, é também chamado de “Mar das Índias”, em referência às Índias Orientais, onde os antigos navegantes partiam em busca de especiarias e outros produtos. Antes da expansão colonial europeia, o Índico era a principal rota comercial marítima do planeta.

Oceano Glacial Ártico:

Como já mencionamos, o Glacial Ártico tecnicamente não é um oceano, mas sim um grande conjunto de mares, conforme as reclassificações mais recentes. No entanto, assim como o Glacial Antártico, a sua denominação permanece.
Sua área total corresponde a 21 milhões de km² e estende-se ao norte do Círculo Polar Antártico dos continentes asiático, europeu e americano. A maior parte de sua superfície, no entanto, encontra-se congelada em uma área imprecisa, pois aumenta no inverno polar (de seis meses) e diminui no verão.

Oceano Glacial Antártico:

O Oceano Antártico ou Oceano Austral é o conjunto de águas posicionadas ao sul do Círculo Polar Antártico e que circundam o continente da Antártida, formando um prolongamento das águas dos oceanos Ártico, Antártico e Índico.
A área desse oceano foi delimitada pelo Tratado da Antártida, realizado em 1956, e perfaz um total aproximado de 20,3 milhões de km². Apesar das baixas temperaturas, apresenta uma grande biodiversidade, ao contrário do Ártico, incluindo pinguins, focas, leões-marinhos, cetáceos, plânctons e outros.
Vamos preservar .











Beijos da Zenaide Santos SA , Zen.