Vamos escolher hummm !
O termo
“Criatividade” há muito deixou de ser
exclusivamente destinado a artistas. Cada vez mais as empresas vem
aplicando métodos criativos e estimulado seus funcionários a
pensar diferente.
A finalidade principal é atingir os resultados que costumam acompanhar
um time criativo, resultados esses definidos por outros termos como
“inovação”, “diferencial” e mesmo “renovação”.
A influência da criatividade na realização de mudanças significativas
para as empresas é o principal motivo pelo qual empregadores se
interessam por profissionais que tenham capacidade de pensar diferente e
que cultivam a
imaginação para
solucionar problemas.
A velocidade com que o mercado se transforma requer profissionais
capazes não apenas de acompanhar esse movimento, mas também entendê-lo e
utilizar as ferramentas e ideias mais adequadas para navegá-lo.
Você se considera um profissional criativo? Se ainda não, gostaria de
se tornar um? Então veja abaixo uma lista das 7 profissões que estão em
alta no setor e aproveite para conferir as vagas de emprego em cada
carreira.
Designer de Games:
O
Designer de Games
atua desde a concepção dos personagens e cenários até a modelagem 3D e
estudo do roteiro. É responsável também pela adaptação do jogo para as
diversas plataformas.
Uma carreira promissora considerando que o Brasil já é o 4º maior
consumidor do mercado mundial de games e o 12º entre os países que mais
geram receita no setor. E o melhor: a oferta de vagas hoje é maior do
que a quantidade de profissionais, o que significa uma área aquecida com
altos salários.
De acordo com a nossa ferramenta de análise, que examina os salários
das vagas disponíveis no nosso site, o salário médio do Designer de
Games hoje é de
R$3.950, aproximadamente 120% maior que a
Web Designer:
Combina design e programação para criar produtos digitais, como
aplicativos, sites, portais e plataformas. Seu objetivo é construir algo
visualmente atrativo e, ao mesmo tempo, de fácil utilização,
direcionado à experiência do usuário (UX).
A chave para se tornar um web designer de sucesso é estar atualizado
em relação às novas tecnologias e conhecer bem o público para quem está
criando. Quais são as características e hábitos das pessoas que utilizam
ou irão utilizar seu produto? Assim é possível atender o maior desejo
da geração: ter acesso a produtos e serviços extremamente
personalizados.
Vloguer /Youtuber:
Trabalhar de forma independente, definindo seus próprios horários e
produzindo seu próprio conteúdo para um público fiel soa como o trabalho
ideal, não é? Por isso a carreira de vloguer tem atraído a atenção de
tantos jovens, que gravam, editam e postam vídeos online na esperança de
tornarem-se os próximos influenciadores digitais.
Mas para transformar essa vontade em carreira é preciso mais do que
uma câmera e uma ideia criativa. É preciso ter boa dicção, noção de
edição de vídeos e, de preferência, um diferencial que destaque a sua
ideia das milhões de outras que já estão online. Além disso, é
importante estar atento às políticas da plataforma onde pretende
divulgar seu trabalho e ao perfil do seu público, a fim de produzir
conteúdo atrativo.
Diretor de Arte:
|
por: Bruno Saes – Redator e Analista de Conteúdo do Grupo Impacta |
Pode atuar em diversas áreas, como publicidade, cinema, Internet,
games, entre outras. Sua função, contudo, é a mesma em qualquer que seja
o setor: concepção da identidade visual de um projeto, com base em
muita pesquisa.
O Diretor de Arte precisa ser inventivo, estudar bastante a área de
design e ter habilidades de liderança, além de forte interesse por
aprendizado constante, afinal, quanto mais informação recolher sobre
assuntos gerais, mais rico será seu trabalho, pois conseguirá buscar
referências em seu conhecimento e experiências. Por isso a curiosidade é
característica essencial para o cargo.
Roteirista:
É um maestro para os projetos. Cria narrativas e diálogos da história
de um vídeo, filme, peça de teatro, jogo etc. O roteiro é um guia e,
portanto, o roteirista dá a direção para seu time. Assim, deve ter
conhecimento profundo do projeto e participar desde o seu princípio.
Com a expansão dos vídeos na Internet e do mercado de games, esse
profissional está entre os mais procurados pelas empresas. É valorizado
na área criativa por ser capaz de traduzir emoções, envolver o público e
estruturar ideias para as telas.
Fotógrafo:
Seja qual for a área de atuação – fotojornalismo, publicidade,
cobertura de eventos, etc criatividade é parte essencial do
cotidiano desse profissional.
Com cada vez mais espaço para divulgação de seus trabalhos na web, os
fotógrafos ainda têm grande demanda no mercado e devem continuar
valorizados por um bom tempo.
Especialista em Design Thinking:
O Design thinking pode ser definido como uma ferramenta muito útil na
criação de estratégias de negócios, já que leva o “modo de pensar do
design” para o mundo corporativo. Essa forma de encarar os negócios com
mais criatividade está sendo implementado cada vez mais por empresas
inovadoras.
O profissional especializado em Design Thinking é o responsável por
mudar a forma como os colaboradores encaram as tarefas de uma empresa,
passando a valorizar quesitos como empatia, colaboração e
experimentação, além de auxiliar nas tomadas de decisão.
E então, qual área melhor se encaixa no seu perfil?