terça-feira, 8 de maio de 2018

A LENDA DA VITÓRIA RÉGIA. THE LEGEND OF VICTORY RÉGIA.

Lembro quando meus avós contavam lendas era cada imaginação eu viajava !

 É conhecida pelo nome de vitória-régia uma das maiores plantas aquáticas do mundo.
Com um aspecto exuberante e ornamental, ela pertence à família Nymphaeceae e é nativa da região amazônica. É dotada de folhas circulares, enormes, que podem alcançar até 2,5 metros de diâmetro. Seus bordos alcançam até 10 cm e revelam uma face inferior espinhenta e avermelhada.
 Possui ainda uma notável capacidade de flutuação, devido a uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar em sua face interior.
A superfície da folha apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, o que também auxilia na sua capacidade de flutuar, até mesmo sob chuvas fortes.
A vitória-régia depende bastante das inundações do rio Amazonas para a sua sobrevivência, pois à medida que as águas sobem, crescem também as suas hastes (pecíolos), que ficam longuíssimos, chegando a medir até cinco metros de comprimento.
O nível alto das águas permite à plante viver cerca de dois anos.
 Caso as águas se mantenham baixas, a planta não consegue sobreviver.
Os povos indígenas locais conhecem-na pelos nomes de Uapé, Iapucacaa, Aguapé-assú, Jaçanã, ou Nampé; os índios guaranis ainda a chamam de Irupé.
Seu nome mais popular, porém, surge a partir da iniciativa de um pesquisador inglês que levou as sementes para serem plantadas, nos jardins do palácio real em Londres.
 Lá, a planta recebeu o nome de Vitória, em homenagem à famosa rainha do fim do século XIX.
Além de sua destacada beleza e perfume, a raiz da vitória-régia é um tubérculo parecido com a mandioca (inhame), rico em amido e sais minerais, e por isso mesmo é consumido frequentemente pelos locais.
 Seu cultivo é delicado, e seu desenvolvimento só acontece em meio ao calor equatorial, tendo ainda pouca tolerância ao frio.
Suas flores brotam nos meses de janeiro e fevereiro, e duram apenas 48 horas, abrindo somente à noite e apresentando cores brancas no primeiro dia e rosadas no segundo e final dia, com várias camadas de pétalas.
 Suas pétalas podem ainda atingir até trinta centímetros de diâmetro e, no meio delas, encontra-se um botão circular onde estão localizadas uma grande quantidade de sementes, que irão se depositar no fundo das águas, a cada mês de agosto.
 À medida em que recebem a ação dos raios solares, elas se enterram no lodo e endurecem.
Tais sementes constituem uma fonte de alimento para os índios e também para as aves da região. Estas últimas, aliás, são responsáveis por espalhar as sementes da vitória-régia, perpetuando assim sua existência.
 A lenda da vitória -régia, uma das mais conhecidas do folclore brasileiro, pertence à cultura do norte em virtude de ter nascido nessa região do país. 
Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia.

Segundo essa lenda indígena e amazônica, a vitória -régia é originalmente uma índia que se afogou após se inclinar no rio para tentar beijar o reflexo da lua.
 Para os índios, a lua era Jaci, por quem a índia estava apaixonada.
Jaci costumava namorar as índias mais bonitas da região. 
Naiá, que viria a ser transformada na vitória -régia, era uma dessas índias que esperava ansiosa pelo encontro com o deus.
As índias que Jaci namorava eram levadas para o céu e transformadas em estrelas. Apesar da tribo alertar Naiá que ela deixaria de ser índia se fosse levada por Jaci, ela estava apaixonada e, conforme o tempo passava, desejava cada vez se encontrar com ele.
Certa noite, sentada à beira do rio, a imagem da lua estava sendo refletida na água. 
Assim, parecendo estar diante de Jaci, inconscientemente Naiá se inclina para beijá-lo e cai no rio despertando da ilusão.
No entanto, apesar do seu esforço, não consegue se salvar e morre afogada.
Ao saber o que tinha acontecido com Naiá, Jaci ficou bastante comovido e por esse motivo quis homenageá-la.  
Em vez de transformá-la em uma estrela como fazia com as outras índias, a transformou em uma planta aquática, a vitória-régia, que é conhecida como a estrela das águas.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.