sábado, 14 de abril de 2018

Conheça 5 expressões populares e suas possíveis origens. Get to know 5 popular expressions and their possible origins.

Realmente eu não sei em outros países , mais os brasileiros são criativos quando se fala em ditados populares, sorri a toa e da cara do próximo. Risos.


 Para que você continue sua descoberta linguística e cultural, reunimos mais algumas frases que você deve ter ouvido muitas vezes por aí.


1 – Do arco da velha

 
Fonte da imagem: google

Dependendo da sua idade, talvez você não diga isso com muita frequência, mas já deve ter ouvido alguém dizer por aí que tal filme é bizarro demais, inacreditável, “do arco da velha”. Mas, afinal, que arco? Que velha? Quê? Aparentemente, a expressão tem origem bíblica e o tal arco é, na verdade, o arco-íris, representando o pacto entre Deus e Noé: “Estando o arco nas nuvens, eu ao vê-lo recordar-me-ei da aliança eterna concluída entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que há na terra” (Gênesis 9:16).

2 – Memória de elefante





Antes memória do que forma física. Essa expressão é literal e bem direta: ela começou a ser usada porque o elefante é um dos animais que mais se lembram de tudo o que é ensinado a eles. É por isso que o bichinho é sempre um dos grandes queridinhos dos donos de circo, por ser fácil adestrá-lo.

 

3 – Lágrimas de crocodilo




Não adianta fazer chantagem e fingir que está chorando, pois algumas pessoas sabem quando estão diante de lágrimas de crocodilo. Isso tudo tem origem no fato de que o animal, enquanto está comendo, tem suas glândulas lacrimais espremidas e, por isso, chora enquanto devora sua presa.

 

4 – Passar a mão na cabeça



Expressão usada quando se quer dizer que uma pessoa resolve perdoar a outra por piedade ou excesso de proteção. A origem disso está no costume judaico de receber novos fiéis, com as mãos sobre a cabeça enquanto bênçãos são proferidas.

 

5 – Gatos pingados



Aquela festa não estava boa, tinha só uns gatos pingados. A origem da expressão tem a ver com um costume japonês antigo de punir pessoas e animais – especialmente os gatos – com queimaduras feitas por óleo quente. Depois disso, o termo começou a ser usado para indicar coisas sem assistência nem entusiasmo.



Baleia fora d´água  . Quer chamar alguém de gordo , o que não é nada certo !




 Malandro é o gato que dorme em cima do telhado , para não pagar aluguel, esperto !




Beijos e me visitem , compartilhem grata.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.