domingo, 1 de abril de 2018

Queridinha das Pin-Up Girls, uma tendência que vira e mexe volta à moda, eternizada.

O que é Pin-up ?     Bom dia divas !

Pin-up é uma expressão em inglês que tem origem no verbo pendurar. Mas o conceito mais conhecido é uma referência ao estilo pin-up, representado em fotografias, pinturas ou desenhos de mulheres que eram publicados em antigas revistas femininas, calendários, cartazes ou catálogos de produtos.

A expressão ficou muito conhecida porque durante o período da II Guerra Mundial os soldados tinham o hábito de pendurar essas imagens nas paredes dos alojamentos.

 A expressão pin-up se tornou popular entre no início da década de 40.
 As pin-ups era representadas por imagens de mulheres mais sensuais ou provocativas, mas que transmitiam um pouco de ingenuidade.

Além de representar um estilo estético as pin-ups acabaram sendo uma tendência pioneira de comportamento mais livre, porque não era comum que mulheres fossem fotografadas dessa maneira sensual.

Quase sempre as pin-ups eram atrizes ou modelos da época. A bailarina e atriz Betty Grable e a modelo Bettie Page são consideradas as precursoras do estilo.

Apesar da expressão ter sido criada entre 1940 e 1950 existem registros de imagens do estilo ainda no século XIX, por volta do ano de 1890. Um exemplo disso são os cartazes dos antigos cabarés franceses ou de propagandas que foram considerados de vanguarda para a época.

Saiba mais sobre o significado de Vanguarda.

O pintor peruano Alberto Vargas foi o primeiro a usar imagens de pin-ups em suas obras e por esse motivo ficou conhecido como o “pai das pin-ups”.

Atualmente o termo é mais usado para definir uma tendência estética do que um comportamento. As pin-ups de hoje buscam repetir o estilo clássico das modelos, quase sempre composto por batom vermelho, olhos bem delineados, cabelos no estilo rockabilly e roupas em estilo retrô.

Hoje em dia o estilo pin-up faz parte da cultura pop e é usado até mesmo como fantasia. O estilo faz parte do mercado de produtos no estilo retrô e vintage.

São exemplos do estilo pin-up moderno Amy Winehouse, Dita Von Tesse e Katy Parry.

O que é Vintage:

Vintage significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade.

Trata-se de um estilo de vida que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e que se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas.

As roupas vintage são roupas antigas, clássicas, como as peças jeans ou roupas copiadas das décadas anteriores, como o vestido de estampa poá (bolinhas), por exemplo.

As pin-ups dos anos 50 e 60 - perfil de mulher clássica e feminina, mas com ar retrô, sedutor e ingênuo ao mesmo tempo - é outro exemplo de moda vintage.

Mas, não são vintage apenas roupas antigas. Segundo jornalistas de moda e stylists, roupas com tecidos propositadamente desgastados também são chamados vintage, justamente por terem uma aparência de usado, antigo e de pertencerem a outra época.

Até mesmo as camisetas e shorts de rock dos anos 80 e 90 podem se enquadrar no conceito de moda vintage, por fazerem parte de um estilo considerado ultrapassado e que marcou uma época. As roupas vintage são facilmente encontradas em brechós.

Algumas pessoas começam a considerar algum objeto ou roupa como vintage quando esta tem no mínimo mais do que 20 anos de idade.

Artigos dos anos 80 e 90 podem também ser classificados como "novo vintage", enquanto que artigos com pelo menos 50 anos são categorizados como "verdadeiro vintage".

O termo também é usado para os automóveis antigos, charmosos e muito requisitados para as cerimônias de casamento.

Outra designação atribuída à palavra vintage tem origem anglo-francesa, e é usada pelos enólogos para designar um ano de boa colheita de uvas, em que as condições climáticas e outros fatores favoreceram a produção de um vinho com qualidade diferenciada.

O famoso Vinho do Porto, por exemplo, recebe essa designação quando a colheita é de reconhecida qualidade. Também devido à grande capacidade de envelhecimento, o seu preço é bem mais elevado.
Vintage e Retrô

Existe uma dúvida a respeito das diferenças entre os conceitos de vintage e retrô.

O conceito retrô (com origem na palavra francesa rétrospectif) se refere a um artigo (roupa, por exemplo) que está fora do estilo predominante na atualidade (neste caso, como o exemplo dado foi a roupa, um estilo retrô seria um estilo que não faz parte da moda atual).


Bettie Page era muito mais do que uma modelo bonita: era simplesmente a melhor. Carismática, ousada, exótica, com um olhar e sorriso inocentes, Bettie brilhou como nunca antes na indústria da moda.
Bettie Mae Page nasceu no dia 22 de abril de 1923 em Nashville, Tennessee. Segunda de seis filhos do casal Walter Roy Page e Edna Pirtle, Bettie passou seus primeiros anos viajando por todo o país com seus pais em busca de estabilidade financeira.

 Uma das atrizes mais populares de Hollywood, presença marcante em vários musicais, ícone do technicolor foi, sem dúvida, BETTY GRABLE.

Bonita e desinibida, atuava, cantava, dançava e tinha um par de pernas esculturais, que no futuro seriam asseguradas em milhões de dólares.

Elizabeth Ruth Grable nasceu em St. Louis (EUA), em 18 de dezembro de 1916. Era a caçula de três filhos. Seus pais eram Lillian Rose (1889-1964) e John Charles Grable (1883-1954). Ganhou o apelido Betty ainda criança.


























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.