sábado, 30 de julho de 2022

O Projeto Origem foi realizado no domingo dia 10 de julho de 2022 em parceria com o Projeto Bella'S Plus suas integrantes e a produtora cultural executiva Tina Caldeira, Mah Silva e a professora Luciana Moreira idealizadora do projeto das bonecas. The Origin Project was carried out on Sunday, July 10, 2022 in partnership with the Bella'S Plus Project, its members and the executive cultural producer Tina Caldeira, Mah Silva and the teacher Luciana Moreira, creator of the dolls project.

 O Projeto Origem foi realizado no domingo dia 10 de julho de 2022 em parceria com o Projeto Bella'S Plus suas integrantes e a produtora cultural executiva Tina Caldeira, Mah Silva e a professora Luciana Moreira idealizadora do projeto das bonecas.

Foi uma super oficina, ensinar é um meio de empreender através de práticas sustentáveis, é um dos pilares para o desenvolvimento da oficina de bonecas africanas. Uma vez que a maioria do lixo que descartamos não tem um destino adequado, gerando um impacto social e ambiental desolador.  

A oficina de bonecas africanas valoriza o trabalho artesanal e visa o reconhecimento de nossas raízes, tendo em vista que os povos africanos tiveram papel essencial na construção de nosso país.  

Além disso, o artesanato é uma forma de manifestação cultural que resgata a maneira de ser, pensar e viver de um povo, e contribui ao incremento de geração de renda por meio da sustentabilidade. As bonecas, são símbolos de resistência histórica e cultural, não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias.

Considerando o contexto atual da sociedade, em que cada dia mais pessoas adoecem e se deparam com diversos transtornos que as desequilibram, o artesanato vem como uma ferramenta de cuidado e bem estar. A oficina nasceu de um desejo em promover um trabalho manual e terapêutico, além de geração de renda para o público em geral. Através dela, é possível viabilizar o contexto étnico racial, uma vez que para a execução é utilizado recursos e componentes do povo africano (cor da pele, vestimentas coloridas e adornos), além disso é trabalhado a percepção anatômica, pois se trata da referência de um corpo humano.
A professora Luciana Moreira realiza este trabalho com educandos também.

A ACAA.PESP,  Articuladores Políticos e Consultores Políticos do Estado de São Paulo foi uma grande parceira concedendo o espaço para a Realização da Oficina. http://acaapesp.org.br/acaapesp/

Foi uma tarde grandiosa, de múltiplo aprendizado, educação ambiental, educação cultural, empreendedorismo, administração, trabalho em equipe, terapia.

A fotógrafa Aline Seixas e a Jornalista Zenaide dos Santos SA estavam presentes registrando esse grandioso evento.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.