quarta-feira, 23 de maio de 2018

Lótus da Índia, Flor de Lótus ou Lótus Sagrado. Lotus of India, Lotus Flower or Sacred Lotus.

Ela é uma planta da família das ninfáceas mesma família da vitória régia !

É olhada com respeito e veneração pelos  povos orientais, ela é frequente associada ao Buda por representar a pureza emergindo imaculada de águas lodosas.
No Japão por exemplo, essa flor é tão admirada que quando chega a primavera, o povo costuma ir até aos lagos pra ver o botão transformando em flor.


Ninféias: Diferenciam-se da Vitória-régia pela ausência de borda nas folhas e alcançam maior
altura em relação a superfície da água. Também são confundidas com a flor de Lótus
que pertence a outro gênero.



As flores são grandes, vistosas, cor-de-rosa ou brancas, perfumadas, formadas durante o verão.
Fruto grande, perfurado, com sementes comestíveis.
Também é isolada, brancas com margens rosadas, pode chegar até 25 cm de diâmetro.
Exala perfume suave, ótima para arranjos florais, abre na primavera e início do verão.
Permanece aberta durante dois dias, perdendo suas pétalas na noite seguinte, deixando o fruto a mostra.



Folhas:
 
 São Caducas ( É o nome dado as plantas que perdem suas folhas em uma determinada época do ano, geralmente nos meses mais frios e sem chuva). É de formato orbicular, chega a atingir 35 cm.


Cuidados: Deve ser plantada preferencialmente, em laguinhos e espelhos d`água.
*Requer sol pleno na maior parte do dia.
*É muito sensível a geadas.
*É muito rústica, quase não dá trabalho, dispensa regas.



Também propagam-se na primavera por sementes por divisão de rizomas.
*Exige adubação pelo menos uma vez por ano com torta de mamona esterco bem curtido ou húmus de minhoca.

O Templo de Lótus (“Lotus Temple”) em Nova Délhi é um templo como nenhum outro na Índia – e não só por sua forma única.  Neste post, vou explicar porque o Templo de Lótus é um lugar tão especial e diferente, além de dar dicas práticas para uma visita.

A palavra criativa de Deus, em cada revelação, é entregue à humanidade por intermédio de Seus Profetas e Mensageiros.  As três Figuras Centrais da Fé Bahá’í são o Báb (1819-1850), Bahá’u’lláh (1817-1892) e ‘Abdu’l-Bahá (1844-1921).
O panfleto conta as histórias dessas três figuras, que eu não vou contar aqui – o importante é que a unicidade da humanidade, a investigação independente da verdade, e a origem comum de todas as religiões são entre os princípios mais importantes da religião.  Assim, os templos Bahá’ís são espaços que convidam os povos de todas as religiões e raças a sentarem juntos em um ambiente de paz e meditação.

As “Casa de Adoração” Bahá’í e o Templo de Lótus:

A religião Bahá’í tem sete “Casas de Adoração” em sete regiões diferentes do mundo.  A mais nova é o chamado “Templo de Lótus” em Nova Délhi.

IMG_04711

O projeto foi “inspirado na flor do lótus, flor extremamente bonita e símbolo de pureza que está inseparavelmente associada à adoração e à religião na Índia.”
  O Templo de Lótus tem nove lados, igual os outros seis templos Bahá’í – pois nove “é o dígito mais elevado e simboliza o todo, a unicidade e a unidade.”
Dentro do Templo de Lótus (como todos os templos Bahá’ís), às vezes tem leituras das escrituras sagradas da religião – mas fora desses momentos, todos são bem-vindos para meditar e orar em silêncio.  Não são permitidos nenhum tipo de palestras, rituais, etc.
Este espaço de paz é especialmente valioso em um lugar como a Índia, em uma cidade como Délhi.  Parece um mundo aparte do caos que reina em bairros como Velha Délhi ou Paharganj, por exemplo.  O templo também é rodeado por jardins tranquilos com muitas flores.

IMG_0462

Então, mesmo para quem não é uma pessoa “espiritual”, o Templo de Lótus é um ótimo lugar para escapar da loucura da Índia por um tempinho, para relaxar em paz, e para simplesmente sentar em lindo silêncio com os seus pensamentos.  Sim, é bonito do lado de fora – mas o ambiente dentro do templo também é muito legal – e diferente de todos os outros templos que um viajante pode visitar na Índia.

Dicas para visitar o Templo de Lótus:

O Templo de Lótus está aberto para visitas das 09:00-19:00 de abril até setembro, e das 09:30-17:30 de outubro até março.
É possível chegar no Templo de Lótus de metrô – pegue a “Violet Line” (linha violeta) até a estação “Kalkaji Mandir”.  Já é possível ver o templo desde o trem, antes de chegar nessa estação – e tem até uma vista boa do templo da plataforma da estação mesmo!

IMG_0412

Saindo do metrô, o caminho para o templo já vai ser mais ou menos claro – pegue a avenida que passa cruzando abaixo da linha do metrô, e você vai chegar direto na entrada do templo.


IMG_0458

  São as palavras do Bahá’u’lláh – o “prometido” da religião – que aparecem no panfleto que o templo fornece:
“Ninguém se deve orgulhar por amar o seu próprio país, antes deverá ter orgulho por amar o mundo inteiro.  A terra é um só país, e a humanidade os seus cidadãos.”









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.