domingo, 20 de maio de 2018

Doença misteriosa faz garoto de 4 anos ter aparência de idoso . Mysterious disease makes a 4 year old boy look like an old man.

Vamos de curiosidades conhecer para entender !

 
Uma estranha doença acometeu o pequeno Bayezid Shikdar. O garoto, de apenas 4 anos, tem a aparência de um idoso e ninguém sabe o porquê.
Nas últimas semanas, médicos do Bangladesh chegaram a um diagnóstico contundente: o garoto tem excesso de pele, o que dá a aparência de uma pessoa mais velha. Não só isso, Bayezid Shikdar também tem problemas cardíacos, de audição e de visão. A causa, porém, ainda é investigada.
Bayezid Shikdar foi hospitalizado na cidade de Daca, no Bangladesh, país onde ele reside. O garoto é filho de agricultores, que não têm condições para bancar as despesas médicas.
Um grupo de médicos aceitou examinar e tratar Bayezid Shikdar gratuitamente. No entanto, demorou um pouco para que a família do garoto conseguisse chamar a atenção para o problema. Em entrevista à agência de notícias AFP, o pai do menino, Lablu Shikdar, disse que vendeu o único terreno de posse da família para pagar hospitais.
“Já o levamos a curandeiros, tentamos tratá-lo com plantas naturais, mas não mudou nada. Este hospital é a nossa última esperança”, disse Lablu Shikdar.

Benjamin Button?

Os médicos inicialmente procurados pela família de Bayezid Shikdar afirmaram que o garoto tinha progéria.
 A doença genética em questão tem como principal sintoma o envelhecimento acelerado a partir do nascimento.
Progéria é uma condição genética rara conhecida por deixar as crianças com a aparência envelhecida. Embora nasçam aparentemente saudáveis, a maioria dos bebês diagnosticados começa a exibir os sintomas da doença perto dos 2 anos de idade.
 Os sinais mais comuns são perda de gordura corporal e de cabelos, além de rigidez das articulações. Com o passar do tempo, problemas como osteoporose e disfunções cardiovasculares também surgem. Segundo a Progeria Research Foundation, atualmente cerca de 400 crianças apresentam essa condição genética no mundo.
 A doença ainda não tem cura, mas já existem tratamentos para desacelerar o aparecimento dos sintomas.
Progéria síndrome de Hutchinson-Gilford   é uma condição genética  rara conhecida por deixar as crianças com a aparência envelhecida. Embora nasçam aparentemente saudáveis, a maioria dos bebês diagnosticados começa a exibir os sintomas da doença perto dos 2 anos de idade.
 Os sinais mais comuns são perda de gordura corporal e de cabelos, além de rigidez das articulações. Com o passar do tempo, problemas como osteoporose e disfunções cardiovasculares também surgem. Segundo a Progeria Research Foundation, atualmente cerca de 400 crianças apresentam essa condição genética no mundo.

A doença ainda não tem cura, mas já existem tratamentos para desacelerar o aparecimento dos sintomas.  Existe nos Estados Unidos, uma das únicas associações que desenvolve estudos sobre a condição genética.
A Progeria Research Foundation nasceu da iniciativa dos médicos Leslei Gordon e Scott Berns, pais de Sam, um menino que em 1998 também foi diagnosticado com progéria. Em menos de 4 anos, eles arrecadaram US$ 1,25 milhões de dólares e ajudaram a desenvolver o primeiro tratamento para a doença na história da medicina. O caso do menino ficou conhecido em todo o mundo depois da estreia do documentário A vida de acordo com Sam, produzido pela HBO.

É o mesmo mal retratado no filme “O curioso caso de Benjamin Button”, estrelado por Brad Pitt.
 No longa, Pitt nasce idoso e fica jovem com o tempo.
Entretanto, os médicos que aceitaram tratar Bayezid Shikdar gratuitamente reforçaram que novos exames deveriam ser feitos. Com isso, perceberam que o menino não tinha progéria.
O motivo é simples. Em casos de progéria, o envelhecimento fica acelerado com o tempo. Com Bayezid Shikdar, a situação foi diferente: nos últimos meses, o garoto deixou de envelhecer – ou seja, um sinal de melhora.

Diagnóstico:

Os médicos ainda estão investigando qual é a doença de Bayezid Shikdar. No entanto, imagina-se que o garoto sofra de algum mal causado pela consanguinidade.
Culturalmente, nas zonas rurais de Bangladesh, pessoas da mesma família se casam com frequência. A prática traz consequências para seus filhos, incluindo doenças nunca diagnosticadas antes.

 Principais características da criança:
 
A primeira e principal característica da Progeria é que a doença causa uma diminuição muito acentuada na taxa de crescimento do bebê durante o primeiro ano de vida. No entanto, a criança continua se desenvolvendo intelectualmente, adquirindo novas capacidades.
As principais alterações na aparência vão surgindo a partir do segundo ano de idade e incluem:
- Rosto fino com queixo pequeno;
- Cabeça muito maior que o rosto;
- Perda de cabelo, incluindo cílios e sobrancelha;
- Atraso acentuado na queda e crescimento de novos dentes;
- Pele fina e com veias visíveis;
- Olhos salientes e com dificuldade para fechar as pálpebras.


Porém, ao longo do desenvolvimento da doença também surgem problemas de saúde como:

Dificuldade para ouvir;
Inflamação das articulações;
Ossos frágeis que sofrem fraturas constantes;
Desenvolvimento de diabetes;
Problemas cardiovasculares, como hipertensão e insuficiência cardíaca.

Como é feito o tratamento:

Não existe uma forma de tratamento específica para esta doença e, por isso, o médico sugere alguns tratamentos de acordo com os problemas que vão surgindo. Entre as formas de tratamento mais utilizadas estão:
- Uso diário de aspirina: permite manter o sangue mais fino, evitando a formação de coágulos que podem provocar infartos ou AVC;
- Sessões de fisioterapia: ajudam a aliviar a inflamação das articulações e fortalecer os músculos, evitando fraturas fáceis;
- Cirurgias: são utilizadas para tratar ou evitar problemas graves, especialmente no coração.
- Além disto, o médico também pode receitar outros remédios, como Estatinas para reduzir o colesterol, ou hormônios de crescimento, caso a criança esteja muito abaixo do peso, por exemplo.

 Segue as fotos : 


Bayezid Shikdar






https://www.teamenzoprogeria.com/donate.html e Enzo



Casos no Brasil:

Até o momento, os casos catalogados em território nacional são os de:
  • Bianca Pinheiro, em Campina Grande Do Sul;
  • Rafaelle Idaline dos Santos, em Campo Limpo Paulista;
  • Mônica C. S, em Caruaru;
  • Nathan Feitosa, em Natal;
  • Jocélia Silva.
Apesar de, no Brasil, aparecerem mais casos de portadoras do sexo feminino, em escala mundial, os números apontam o contrário. Segundo dados, o sexo masculino é 5 vezes mais afetado que o feminino. Em questões étnicas, 97% dos casos são de indivíduos caucasianos (brancos).



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.