terça-feira, 22 de maio de 2018

Flor de Baobá, sim nasceu no Brasil. Dizem que é a Árvore do Pequeno Príncipe. Flor de Baobá, yes it was born in Brazil. They say it's the Little Prince's Tree.

Boa tarde ovelhinhas! Muito interessante vamos conhecer essa emocionante História da natureza linda de Viver!


  Com o nome de Baobá (Adansonia digitata), a mais exótica linda planta que se puder ver vai se encantar. Dizemos pesquisadores que ela é praticamente um ecossistema, porque pode sustentar sozinha a vida de inúmeras criaturas.

 Ela possui uma flor exuberante a árvore chamada Baobá citada no livro “O Pequeno Príncipe”, escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry.
Aqui estão algumas  fotos que foram feitas da Praça Faria Neves, em Dois Irmãos estado de Recife.
A  outra foi postada no Facebook por Severino Ramos Cordeiro e acreditem o post teve quase 90 mil compartilhamentos e 1,7 mil comentários de pessoas deslumbradas com a beleza da árvore e da flor.

Mas sua história e seu tamanho é realmente para ficar encantado (a), por isso virou  um conto.

Sobre ela:

 Pode alcançar de 5 a 25 m de altura e de 7 a 11 m de diâmetro no tronco.
É uma planta milenar e pode viver até 6000 anos uau.
Seu tronco é oco e resistente ao fogo e, nos meses de chuva, serve de reservatório de água,  algumas espécies possuem capacidade de armazenar até 120 mil litros. Abastece um bairro.

Por este motivo a Baobá é conhecida como “árvore garrafa”, caixa dágua, reservatório. Com todas estas peculiaridades, é possível encontrar pessoas façam seu tronco de moradia, santuários, bares, pontos de ônibus e até como prisões, oh!

Sua História:

Baobá é uma das maiores e mais antigas árvores do mundo.
 Também conhecida como Embondeiro, Imbondeiro ou Calabaceira, o ou a Baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal, país onde é considerada sagrada e utilizada como fonte de inspiração para lendas, poesias e ritos.
 Elas passaram a fazer parte da flora do Brasil depois de seu descobrimento, provavelmente trazidos pela crença de matrizes Africanos devido sua religiosidade e cultos.

Ela é um dos símbolos da luta, resistência e força dos negros no Brasil.
Hoje é possível encontrar poucas destas arbos em Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Mato Grosso e Goiás.


Poderosa:Medicinal

Tudo nessas plantas pode ser aproveitado.

 Seus frutos,  são chamados de mukua,  ricos em vitamina C, potássio e cálcio.
Suas cascas são utilizada na fabricação de cordas e tecido, suas folhas também possuem propriedades medicinais e são aproveitadas como condimento, suas sementes se extraí um óleo rico em vitaminas A e F.

Lendas: Contos

Curiosidade e logo um fato, sobre sua floração que, geralmente, ocorre durante uma única noite.
 A história que se houve é que sua flor surge a cada 50 anos, mas há especulações contrarias.
 Reza que é lenda dizer que a planta floresce a cada 50 anos, explicou o agrônomo e especialista em Baobá, José Pereira Leite, professor aposentado da Universidade Federal Rural de Pernambuco numa entrevista.
 A questão é que sua  flor dura pouco, murcha e cai um ou dois dias depois de desabrochar.
Seu maior destaque são seus troncos extraordinários e gigantes. 

  Suas estruturas possuem tuneis, canais no seu interior, fendas, passagens e cavidades igual a verdadeiros castelos, e armazena água durante todos os meses de chuva. Logo os elefantes com sua tromba sacia sua sede e os insetos se protegem do excessivo calor.  
**
  Suas outras partes também tem sua utilidade, sua casca de seu tronco é utilizada na fabricação de tecidos e corda, as folhas tem propriedades medicinais e alimentícias, suas folhas são ricas em betacaroteno, e são usadas para tratar asma, diarreia, anemia e reumatismo.
 Suas flores brancas que parecem veludo alimentam os morcegos, seus frutos são conhecidos como Mukua, e se parecem com grandes cocos, com sementes em seu interior. Esse miolo é coberto com um pó agridoce, que contem cinco vezes mais potássio do que as bananas, três vezes mais cálcio que o leite, seis vezes mais vitamina C que as laranjas e três vezes mais antioxidantes que os morangos, ela é uma farmácia uma multi fábrica de diversos produtos  
De suas sementes se retira um óleo rico em vitaminas A e  F além do ômega 3, 6 e 9, sendo usado no tratamento de doenças de pele, e auxiliar no tratamento da malária, sarampo, catapora e problemas digestivos.

Sobre a saga o Pequeno Príncipe e a árvore Baobá:

 Cogita-se que o escritor do livro O Pequeno Príncipe inspirou-se na árvore Baobá da Praça da República de Recife, quando passou por lá, e incluiu a árvore na história.
 Consta no livro, que o pequeno príncipe temia as Baobás e acreditava que o crescimento excessivo dessas árvores poderia tomar todo o espaço do asteroide onde ele vivia.
“Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante” – Antoine de Saint-Exupéry.


Foto: Google


Reza o conto que as Baobás atormentavam o Pequeno Príncipe.
 Ele dizia elas eram grandes como igrejas...
 "Uma Baobá, se a gente custa a descobri-lo, nunca se livra dele. Atravanca todo o planeta. Perfura-o com suas raízes.
 E se o planeta é pequeno e as Baobás forem numerosas, o planeta acaba se rachando"... Risos

Foto: Google
 
Na África do Sul, uma Baobá de 22m de altura e 47m de circunferência e mais ou menos 1.700 anos, foi transformado em ponto turístico Open Bar. Os proprietários da fazenda onde ela está plantada removeram as massas de composto do seu interior oco e ali instalaram mesas, bancos, sistema de som e muita cerveja. 

  A Baobab Tree Bar, seu nome, em três dias de inauguração,  recebeu 60 pessoas de uma vez. Contendo um ambiente principal, fizeram doe um buraco uma adega, resfriada por ventos naturais a uma temperatura constante de 22 graus.

Foto: Google


Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

Foto: Google

GIF: Zenaide, Criada com o aplicativo Mcam






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.