sábado, 30 de julho de 2022

Mestra do Jornalismo Adriana Couto, mais conhecida como Didi Couto esteve na 26ª Bienal do Livro 2022 Expo Center Norte. Master of Journalism Adriana Couto, better known as Didi Couto was at the 2022 Expo Center Norte Bienal.Master of Journalism Adriana Couto, better known as Didi Couto was at the 26ª Book Biennial 2022 Expo Center Norte. Master of Journalism Adriana Couto, better known as Didi Couto was at the 2022 Expo Center Norte Bienal.

 

Adriana Couto, mais conhecida como Didi Couto, começou a carreira na Rádio CBN, quando ainda era estudante de jornalismo.


Foi o rádio então que a impulsionou para um tipo de reportagem dinâmica, com regras rígidas na apuração da notícia, mas livre na linguagem.  Logo chegou à televisão.
Trabalhou como repórter e diretora assistente no Trampolim, um programa voltado para jovens na TV SESC.

Atuou como apresentadora e repórter do Canal Futura, no Rio de Janeiro, e aprofundou sua pesquisa em jornalismo público na implantação do Jornal Futura. Na emissora educativa privada, foi indicada ao Prêmio Esso de Jornalismo.


Na TV Globo, trabalhou como repórter do programa musical FAMA e do RJTV. De volta a São Paulo, aportou na TV Cultura para apresentar o programa Faixa Sustentável, depois o Jornal da Cultura e finalmente o Metrópoles, desde 2009, como apresentadora e repórter.
Nascida em Itaquera, bairro da periferia de São Paulo e com poucas possibilidades de uma boa qualidade social.

Foi uma honra tê la encontrado na Bienal.

@adrianacoutodidi –  @TV Cultura  @metropolisprograma


O Projeto Origem foi realizado no domingo dia 10 de julho de 2022 em parceria com o Projeto Bella'S Plus suas integrantes e a produtora cultural executiva Tina Caldeira, Mah Silva e a professora Luciana Moreira idealizadora do projeto das bonecas. The Origin Project was carried out on Sunday, July 10, 2022 in partnership with the Bella'S Plus Project, its members and the executive cultural producer Tina Caldeira, Mah Silva and the teacher Luciana Moreira, creator of the dolls project.

 O Projeto Origem foi realizado no domingo dia 10 de julho de 2022 em parceria com o Projeto Bella'S Plus suas integrantes e a produtora cultural executiva Tina Caldeira, Mah Silva e a professora Luciana Moreira idealizadora do projeto das bonecas.

Foi uma super oficina, ensinar é um meio de empreender através de práticas sustentáveis, é um dos pilares para o desenvolvimento da oficina de bonecas africanas. Uma vez que a maioria do lixo que descartamos não tem um destino adequado, gerando um impacto social e ambiental desolador.  

A oficina de bonecas africanas valoriza o trabalho artesanal e visa o reconhecimento de nossas raízes, tendo em vista que os povos africanos tiveram papel essencial na construção de nosso país.  

Além disso, o artesanato é uma forma de manifestação cultural que resgata a maneira de ser, pensar e viver de um povo, e contribui ao incremento de geração de renda por meio da sustentabilidade. As bonecas, são símbolos de resistência histórica e cultural, não possuem demarcação de olho, nariz nem boca, isso para favorecer o reconhecimento das múltiplas etnias.

Considerando o contexto atual da sociedade, em que cada dia mais pessoas adoecem e se deparam com diversos transtornos que as desequilibram, o artesanato vem como uma ferramenta de cuidado e bem estar. A oficina nasceu de um desejo em promover um trabalho manual e terapêutico, além de geração de renda para o público em geral. Através dela, é possível viabilizar o contexto étnico racial, uma vez que para a execução é utilizado recursos e componentes do povo africano (cor da pele, vestimentas coloridas e adornos), além disso é trabalhado a percepção anatômica, pois se trata da referência de um corpo humano.
A professora Luciana Moreira realiza este trabalho com educandos também.

A ACAA.PESP,  Articuladores Políticos e Consultores Políticos do Estado de São Paulo foi uma grande parceira concedendo o espaço para a Realização da Oficina. http://acaapesp.org.br/acaapesp/

Foi uma tarde grandiosa, de múltiplo aprendizado, educação ambiental, educação cultural, empreendedorismo, administração, trabalho em equipe, terapia.

A fotógrafa Aline Seixas e a Jornalista Zenaide dos Santos SA estavam presentes registrando esse grandioso evento.







Rio de Janeiro, se prepara a todo vapor para sua segunda edição Festival Rezo. Rio de Janeiro, prepares at full steam for its second edition of Festival Rezo.

 Partiu Festiva Rezo Rio se prepara a todo vapor para sua segunda edição

Concedida por Erick

Rezadores do Brasil inteiro já estão se preparando para um grande encontro. Sim, o Festival Rezo Rio está a todo vapor para sua segunda edição e já está com as datas confirmadíssimas: 07, 08 e 09 de abril de 2023


O Rezo está cada dia mais forte e terá surpresas extraordinárias. Seus idealizadores, os produtores Cris e Erick Jordão não param, estiveram no Aya Festival de Música Medicina, em Alto Paraíso de Goiás e traz parcerias bacanérrimas para o movimento e estão em processo de ajuste na sua programação que promete mais uma vez reunir alguns dos maiores nomes da música medicina do Brasil.

Sendo o primeiro Festival de Música de Rezo do Rio de Janeiro, o Rezo Rio recebeu no último final de semana (23/07), o "Prêmio Internacional Ibero-americano de Arte e Cultura pela Paz 2022" pelas suas contribuições em prol da nação.

O intuito do Festival Rezo Rio é fortalecer o movimento da Música de Rezo, já muito conhecida principalmente nas cerimônias de Medicinas da Floresta. Entretanto, a intenção do evento é dar maior abrangência a esse gênero, e, dessa forma, alcançar um público que geralmente não frequenta as Rodas de Cura.

Maiores informações no Instagram: @rezo_rio

Caetano Veloso pede de presente de aniversário contribuição para a TV Pelourinho. #ArteSalvaVidas #CulturaSalvaVidas. Caetano Veloso asks for a contribution to TV Pelourinho as a birthday gift. #ArteSalvaVidas #CulturaSalvaVidas

 Caetano Veloso pede de presente de aniversário contribuição para a TV Pelourinho

Concedida pela TV Pelourinho
 
Caetano Veloso faz 80 anos no próximo dia sete de agosto, celebra num show transmitido  pelo @globoplay, onde se apresenta ao lado dos filhos e da irmã Maria Bethânia, e o que ele pede de presente é uma colaboração para a campanha #SOSTVPelourinho.

“A TV Pelourinho é uma importante instituição que forma jovens baianos para o mercado audiovisual e precisa da nossa colaboração para não fechar as portas”, diz Caetano no seu Instagram. O link da vakinha está nos stories e na bio, mas segue aqui também - S.O.S  TV Pelourinho  https://www.vakinha.com.br/2870606?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=2870606&utm_source=social-shares. Paula Lavigne também reforçou o pedido em seu Instagram e disse : “se você quiser presentear Caetano, faça uma doação para a campanha #SOSTVPelourinho, que está precisando muito da nossa colaboração para não fechar as portas.

O #EspecialCaetanoVeloso80Anos será transmitido no dia sete de agosto pelo @globoplay, com sinal aberto para não-assinantes, e pelo @multishow.
Sobre a TV Pelourinho
A TV Pelourinho foi fundada em 2008 pelo diretor e produtor André Luiz Actis e funcionou ativamente até 2018. A partir de 2019, com o agravamento da crise econômica, política, desmonte da cultura e a pandemia de Covid-19, a instituição foi obrigada a encerrar as atividades, somente retomadas em 2021, com o incentivo e apoio do Bloco Afro Olodum.

Nesses 14 anos, a TV Pelourinho contou com o apoio de órgãos governamentais nas três esferas, parcerias privadas, editais de incentivo à cultura e muitas vezes com recursos pessoais de seu fundador.

 Desde a sua criação a TV Pelourinho  presenciou muitas transformações no país e  no mundo, mas apesar de todas as dificuldades e desafios, não desistiu de sua missão: capacitar jovens, entre 15 a 29 anos, da periferia de Salvador, em sua maioria pobres, pretos, LGBTQIA+, na área do audiovisual (cinema, televisão e redes sociais), para o mercado de trabalho, beneficiando gratuitamente todos os alunos, com material didático, lanche, transporte, equipamentos, livros e professores capacitados.

Em mais de uma década de atividades, na TV Pelourinho  mais de 2.000 (dois mil) jovens da periferia de Salvador e das cidades baianas de Senhor do Bonfim, Irecê, Macururé e Itamaraju, foram capacitados nas funções de operador de câmera, produtor, roteirista, diretor de fotografia, interpretação para televisão, CG (computação gráfica) e operador de áudio. Além do aprendizado técnico, todos os alunos tiveram acesso as aulas sobre cidadania, direitos humanos, gênero e raça, despertando sua consciência sobre seu papel como cidadão, seus direitos e deveres na sociedade contemporânea.

Desde sua criação a TV Pelourinho produziu mais de 5 mil conteúdos para a TV Educativa da Bahia (Alô Pelô e Inter programas), para o TV CNT - BA (Revista Eletrônica Tudo Que Há e Programa de Entrevistas), para o TV Futura (Documentário De Onde Vem o Samba, em parceria com a ONG Nós do Morro e Fundação Roberto Marinho). Também realizou o documentário O Que é Ser Negro na Bahia, em parceria com a UNEB e o documentário Tráfico de Pessoas, em parceria com a Secretaria de Justiça do Estado da Bahia, além de conteúdos para as redes sociais.

Atualmente, a grande maioria dos jovens formados pela TV Pelourinho abriram suas próprias empresas, ou estão trabalhando na Rede Globo, TV Bahia, TV CNT, entre outros lugares importantes do seguimento audiovisual. Muitos fizeram faculdade de cinema, comunicação e jornalismo. Têm renda mensal e ajudam o núcleo familiar, constituíram famílias, e sempre mandam boas notícias relatando os avanços crescentes para uma vida cada vez mais equilibrada e próspera.

Os educandos da TV Pelourinho também tiveram acesso a intercâmbio cultural e tecnológico com a Fundação Roberto Marinho, Governo da Alemanha e Lavagem de Madalena em Paris. Todos participavam da seleção interna para as viagens, e os professores selecionava os melhores trabalhos. A missão, propósito de existência e objetivo final da TV Pelourinho é contribuir com o crescimento e a prosperidade das pessoas, através da educação para o desenvolvimento, da formação para o mercado de trabalho por meio do audiovisual e das práticas do bem.
Os desafios não terminaram, ao contrário, agora são maiores e mais complexos, mas a instituição se mantém sempre atualizada, estando apta, melhor preparada e madura para a chegada da nova era, com mais tecnologia e inovação.

Acesse os conteúdos da TV Pelourinho através das redes sociais:
Portal: www.tvpelourinho.com.br
Instagram: @tvpelourinhooficial Facebook: TV PELOURIN
Facebook: TV PELOURINHO YOUTUBE: TVPELOURINHOOFICIAL

 https://www.vakinha.com.br/vaquinha/s-o-s-tv-pelourinho?utm_campaign=whatsapp&utm_content=2870606&utm_medium=website&utm_source=social-shares

1º Festival de Música de Rezo Brahmatma Diva, não se trata somente de musicoterapia , mas sim do entro de sons emitidos com fé. Não percam vai ser Divino! 1st Music Festival of Rezo Brahmatma Diva, it is not only about music therapy, but the interplay of sounds emitted with faith. Don't miss it, it will be divine!

 1º Festival de Música de Rezo Brahmatma Diva

Concedida  pelo Festival

Nos dias 13 e 14 de agosto, se reunirão alguns dos principais rezadores do país na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, para o 1º Festival de Música de Rezo Brahmatma Diva.

O Centro de Expansão de Consciência Brahmatma Diva é um local onde acontecem vivências e eventos que ajudam as pessoas a se reencontrarem com a sua essência.

O local já existe a sete anos e recebe povos tradicionais indígenas e rezadores para cerimônias com as medicinas sagradas indígenas ancestrais.

Em agosto, eles realizarão o primeiro encontro de rezadores, no 1º Festival de Música de Rezo Brahmatma Diva.



Serão dois dias de apresentações onde se homenageará várias linhas espirituais com mantras, músicas indígenas, de religiões afro-brasileiras, cristãs e canções xamânicas.

É um grande encontro ecumênico que vai celebrar a vida e o que conecta todos nós, a natureza.

No sábado, 13 à noite, acontecerá a cerimônia sagrada “Encontro dos Rezadores”, uma cerimônia xamânica com as medicinas da floresta Ayahuasca e rapé.



O evento também oferecerá terapias como Barra de Access, Constelação Familiar, Tarot, mesa radiônica astrológica, massagem com cristais, Bambu terapia entre outras terapias para o corpo, mente e espírito dos visitantes.

Dentre as apresentações confirmadas estão Adri Dutra, Alessandro Rezador, Casa Luz, Lelei Jr. entre outros grandes nomes da música de rezo.

Retiro de Cura e Autoconhecimento na Chapada Diamantina com Cacique Pajé Kana Bane (Huni Kui) do Acre, nos dias 17-23 Setembro. Healing and Self-Knowledge Retreat at Chapada Diamantina with Cacique Pajé Kana Bane (Huni Kui) from Acre, on 17-23 September.

 Retiro de Cura e Autoconhecimento na Chapada Diamantina com Cacique Pajé Kana Bane (Huni Kui) do Acre, nos dias 17-23 Setembro.

Foto concedida pelo Cacique Pajé Kana Bane

 Retiro de Cura e Autoconhecimento no Vale do Capão - Chapada Diamantina (Bahia), com medicinas da floresta e cerimônias tradicionais dos povos originários Huni Kui conduzido pelo Cacique Pajé Kana Bane.


Cacique Kana Bane - Líder na Aldeia Mati Txana Mukaya (Acre), guardião da língua tradicional Hatxa kui

A programação conta com Cerimônias de Ayahuasca, Batismo da Pimenta, Kambô, Rapé, Sananga, entra outras consagrações.

Um verdadeiro mergulho nas tradições dos povos originários Huni Kui em um lugar de natureza exuberante no Eden Santuário, Vale do Capão.

Para maiores informações: +55 75 9248-2174 @edensantuario

O Artista brasileiro Madox Grangeiro fará Exposição na Suíça com pocket show do cantor Afro Jhow. The Brazilian artist Madox Grangeiro will have an exhibition in Switzerland with a pocket show by the singer Afro Jhow.

 O artista Madox Grangeiro fará Exposição na Suíça com pocket show do cantor Afro Jhow


Acontecerá no próximo sábado, dia 30 de julho a Exposição "Artes dos Orixás" do artista plástico brasileiro Ivan Cleiton Rodrigues Grangeiro, mais conhecido como Madox.

O evento será no L’Estivalee Quai du Rhône 12, 1205, em Genebra-Suiça, aberto ao público e com super pocket show do renomado cantor, compositor e rapper baiano Afro Jhow.

Guiado pelos Caboclos e Orixás, Madox Grangeiro nasceu no município de Simões Filho- Bahia e reside atualmente em Genebra, na Suíça. Começou sua carreira pintando desenhos animados e o escolheu como seu estilo. Imperdível!

"Acredito está fazendo um evento onde as pessoas se conectaram com uma energia única através das minhas pinturas" -Madox Artes.

Serviço
Data: 30/07 (sábado);
Entrada: Aberto ao público;
Local: L’Estivale;
Endereço: Quai du Rhône 12, 1205 Genebra/Suíça.
Produção: Zermatten Productions.

DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2022, Cuidar do nosso Meio Ambiente é nossa responsabilidade e cada um de nós para darmos continuidade a vida mãe Gaia! WORLD CLEANING DAY 2022, Taking care of our Environment is our responsibility and each of us to continue life mother Gaia!

                                                   DIA MUNDIAL DA LIMPEZA 2022

Eu Zenaide dos Santos SA Apoio e participo desta causa.



O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta.

Em um único dia! No dia 17 de setembro de 2022, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 5ª vez.
 Desde 2018, 50 milhões de pessoas saíram e limparam suas cidades, rios e comunidades dos resíduos.
 Só que em 2022, vamos aumentar esse número!

Em apoio o Instituto Limpa Brasil que foi fundado pela empresa Atitude Brasil em 2010, que é uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil como parceira do movimento global Let’s do It. Colabora localmente para o crescimento de ações de limpeza por um mundo sem lixo, mobilizando pessoas e organizações em defesa do descarte adequado de resíduos.

JUNTE-SE A NÓS E FAÇA PARTE DE ALGO GRANDE