quarta-feira, 18 de abril de 2018

A História e a Cultura da Gueixa Japonesa ! The History and Culture of the Japanese Geisha!

A História e Cultura de gueixa japonesa !


Cultura japonesa:

Na cultura ocidental quando alguém pensa em uma gueixa logo as pessoas têm uma imagem de prostituta ou garota de programa. Isto está longe da verdade. Gueixas são artistas, e eles são treinadas vigorosamente em arte, música e dança. Se você traduzir Gueixa para o português, você tem artista.
Ser uma verdadeira gueixa é um sonho para muitas garotas japonesas, porém poucas são escolhidas. Quando elas são escolhidas no começo elas recebem o nome de geiko. Seu treinamento é rigoroso e seu estudo para se tornar uma gueixa só vai ser completo quando ela completar 21 anos, mas ainda recebe o nome de maiko, ou seja, dançarina criança. 
 
A má reputação dessa categoria se deve as prostitutas (baishun em japonês) que chamavam as gueixas para trazer mais clientes, mas você vai notar uma diferença distinta, e que é a sua vestimenta.
No Japão antigo ambas usavam quimono, e sobre o seu kimono é um obi (ou faixa). As Gueixa de amarram seu obi nas costas, e as prostitutas amarravam na frente. Quando os americanos invadiram o Japão, muitos militares frequentavam prostíbulos japoneses e para eles Gueixa e prostitutas eram a mesmas coisa. 
 
 Não são elas cortesãs?
 Não, eles não são. Enquanto algumas podem ter um danna, um patrono, tomar interesse por elas isso não vai significar que elas vão se tornar íntimo do cliente, embora provavelmente o faça. 
 A danna paga por todas as suas despesas, como uma espécie de amante, mas é uma relação muito complexa que não é bem compreendida. 
Uma gueixa, mesmo depois de completar a sua formação, vai continuar a ter aulas. 
 
Então, como alguém se torna uma gueixa? Antigamente meninas eram vendidas ao okiya, ou casa de gueixas, no entanto isso não era muito comum em distritos mais respeitáveis. Gueixas também passava de mãe para filha, e provavelmente seria a sucessora, atori, para a casa de gueixas.
Durante a primeira fase de treinamento, as meninas seriam colocados para trabalhar como empregadas domésticas e tem que fazer tudo sem reclamar. Esta etapa da formação foi chamado shikomi.
 
 A mais jovem de todas as meninas, ou até a casa, teria que esperar até a gueixa mais velha voltar para casa e ajudá-la a se preparar para dormir. Isto poderia ser tão tarde quanto dois ou três da manhã.
Também durante este tempo as meninas estariam freqüentando a escola hanamachi gueixa. 
As meninas de hoje ainda seguem este costume de aprender as tradições, dialeto e o vestido.
Uma vez que a garota termina seu treinamento shikomi por se tornar proficientes em todas as suas aulas e passar um exame de dança, ela ficou aliviada de seus deveres "maid" e passa para a segunda fase do treinamento, minarai. 
 
Treinamento Minarai era feito no campo, no entanto eles não tomariam parte nos níveis mais avançados. Eles estavam na maior parte a ser vista e não ouvida por assim dizer.
A minarai são administradas por uma one-san, ou irmã mais velha. 
Ela segue para os seus eventos e, principalmente, observa a cerimônia do chá. 
A minarai também pode trabalhar em estreita colaboração com um Okaa-san, que é titular de sua casa de gueixas.
 Ela vai aprender a arte da conversação e como jogar. 
Depois que ela completa nesta fase ela é promovido a maiko, uma aprendiz de gueixa. 
Enquanto os dois primeiros estágios duram apenas alguns meses, talvez até um ano, o palco maiko pode durar anos... 


Conheça de outra forma a escritas :


Gueixa ou Geisha(芸者) são mulheres japonesas que estudam a tradição milenar da arte, dança e canto. 

No Japão, ser gueixa é uma condição cultural, simbólica e repleta de status, delicadeza e tradição. O próprio nome 芸者 gueixa pode ser literalmente traduzido como arte (gei – 芸) e pessoa” ou “praticante” (sha – 者) ou pode ser simplesmente traduzido como artista. As gueixas também podem ser chamadas de Geiko (芸子, Geiko) ou Gueigi (芸妓, Gueigi).


As gueixas vivem em bairros conhecidos como hanamachi (花街 – Cidade das flores) em aposentos que são chamados de okyia onde são fornecidos comida, conselho, quimonos, obis e outras ferramentas e tratamentos especiais durante seu contrato de gueixa chamado de nenki. Elas trabalham em locais chamados de Ochaya, que são as casas de chá onde as Gueixas oferecemhttps://skdesu.com/gueixa-curiosidades-historia/ um entretenimento que consiste em conversas, flerte, bebidas, jogos tradicionais, espetáculos musicais, canto e dança.


As gueixas costumam tocar o tradicional instrumento shamisen, e também tocam flauta, koto, ko-tsuzumi e taiko. Algumas além de tocar e dançar compõem poemas, pintam imagens e compõem músicas. Elas aprendem técnicas de conversa e jogos para entreter os convidados. Ser geisha não exige beleza, elas também tem que aprender caligrafia shodo e cerimônia do chá. 

Não culpamos os ocidentais de fazerem essas confusões, ambas Gueixas, Orians e outras classificações de garotas que trabalhavam nos bairros de lazer, utilizavam uma vestimenta e maquiagem parecida. Outro motivo para essa confusão é que algumas mulheres que se tornaram Gueixa já foram prostitutas. Para se ter ideia, as primeiras Gueixa na verdade eram homens entretendo clientes que esperavam as cortesãs, eles eram conhecidos como “Taikomochi” ou “Houkan”. 

Tornar-se gueixa era uma maneira das garotas sairem do mundo da prostituição e ir para o mundo da arte.

De qualquer forma é inegável que antigamente as pessoas procuravam esses locais para entretenimento. Tanto que eram conhecidos como “Quarteirões do Prazer” (yuukaku – 游廓). Foram nesses locais que muitas coisas atuais da cultura japonesa surgiram, como o Kabuki que atualmente é um teatro realizado por homens, mas que antigamente era uma dança sensual.

Gueixas sem relacionamentos

As gueixas também não podiam se envolver em relacionamentos sérios. Se resolvessem casar por exemplo, a gueixa era obrigada a se aposentar definitivamente da profissão. Podemos comparar as gueixas com as atuais Idols japonesas, caso apareça algum escândalo de elas sairem ou se relacionarem com alguém, isso pode estragar a carreira delas e afetar os fans que são apaixonados por elas, da mesma forma as gueixas evitam relacionamentos como prostituição.
Apesar de tudo isso, existia uma prática na cerimônia chamada Mizuage, onde uma Maiko (Aprendiz) se Torna Gueixa, onde sua virgindade era leiloada e o dinheiro usado para promover sua estreia. Essa prática se tornou ilegal em 1959.


O que aconteceu com as Gueixa?

As Gueixa eram bastante populares no Japão, tanto que virou até uma ocupação feminina. Elas eram conhecidas como mulheres elegantes e de alta classe. Ser gueixa era honroso e glamoroso, muitas delas começaram seu treinamento desde pequenas, por volta de 3 a 5 anos, com a média de 9 anos.
As Gueixa diminuíram bastante por volta da segunda guerra mundial, isso porquê as casas de chá, bares e casas das gueixas foram forçadas a fechar, e todos os funcionários foram colocados para trabalhar em fabricas para a guerra. O país considerada o treinamento desde a infância das gueixas como trabalho infantil.


O nome geisha também perdeu seu significado, porque as prostitutas passaram a se referir como gueixas para militares americanos. Depois de um tempo as casas das gueixas foram autorizadas a serem abertas, as poucas mulheres que voltaram, decidiram rejeitar a influência ocidental e retomar as formas tradicionais de entretenimento e vida.
Atualmente existem poucas gueixas no Japão em comparação com antigamente, elas podem ser encontradas na hanamachi distritos das gueixas em cidades como Kyoto. Entrar em uma casa de chá ou restaurante que possui gueixas atualmente é algo de luxo e muito caro, ser gueixa é uma profissão bastante rentável, porém complicada e exigente. Em 1920 existia cerca de 80.000 gueixas. Em 1970 aproximadamente 17.000. E hoje em dia, estima-se cerca de mil gueixas tradicionais.


Classificações e Formações das Gueixas

As crianças ou filhas que eram treinadas como gueixas eram conhecidas como hangyoku. Na época exigia um longo treinamento para se tornar gueixa e elas passavam pelos seguintes estágios:
  • Shikomi – Significa “serva”.
  • Minarai – Significa “aprender observando”.
  • Hangyuku – Significa meia-joia – elas recebem metade do salário de uma gueixa. (Maiko)
  • Maiko – Fase final da formação, significa “a menina que dança”.

Atualmente as mulheres podem diretamente se tornar gueixa ou maiko. Uma mulher acima dos 21 anos é velha demais para se tornar maiko, então ela já se torna Gueixa. Garotas podem se tornar aprendizes (Maiko) antes dos 18 anos. Elas fazem e aprendem tudo com sua onee-san uma gueixa experiente que serve como tutora. Ser Maiko tem suas vantagens e prestígios, elas estão no auge da feminilidade.

 Após 5 anos como Maiko, ou ao passar da idade elas se tornam Gueixa e lucram muito mais.
As gueixas eram autorizadas a ter um danna, um homem rico que arcava com os custos do seu treinamento. Não acontecia nenhuma troca de favores sexuais, porém em alguns casos podia estar acontecendo um romance proibido entre os dois. Caso uma gueixa resolver casar, ela participava de uma cerimônia Hiki Iwai (comemoração da separação), assim ela deixava de ser uma gueixa e às vezes encontrava um protetor danna que lhe sustentava.

Diferenciando Gueixa de Maiko

Para diferenciar uma Gueixa de uma Maiko, basta olhar em seu colarinho. Uma Maiko costuma usar quimonos com cores fortes e um colarinho vermelho. Enquanto uma Gueixa costuma usar cores suaves e um colarinho branco.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.