quarta-feira, 18 de abril de 2018

Yonseis do Brasil.Yonseis from Brazil.

             Yonseis do Brasil.


 Sabiam que, vocês terão a chance de ir para o Japão e morar lá?

 

 Isso mesmo, o governo japonês vai liberar o visto para yonseis (descendentes de japoneses da quarta geração) no mês de julho deste ano.
No ano passado, o atual primeiro-ministro Shinzo Abe, tentou liberar o visto no mês de novembro. Mas, a liberação acabou sendo adiada. No dia 30 de março deste ano, o governo comunicou que a liberação do visto está prevista para Julho de 2018. 

No entanto, o governo também impôs exigências aos yonseis que pretendem ir ao Japão.

O que o governo está exigindo dos yonseis?

Confira a seguir quais são as exigências impostas sobre os yonseis:
  • Os yonseis não poderão levar nenhum familiar. Seja cônjuge, filhos, pais, irmãos, tios, etc. Os yonseis  terão de ir sozinhos ao Japão;
  • Será concedido visto apenas para yonseis entre 18 e 30 anos de idade;
  • Ter o JLPT N4 para ir e JLPT N3 para renovar o visto;
  • Sem antepassados criminais. Há de ter a ficha limpa;
  • Há de ter plano de saúde;
  • E, por último, há de ter parentes morando no Japão ou empregadores para oferecer suporte;

Reação da comunidade nikkei em relação às exigências

A comunidade nikkei (descendentes de japoneses) no Brasil reagiu de forma não muito positiva às exigências do governo japonês. Muitos afirmavam que, de nisseis (2ª geração) e sanseis (3ª geração) não foram cobrados tais exigências.
Muitos acharam injusto o fato de que yonseis terão que aprender a língua e ir sozinhos ao Japão. No entanto, eu pessoalmente, já vejo de outra forma.

É realmente justo as cobranças feitas aos yonseis?

“A opinião a seguir não representa a de todos os escritores do Suki Desu e é apenas uma opinião individual de um dos escritores” 

Um dos prováveis motivos pelo qual o governo japonês está querendo nikkeis que falem japonês, é o fato de que há muitos nisseis e sanseis que falam pouco ou nada de japonês. Na época que o Japão começou a liberar visto para nikkeis, o país precisava de mão de obra urgente.
Mas, atualmente, o Japão não está nessa mesma urgência de antes. Apesar do Japão estar correndo o risco de escassez de mão de obra, o governo do Japão reconheceu que, além de mão de obra, precisam de imigrantes que falem japonês.


E não vejo como isso poder ser uma “injustiça” aos descendentes da 4ª geração pois se o cidadão pretende ir ao Japão para ficar, o mínimo que ele deveria fazer é saber a língua deles.

Consequentemente, os yonseis não ficarão presos ao nicho das comunidades brasileiras (principalmente se ele não for morar em Hamamatsu). Ademais, ele terá mais oportunidades de se comunicar com os japoneses nativos e se envolver mais na cultura japonesa. Posteriormente, isso acrescentará na estadia dele pois terá uma experiência melhor e mais ampla.


O yonsei ter de depender de parentes no Japão para poder ter o visto também pode ser uma vantagem. Ao invés de depender de empreiteiras pra trabalhar nas fábricas, ele pode trabalhar junto com seus parentes.

Apesar do governo estar exigindo aquilo que não foi exigido aos nisseis e sanseis, o yonsei terá mais oportunidade de ter uma convivência melhor no país e poder aproveitar melhor a cultura do Japão, ao invés de ficar numa bolha por não falar japonês e só conviver com brasileiro. Por Thomas.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.