quinta-feira, 19 de abril de 2018

"Alinhavar pessoas. Esse é um dos ofícios do tempo. Mas não é fácil domar o zig-zag da linha tênue que costura os sentimentos." "It is not easy to tame the zig-zag of the fine line that sews the feelings."

O tempo passa e as pessoas !


 O cuidado e a delicadeza podem ser vistos em toda parte. Pétalas de rosas estão espalhadas pelo chão onde está um grupo de mulheres completamente entretidas e inebriadas com a textura dos tecidos, com as cores das linhas e as múltiplas possibilidades de criarem em pequenos pedaços de pano, uma história. A história de suas vidas. Cada peça vai ser costurada às outras formando uma enorme colcha de retalhos.
 Quem conduz essa vivência, chamada "Costurando a alma, costurando retalhos como uma possibilidade de recriar a vida", que acontece quando lembramos dos por menores da vida , com um gesto de gratidão pela evolução e aprendizado.
A gente é o que precisa aprender e eu preciso ainda aprender muito com o universo feminino, a mulher supra dores enormes e mesmo assim renasce das cinzas e continua a luta com sutileza , gentileza , coração aberto , linda e disposta a abraçar  o mundo e tudo que vive nele como se fosse a grande matriarca.

 Começar, tudo o que for fazer com  consciência, quando lembre se de quando era criança e ouvia as histórias contadas por sua avó. "Fiquei sendo a guardiã daquelas memórias". A semente germinará e ao longo de sua caminhada  vai acrescentando novos conhecimentos até que a vivência com os retalhos te façam crescer como ser Humano melhorado.

"Esse é um trabalho de vida. Quando uma mulher se senta diante de uma infinidade de vai e vem , altos e baixos amores e desamores , percas e ganhos ela transforma tudo em  de tecidos, linhas que costuram as feridas, fitas que disfarçam as tristezas, lãs para aquecer o coração desconsolado, bordados para os dias difíceis, arremates para colocar tudo em ordem e outros materiais que ela tem o dom de criar e recriar, ela fica deslumbrada, abre-se uma janela para o um universo, só seu e ela começa a  usar sua criatividade.verde,  Há aquelas que preferem a suavidade da seda e as que se enxergam na firmeza da rocha .

"São  guerreiras  que revelam a natureza dos fragmentos vivenciais. É nesse contexto que essas mulheres começam a desenterrar arquivos esquecidos ou não, colocam a linha na agulha, furam o tecido e fazem suas amarrações internas, podendo até vislumbrar uma nova trajetória de vida". Durante a construção  cada mulher vai reconhecendo suas próprias configurações internas. Ela pode usar diferentes materiais, realçar determinadas cores, bordar, arrematar, diluir seus objetivos e liberar a  tensão e lembranças cristalizadas em seu mundo interior.

"A função da arte é ré fundir o homem, tornando-o novamente são. Incitando-o à permanente escalada de si mesmo, percorrendo o caminho de suas escolhas que denunciam sua singularidade no mundo. O que não conseguimos dizer, diz-se com clareza indolor na arte das imagens. O silêncio das palavras faz-se grito de formas e cores".  "Com os retalhos vamos tecendo reflexões, relatando ou buscando no mito, aspectos que nos unem em torno da arte e da vida.

Essa é uma possibilidade de reencontro com o lugar sagrado, com a clareira mágica e fecunda do feminino, abrindo possibilidades e gerando transformação pessoal e coletiva". O objetivo da costura de mágoas e desencontros é fazer a fusão do animus (masculino) e anima (feminino) dentro de cada mulher de forma que ela passe a se perguntar sobre a origem dos seus fragmentos, onde eles vão levá-la, porque eles a silenciam. Elas passam a se expressar de forma mais adequada no mundo e podem se livrar de dores ancestrais. E desvalorização do gênero.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.