segunda-feira, 7 de maio de 2018

Significado de Fake news. Definition of Fake news.

Temos que tomar cuidado uma notícia falsa pode prejudicar muitas pessoas !

Fake news significa "notícias falsas". São as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas na internet como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais.
Normalmente, o objetivo de uma fake news é criar uma polêmica em torno de uma situação ou pessoa, contribuindo para o denegrimento da sua imagem. Por ter um teor extremamente dramático, apelativo e polêmico, as fake news costumam atrair muita atenção das massas, principalmente quando estas estão desprovidas de senso crítico.
Assim, os conteúdos falsos podem agir como uma "arma" ilegal contra algo. No âmbito político, por exemplo, as notícias falsas são usadas com o intuito de "manchar" a reputação de determinado candidato, fazendo com que perca potenciais eleitores.

Como identificar fake news?

identificar fake news

Devido a facilidade com que informações podem ser criadas e compartilhadas na internet, torna-se imprescindível que o usuário tenha um elevado senso crítico quando se depara com qualquer tipo de conteúdo.
Pode parecer difícil identificar fake news, mas seguindo alguns passos básicos fica fácil saber se a informação analisada é verdadeira ou não.

Ler todo o conteúdo :

Um dos tipos mais comuns de fake news é quando o título da notícia é apresentado de modo desconexo com o restante da informação. Infelizmente, muitas pessoas compartilham conteúdos nas redes sociais, por exemplo, sem ler todo o texto e, assim, estão a disseminar ideias totalmente deturpadas sobre o que de fato ocorreu.

Verificar a origem

Notícias falsas são pobres de fontes. Quando uma informação não contém elementos jornalísticos básicos, como a referência daquilo que está sendo dito, por exemplo, a veracidade do texto passa a ser questionável.

Confira os autores:

Outra dica é conferir a identidade dos autores do texto e procurar um histórico de trabalhos que já foram feitos por essas pessoas. Em muitos casos os autores de uma fake news podem ser falsos, por isso caso não haja nenhum indício de quem escreveu a informação, a probabilidade de se tratar de uma notícia falsa é alta.

Pesquisar por outras fontes:

Quando recebemos alguma informação não devemos confiar exclusivamente na primeira fonte de notícias. O ideal é pesquisar por outros veículos de comunicação credíveis e verificar se o conteúdo também foi publicado e quais as informações contidas nos diferentes textos.

Confira a data de publicação da notícia:

Pode ser que a informação seja verdadeira, mas esta está a ser usada fora do seu contexto original. Por isso, antes de compartilhar uma notícia, por exemplo, é importante verificar a data em que ela foi publicada.

Senso crítico em alerta:

O mais importante é ter a capacidade de questionar as "verdades", não aceitando tudo como se fosse absolutamente real apenas porque "leu na internet".

Fake news e a "pós -verdade"

Pós -verdade é um neologismo criado para nomear o fenômeno social desenvolvido na internet onde notícias falsas (fake news) passam a ser consideradas verdades devido a sua massiva difusão.
O termo "pós -verdade" foi eleito a Palavra do Ano em 2016 pelo dicionário Oxford. A pós -verdade foi definida como a ideia de que um fato concreto tem menos significância ou influência do que "apelos à emoção e a crenças pessoais".
Isso significa que, de acordo com o conceito da pós -verdade, torna-se mais importante acreditar que algo é verdade (mesmo não sendo) do que aquilo que de fato é verídico.
Assim, o uso do prefixo "pós" remete a ideia de que o conceito de verdade passa a não ter o mesmo significado que em outrora.

Tipos de fake news;

As fake news são criadas por diferentes motivações e, dependendo destas, podem ser classificadas em 7 principais tipos de notícias falsas:

Sátira ou paródia:

Normalmente não tem a intenção de provocar mal.
Costumam estar presentes em sites de comédia e podem ser facilmente identificadas como falsas.

Falsa conexão:

São quando as imagens, título ou manchete não condizem com o restante do conteúdo da notícia. Esse tipo de fake news é feito devido a uma má política de jornalismo ou visando o lucro de determinado site.
Nesse último caso, os títulos apelativos são criados para chamar a atenção das pessoas a clicarem no site (clickbait), apenas para que os donos da página possam ganhar dinheiro com a visualização das publicidades que têm nos artigos, por exemplo.

Conteúdo enganoso;

É o clássico conteúdo que apresenta informações falsas. Pode ser usado em várias situações, principalmente com caráter partidário, como influência política ou estratégia de propaganda.

Falso contexto;

Nesse caso a informação da notícia é totalmente verdade, mas está sendo usada fora do seu contexto original. Ou seja, pode ser uma notícia antiga que é utilizada como se fosse recente, por exemplo.

Conteúdo impostor:

Esse tipo se caracteriza por usar afirmações que supostamente foram feitas por fontes verdadeiras, quando na realidade estas nunca chegaram a dar tais declarações.

Conteúdo manipulado:

É um dos tipos de notícias falsas mais complexas de analisar. Neste caso o conteúdo apresentado é verdadeiro, mas a pessoa que o redigiu constrói o texto de um modo capaz de manipular o público menos atento.

Conteúdo fabricado:

É um tipo de conteúdo perverso. É 100% falso, ou seja, todo o texto foi inventado com o propósito de causar a desinformação, enganar as pessoas e, consequentemente, provocar algum mal.

Consequências das Fake News:

A disseminação das fake news pode acarretar consequências desastrosas e trágicas. Pessoas podem ser injustamente punidas por atos que não cometeram e até mesmo guerras podem ser declaradas devido a disseminação de notícias falsas, por exemplo.
Para evitar que as fake news continuem a provocar grandes estragos sociais e políticos, algumas medidas preventivas e de punição estão sendo aplicadas pelas principais plataformas digitais, como o Facebook, Twitter e Google. Além disso, intensificam-se os projetos de leis que visam garantir um controle contra a propagação de informações falsas nas redes sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.