sexta-feira, 27 de abril de 2018

A Importância dos Alimentos no Combate ao Câncer. The Importance of Foods in Combating Cancer.

Se alimentar bem é um ato de prevenção de doenças.

 través de diversas pesquisas científicas, foi descoberto que alguns alimentos podem sim ajudar a prevenir o aparecimento de células cancerígenas no organismo. O consumo de 5 entre 9 porções por dia de alimentos à base de vegetais, repletos de fitonutrientes e outros compostos especiais são os indicados para esta finalidade. Confira a seguir 6 super alimentos para o combate ao câncer.

Brócolis

Um estudo realizado na China comprovou que o grupo de alimentos crucíferos, – que inclui brócolis, couve-flor, couve,  couve de bruxelas, repolho e nabo – são repletos de particularidades anticancerígenas, e podem reduzir o risco de morte em até 60%. No entanto, o brócolis é apontado como o vegetal que contém uma maior quantidade de sulforafano, um complexo eficiente que age na estimulação de enzimas, promovendo a proteção do organismo contra o aparecimento de substâncias cancerígenas.
Uma pesquisa científica recentemente realizada pela Universidade de Michigan descobriu que o sulforafano também trabalha com o impedimento de células cancerígenas, responsáveis pelo crescimento de tumores. Além disso, o estudo também comprovou a eficiência do composto na prevenção dos cânceres de pulmão, mama, pele, fígado, bexiga, próstata e estômago.

Amora

Todos os tipos de frutas vermelhas são compostos por fitonutrientes que agem contra o câncer. Em particular, as amoras pretas concentram cargas maiores de fitoquímicos nomeados antocianinas, que agem contra o desenvolvimento das células que são precedentemente malignas. O consumo regular da fruta ajuda a combater os cânceres de esôfago, pele, cólon e boca.

Tomates

No tomate se encontra a maior fonte alimentar de licopeno, uma espécie de carotenoide, que dá a cor vermelha à fruta, e age diretamente na interrupção do crescimento de células cancerígenas. Em especial, o licopeno auxilia no combate à formação de partículas do câncer de endométrio, um tipo da doença que chega a matar mais de 8 mil pessoas por ano. Além disso, a ingestão de tomate também combate os cânceres de estômago, pulmão e próstata.

Nozes

Os fitoesteróis (moléculas de colesterol HDL, ou colesterol bom), presentes nas nozes possuem a eficácia comprovada cientificamente no bloqueio de receptadores de estrógeno nos corpúsculos que levam ao câncer no seio, possivelmente retardando o desenvolvimento dessas células.

Alho

Os fitoquímicos presentes no alho são responsáveis por impedir o desenvolvimento das nitrosaminas, elementos cancerígenos que se formam dentro do estômago (e em certas condições, no intestino ) através do consumo de nitrato, um tipo de conservante de alimentos. O alho auxilia contra a formação dos cânceres de estômago,  esôfago, mama e cólon.

Feijão

Um estudo feito em ratos pela Universidade de Michigan constatou que o consumo de feijão preto diminuiu consideravelmente a ocorrência de câncer no cólon. Isso porque uma alimentação repleta de legumes expandiu os níveis de ácidos graxos no corpo, que em grandes quantidades age no combate à formação do câncer. Atua contra o câncer na mama também.

Quais alimentos devem ser evitados

  • Gorduras animais: manteiga, queijos e carnes vermelhas são fontes de gordura saturada, que está relacionada à obesidade, uma predisposição ao câncer. Inclua na sua alimentação as proteínas magras, como peixes e aves sem pele, e laticínios com pouca gordura (desnatados).
  • Carnes processadas: saborear um cachorro quente ou um x-tudo caprichado ocasionalmente não vai te matar, mas não devem ser alimentos recorrentes no seu dia a dia. Esse tipo de comida é rica em nitritos e nitratos, tipos de conservantes que são altamente danosos ao organismo, e podem levar ao câncer no estômago. Os chamados “junk food” devem ser cortados.
  • Álcool: gosta de tomar uma cervejinha ou um drink de vez em quando? Então aprecie com moderação. A bebida alcoólica está relacionada ao risco de cânceres na mama, boca e esôfago.


Alimentos que Previnem o Câncer de Mama

O câncer é uma das principais causas de morte no mundo, matando mais que as guerras, a AIDS e os acidentes de trânsito, por exemplo.
No Brasil não é diferente, pois em nosso país devido às diferentes etnias, formas físicas, idades e condições sociais apresentadas, todos os tipos de cânceres têm grande prevalência.
O câncer de mama é o que mais aterroriza as mulheres, sendo uma das principais causas de morte e mutilação entre mulheres no país, sendo uma verdadeira calamidade pública, pois interfere diretamente na força de trabalho, na autoestima e na qualidade de vida das mulheres e suas famílias.

Mudar o Estilo de Vida para Combater o Câncer

As causas do câncer de mama são parecidas com as causas de outros cânceres, como idade, hereditariedade e estilo de vida.
Essa última causa é a única que podemos controlar, pois atitudes de prevenção tomadas em longo prazo podem reduzir drasticamente a prevalência desse terrível câncer.
Algumas dessas causas são: ter uma vida ativa com atividades físicas regulares, não consumir muitos fármacos, não consumir muitos produtos processados, fast food, produtos industrializados que levam conservantes artificiais, frituras, carne em excesso etc.
Por fim existem alimentos que contém substâncias anticancerígenas, que possibilitam uma maior proteção do organismo contra a doença. Esses alimentos excepcionais serão listados e explicados de modo simples e direto, reduzindo sobremaneira as suas chances de se deparar com essa doença tão assustadora.

Quais os alimentos que Previnem o Câncer da Mama

Frutas
Nesse tópico veremos quais as frutas que mais ajudam a prevenir o câncer de mama.
Pêssegos e ameixas
As ameixas e os pêssegos são ricos em polifenóis, substâncias que combatem o desenvolvimento de células cancerígenas, além de impedirem que essas células defeituosas se multipliquem e se transformem em tumores.
Os polifenóis conseguem fazer esse incrível trabalho sem prejudicar as nossas células saudáveis, o que é algo impressionante.


 Morangos e mirtilos

Essas frutas também são ricas em polifenóis, que como já sabemos, combatem intensamente o surgimento e proliferação de células cancerígenas, além de impedir a sua multiplicação. Outro componente importante dessas frutas é a presença de diversos antioxidantes, como a vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, o que é ótimo, pois o câncer costuma aparecer em pessoas com o sistema imunológico fragilizado.


Legumes


Os legumes são alimentos conhecidos por fazer muito bem para a saúde, e o combate ao câncer está entre os benefícios que os vegetais nos proporcionam.


Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos são aqueles que combatem o desenvolvimento do câncer de mama, principalmente devido a serem ricos em vitaminas antioxidantes, como a E, K e C, além, é claro, de serem ricos em fibras.
Os vegetais crucíferos mais comuns são: Rúcula, Couve, Repolho, Brócolis, Couve-flor, Couve de Bruxelas entre outros, em especial os verdes escuros, pois quanto mais escuro é o vegetal, mais nutritivo ele é.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.