terça-feira, 24 de abril de 2018

Dia Internacional do Jovem Trabalhador. International Day of the Young Worker.

O trabalho engrandece o ser e quanto mais jovem , melhor claro sem exploração !

 Hoje, 24 de abril, é o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Isso mesmo, você não leu errado! A data criada pela Organização Internacional do Trabalho é comemorada em todo o mundo para ressaltar a importância dos jovens profissionais no mercado de trabalho e para incentivar a contratação desses trabalhadores que não possuem ampla experiência na profissão, mas que são ávidos pelo conhecimento e sempre estão prontos para contribuir com a empresa tendo novas ideais. Esse é, justamente, um dos motivos de empresas estarem investindo no conhecimento desses jovens e os contratando, pois, a proximidade que eles têm com a tecnologia e a vontade de sempre estar em áreas diferentes, aprendendo diversas funções e assim, se tornando um profissional qualificado, os faz se destacar dentre os demais.

Jovens trabalhadores no Brasil

Por mais que a crise econômica tenha abalado as estruturas de indústrias e empresas no país, o jovem trabalhador brasileiro continua tendo uma certa vantagem entre os demais candidatos na hora de uma seleção de trabalho. Isso é o que mostra uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas nas empresas brasileiras e que constatou que os jovens profissionais são mais flexíveis e adaptáveis a qualquer tipo de mudanças dentro de uma instituição.
O levantamento também constatou que as firmas afirmam enxergar nos profissionais mais novos uma menor acomodação quanto aos desafios da carreira e uma maior congratulação vinda das lideranças mais velhas e experientes da empresa, por perceberem uma atenção maior do jovem em relação ao trabalho realizado e sua sempre atualização do mercado.

Mudança de perfil

Com a crise no país, tem sido cada vez mais difícil arrumar um emprego formal. Com redução na oferta de vagas, sobram profissionais experientes em busca de recolocação. Consequentemente, estudantes e recém-formados são os que mais sofrem na hora de buscar uma oportunidade: por não possuírem experiência, se tornam menos competitivos, em virtude do grande nível de exigência dos processos seletivos atuais.
 Diante disso, esses jovens têm recorrido, principalmente, aos programas de estágios. Por não exigirem experiência e permitirem a conciliação com a rotina de estudos, essas vagas se tornaram as mais oportunas e, até mesmo, justas para aqueles que não possuem tanta bagagem para o mercado formal.
 Para quem deseja se candidatar a vagas de aprendizagem não é preciso sequer atingir a maioridade, isso porque com 14 anos já é possível participar de programas como o “Jovem Aprendiz” em empresas públicas ou privadas por uma carga horária menor do que a enfrentada por trabalhadores registrados. Para concorrer a vagas de estágio, é necessário ter no mínimo 16 anos e cursar o ensino técnico ou superior.

Investir em novos profissionais pode ser bom para a empresa

Trabalhar com jovens pode ser desafiador para muitos profissionais, porém, é uma excelente chance de troca de conhecimento entre os trabalhadores mais antigos com os mais jovens. Tal experiência pode resultar numa parceria promissora na realização de projetos, por exemplo.
Contar com novos talentos no ambiente corporativo também é de grande valia, isso porque é possível treiná-lo e ensiná-lo melhor sobre os interesses, vontades e serviços da empresa, para que no futuro se torne um profissional reconhecido dentro da instituição e que seja capaz de contribuir ainda mais para o crescimento da mesma.
Tiago Mavichian HR Director
 
 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é bem vindo ! É de suma importância para melhor, desenvolvimento do blog.