sábado, 28 de abril de 2018

Dia da Educação. Education Day.

Bom dia minhas lindas ovelhinhas ! Educação é um gesto que todos devem usar e abusar , a toda hora em todo lugar !

 
O Dia da Educação é comemorado anualmente em 28 de abril.
A data serve para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação, seja escolar, social ou familiar, para a construção de valores essenciais na vida em sociedade e do convívio saudável com outros indivíduos.
Muitas pessoas associam a palavra "educação" com o ambiente escolar, o que não deixa de ser correto, porém não deve ser apenas a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.
A família é a base da formação educacional de uma pessoa, os pais ou responsáveis devem estar atentos e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

Dia da Educação

O dever do Estado é garantir condições para a formação educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente.
O Brasil ainda enfrenta graves problemas com a qualidade do ensino e educação, no entanto o número de analfabetos caiu bastante nos últimos dez anos, segundo dados do Ministério de 

Educação e Cultura - MEC.

No Brasil, a educação também é motivo de destaque no dia 25 de agosto, quando se comemora o Dia Nacional da Educação Infantil, a partir da Lei nº Lei 12.602/12, sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

Origem do Dia da Educação

O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000.
Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Atividades para o Dia da Educação

Nesta data, instituições de ensino, como escolas e universidades, por exemplo, podem organizar diversas atividades que ajudem a reunir a comunidade e transmitir a importância dos valores educacionais para a formação da criança e do adolescente.

Frases sobre Educação

  • A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.Rousseau
  • A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces. Aristóteles
  • O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele. Immanuel Kant.
  • Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância. Derek Bok

Educação formal e educação não -formal

Define-se   educação   não -formal   como   “toda   atividade   educacional   organizada,   sistemática, executada fora do quadro do sistema formal para oferecer tipos selecionados de ensino adeterminados subgrupos da população” .  (La   Belle,   1982:

2).   Uma   definição   que   mostra   a  ambiguidade  dessa modalidade de educação, já que ela se define em oposição (negação) a um outro tipo de educação: a educação formal.
 Usualmente define-se a educação não -formal por uma ausência, em comparação com a escola, tomando a educação formal como único paradigma, como se a educação formal escolar também não pudesse aceitar a informalidade, o “extra escolar”.
Gostaria de definir a educação não -formal por aquilo que ela é, pela sua especificidade e não por sua oposição à educação formal. Gostaria também de demonstrar que o conceito de educação sustentado pela  Convenção dos Direitos da Infância ultrapassa os limites do ensino escolar formal e engloba as experiências de vida, e os processos de aprendizagem não -formais, que desenvolvem a autonomia da criança. Como diz Paulo Freire “Se estivesse claro para nós que foi aprendendo que aprendemos ser possível ensinar, teríamos entendido com facilidade a importância das experiências informais nas ruas, nas praças, no trabalho, nas salas de aula das escolas, nos pátios dos recreios, em que variados gestos de alunos, de pessoal administrativo, de pessoal docente se cruzam cheios de significação” (Freire, 1997:50).
A  educação formal tem objetivos claros e específicos e é representada principalmente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz educacional centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinadas em nível nacional, com órgãos fiscalizadores dos
ministérios da educação. A educação não -formal é mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática.Os programas de educação não -formal não precisam necessariamente seguir um sistema sequencial e hierárquico de “progressão”. Podem ter duração variável, e podem, ou não, conceder certificados de aprendizagem.
Toda educação é, de certa forma, educação formal, no sentido de ser intencional, mas o cenário pode ser   diferente:   o   espaço   da  escola é   marcado   pela   formalidade,   pela   regularidade,   pela sequencialidade. O espaço da cidade
 (apenas para definir um cenário da educação não -formal) é marcado pela descontinuidade, pela eventualidade, pela informalidade. A educação não -formal é também uma atividade educacional organizada e sistemática, mas levada a efeito fora do sistema formal. Daí também alguns a chamarem impropriamente de“educação informal”.
São múltiplos os espaços da educação não -formal.
 Além das próprias escolas (onde pode ser oferecida educação não -formal) temos as Organizações Não -Governamentais (também definidas em oposição ao governamental), as igrejas, os sindicatos, os partidos, a mídia, as associações de bairros, etc. Na educação não -formal, a categoria  espaço é tão importante como a categoria  tempo. O tempo da aprendizagem na educação não -formal é flexível,
respeitando as diferenças e as capacidades de cada um, de cada uma. Uma das características da educação não -formal é sua flexibilidade tanto em relação ao tempo quanto em relação à criação e recriação dos seus múltiplos espaços.

Trata-se de um conceito amplo, muito associado ao conceito de  cultura. Daí ela estar ligada fortemente a aprendizagem política dos direitos dos indivíduos enquanto cidadãos e à participação em atividades grupais, sejam esses adultos ou crianças. Segundo Maria da Glória Gohn (1999:98-99), a educação   não -formal   designa   um   processo   de   formação   para   a  cidadania, de capacitação para o trabalho, de organização comunitária e de aprendizagem dos conteúdos escolares em ambientes
diferenciados.   Por   isso   ela  também  é   muitas   vezes   associada  à  educação popular e  à  educação comunitária .A educação não -formal estendeu-se de forma impressionante nas últimas décadas em todo o mundo como “educação ao longo  de toda a vida” (conceito difundido pela UNESCO), englobando toda sorte de aprendizagens para a vida, para a arte de bem viver e conviver. “A difusão dos cursos de autoconhecimento, das filosofias e técnicas orientais de relaxamento, meditação, alongamentos etc deixaram de ser vistas como esotéricas ou fugas da realidade. Tornaram-se estratégias de resistência, caminhos de sabedoria. É também um grande campo de educação não -formal” (Gohn, 1999:99).
Não se trata, portanto, aqui, de opor a educação formal à educação não -formal. Trata-se de conhecer melhor suas potencialidades e harmonizá-las em benefício de todos e, particularmente, das crianças.
Gostaria, a seguir, de me referir a um exemplo concreto de um espaço cada vez mais utilizado para na educação tanto formal quanto não -formal. Trata-se do ciberespaço da formação propicia.














Beijinhos da Zena.

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